Questões sobre Publicidade

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Em uma dimensão publicitária, o que é clutter?

  • A.

    Ato de aquisição de espaço ou tempo nos veículos para a divulgação da mensagem comercial.

  • B.

    Inserção publicitária dentro de determinada programação de TV ou rádio, por livre escolha do profissional de mídia.

  • C.

    Comercial que sucede a outro do mesmo anunciante ou não.

  • D.

    Sobrecarga de anúncios. Congestionamento, excesso.

  • E.

    Ambiente propício à criação.

Assinale abaixo a opção que reúne as palavras do jargão publicitário definidoras, respectivamente, dos seguintes itens:

1. Aquele para quem a agência presta serviços;

2. O comprador final do produto

3. O público ao qual é destinada a comunicação.

  • A.

    Comprador; Consumidor; Público-alvo.

  • B.

    Anunciante; Público-alvo; comprador.

  • C.

    Consumidor; Cliente; Target.

  • D.

    Cliente; Público-alvo; Target.

  • E.

    Cliente; Consumidor; Target.

Marque a alternativa que corresponde à definição de Share of Mind:

  • A.

    Percentagem de participação de uma marca no coração (parte emocional) do consumidor.

  • B.

    Participação no mercado.

  • C.

    Percentagem de participação das marcas na memória de um consumidor.

  • D.

    Participação do total de investimento publicitário da marca num determinado período sobre o total de investimento despendido pelo segmento.

  • E.

    Participação do total de GRP da marca, num determinado período e praça sobre o total de GRP despendido pelo segmento.

Marque a alternativa que corresponde à definição de brand equity?

  • A.

    Comunicação entre empresas, em que não entra o consumidor final.

  • B.

    Valor agregado resultante da transformação de um produto numa marca. O conceito atribui a determinadas marcas um valor superior ao que os consumidores lhe atribuem.

  • C.

    Série de peças de propaganda, anúncios, comerciais, cartazes etc, de um produto, serviço, marca ou empresa, para um ou mais meios.

  • D.

    Relato de um caso de marketing, propaganda ou mídia, com exposição de situação, problemas, providências, soluções e resultados que o tornam significativo.

  • E.

    Fase de desenvolvimento de um determinado produto no mercado, que vai de sua introdução até seu declínio.

Marque a alternativa que corresponde à definição autorregulamentação publicitária?

  • A.

    Conjunto de normas éticas voluntárias que balizam o processo de criação, produção e veiculação de anúncios.

  • B.

    Um código não voluntário, observado por empresas do ramo publicitário, o qual contém leis municipais, estaduais e federais destinadas ao balizamento de programação, produção e jornalismo.

  • C.

    Diploma legal que agrupa e sistematiza as normas jurídicas esparsas do direito dos consumidores.

  • D.

    Sistema de remuneração e relacionamento comercial com anunciantes e veículos regidos pela Lei n° 4.680/65 e Decreto 57.690/66.

  • E.

    Ato pelo qual o poder público, em função da natureza, locais e horários, exerce critérios de classificação de espetáculos públicos, filmes, programas de rádio e TV, e recomenda a faixa etária considerada adequada.

Acerca das teorias da comunicação e da sociologia da comunicação, julgue os itens de 86 a 100.

Para se construir uma mensagem capaz de convencer determinada audiência de uma tese, a credibilidade do comunicador, a ordem da argumentação, a complexidade desta e a explicitação das conclusões dependem do perfil da audiência.

  • C. Certo
  • E. Errado

O manual de produção de anúncios de um jornal determina que a conversão para CMYK deve ser feita em programa de tratamento de imagens. O termo CMYK refere-se a um

  • A. programa de conversão de imagens reticuladas em tom contínuo.
  • B. sistema de cores.
  • C. software de calibragem de cores na tela do computador.
  • D. sistema de reticulagem de imagens coloridas.
  • E. programa de gravação de chapas de impressão.

O processo de divulgação de produtos/serviços deve satisfazer alguns objetivos ou etapas essenciais. Relacione a tipologia de objetivos, apresentada na coluna da esquerda, às características descritas na coluna da direita, assinalando a alternativa correta.

  • A. 5 – 1 – 3 – 2 – 4
  • B. 4 – 1 – 5 – 2 – 3
  • C. 3 – 2 – 4 – 5 – 1
  • D. 1 – 2 – 3 – 4 – 5
  • E. 2 – 3 – 1 – 5 – 4

Analise as afirmações sobre, publicidade e propaganda, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A propaganda pode ser definida com o conjunto de técnicas de ação coletiva utilizadas no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial.

( ) No Brasil e em alguns países da América Latina, publicidade e propaganda são entendidos como sinônimos ou empregados como sinônimos.

( ) A Propaganda corporativa tem o objetivo de formar a maior parte das ideias e convicções dos indivíduos e, com isso, orientar todo seu comportamento social.

( ) A publicidade pode ser classificada em um dos seguintes tipos: de produto, de serviços, cooperativa, industrial e corporativa.

( ) A publicidade de produto tem por objetivo divulgar um produto, levando o consumidor ao conhecimento e a compra.

  • A. F – V – F – V – F
  • B. V – V – F – V – F
  • C. F – V – F – V – V
  • D. F – V – F – F – V
  • E. F – F – V – V – F

Sobre as publicações institucionais, é falso afirmar que:

  • A. Promovem a humanização das atividades da organização;
  • B. Informam seus públicos sobre as políticas e diretrizes da organização;
  • C. Aproximam a organização da comunidade;
  • D. Promovem os valores e crenças da organização;
  • E. São dirigidas especificamente ao público interno.
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