Questões sobre Publicidade

Lista completa de Questões sobre Publicidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nas opções abaixo, qual é única função que NÃO é de competência do Assistente de publicidade:

  • A.

    Apoio na Criação de peças publicitárias, folders, banners, materiais gráficos para web site e Redes Sociais

  • B.

    Programação visual para eventos municipais

  • C.

    Elaborar projetos de engenharia para construção de obras públicas

  • D.

    Ter conhecimento em Adobe In Design, Adobe Illustrator e Corel Draw

Complete a lacuna: A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverão ter caráter ______________________, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores público:

  • A.

    Educativo

  • B.

    Informativo

  • C.

    Orientação social

  • D.

    Todas as alternativas estão corretas

A Lei n. 12.232, de 29 de abril de 2010, dispõe sobre as normas gerais para licitação e contratação pela administração pública de serviços de publicidade prestados por intermédio de agências de propaganda. Ela estabelece normas gerais sobre licitações e contratações pela administração pública de serviços de publicidade prestados necessariamente por intermédio de agências de propaganda, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Sobre essa lei, indique a opção incorreta.

  • A.

    Veda a inclusão, em contratos de serviços de publicidade, de atividades de assessoria de imprensa, comunicação e relações públicas.

  • B.

    Diz que eventos festivos de qualquer natureza deverão ser contratados por meio de procedimentos licitatórios próprios.

  • C.

    Considera serviços de publicidade o conjunto de atividades realizadas integradamente que tenham por objetivo o estudo, o planejamento, a conceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e a supervisão da execução externa e a distribuição de publicidade aos veículos e demais meios de divulgação, com o objetivo de promover a venda de bens ou serviços de qualquer natureza, difundir ideias ou informar o público em geral.

  • D.

    Estabelece que raciocínio básico, estratégia de comunicação publicitária, ideia criativa e estratégia de mídia e não mídia são componentes do plano de comunicação publicitária.

  • E.

    Especifi ca que são obrigatórios os tipos “melhor preço” ou “melhor técnica e preço” para as licitações previstas pela Lei.

O tipo de anúncio, frequentemente utilizado, que se serve de diagramação característica de determinado tipo de veículo, e que pode aparentar ser uma matéria de conteúdo editorial é chamado de

  • A.

    teaser.

  • B.

    follow up.

  • C.

    soft sell.

  • D.

    retranca.

  • E.

    informe publicitário.

É contrária ao Código de Ética dos Profissionais da Propaganda a seguinte norma:

  • A.

    O profissional de propaganda deve conhecer a legislação relativa a seu campo de atividade, e como tal é responsável pelas infrações que, por negligência ou omissão intencional, levar o cliente a cometer, na execução do plano de propaganda que sugeriu e recomendou.

  • B.

    A tabela de preços dos veículos não é pública e igual para todos os compradores. As agências procederão anualmente à correção de preços para cada tipo de cliente, incumbindo ao veículo observá-la e fazê-la observar por todos os seus agentes ou prepostos, cujo reconhecimento como tal poderá ser cancelado por infração deste dispositivo.

  • C.

    O profissional de propaganda respeita as campanhas de seus competidores, jamais procurando destruí-las por atos, ou impedindo a sua divulgação. Nos textos que usa, exalta as vantagens dos seus temas, sem que isso envolva críticas ou ataques diretos ao competidor.

  • D.

    Os veículos de propaganda reconhecem a necessidade de manter os corretores e as agências como fonte de negócios e progresso dos seus empreendimentos e, por isso, a eles reservam o pagamento da comissão com exclusão de quaisquer outros indivíduos ou entidades.

  • E.

    Aos veículos de propaganda fica naturalmente reservado o direito de dar ou não crédito à agência, não sendo lícito, porém, negar-lhe a comissão ou recusar-lhe a divulgação do anúncio quando pago à vista. Excetuem-se os casos em que a matéria não se enquadre dentro da ética ou quando a agência deixar de ser reconhecida pelo veículo, do que lhe deve ser dado aviso com 90 dias de antecedência.

A mídia conhecida como outdoor possui as seguintes características:

I. Ideal para mensagens curtas.

II. Permite a personalização da mensagem.

III. Não solicita exclusividade de atenção.

IV. Permitida apenas em locais regulamentados.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    III e IV.

No que se refere a estratégias para a produção de anúncios em meio impresso, a característica de romper a leitura passiva do receptor, levando-o a ser ativo na decodificação da informação, está presente nos anúncios

  • A.

    descritivos.

  • B.

    narrativos.

  • C.

    metalinguísticos.

  • D.

    informativos.

  • E.

    interativos.

Folder é

  • A.

    uma publicação de pequeno formato e poucas páginas.

  • B.

    um folheto com uma só folha impressa e dobrada.

  • C.

    um folheto com uma só folha impressa e sem dobras.

  • D.

    uma publicação de pequeno porte e inúmeras páginas.

  • E.

    um folheto com número limitado de páginas e sem dobras.

Julgue os itens a seguir, referentes a publicidade e propaganda.

No Brasil, em especial, os termos publicidade e propaganda são empregados como sinônimos, não havendo preceito legal que discipline o seu uso, que é distinguido apenas no âmbito teórico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao acompanhamento de publicações, julgue os próximos itens.

O clipping é uma ferramenta cuja função principal é o checking dos anúncios publicitários veiculados por determinado cliente.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...