Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

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Assinale a afirmação falsa.

  • A.

    Press-releases devem ser estritamente informativos.

  • B.

    Ivy Lee criou o primeiro escritório mundial de Relações Públicas, em Nova Iorque, em 1906.

  • C.

    Sempre que possível, o lead deve conter o nome da organização que enviou o release.

  • D.

    Para remessa de press-releases, deve-se observar o horário de funcionamento das redações.

  • E.

    Clipping é a medição do retorno de tudo aquilo que não foi publicado.

No planejamento e organização de eventos, não é correto

  • A.

    elaborar checklist e atualizar mailing de imprensa.

  • B.

    identificar o público de interesse.

  • C.

    escolher o tema em função do público que será levado ao evento e vice-versa.

  • D.

    definir e antecipar o retorno de imagem em função de possíveis desvios no comportamento dos patrocinadores.

  • E.

    evitar que a data coincida com outras que possam dividir o interesse do público.

Press-day é

  • A.

    uma lista de tarefas diárias do assessor de imprensa.

  • B.

    um tipo de press-kit para jornalistas de veículos impressos.

  • C.

    uma ferramenta de auditoria de imagem.

  • D.

    um método de medição de retorno diário dos releases enviados pela assessoria.

  • E.

    uma ferramenta de relacionamento com a imprensa.

O que é um House Organ?

  • A.

    A arte de exercer uma ação psicológica sobre o leitor.

  • B.

    Notícia distribuída à imprensa para ser divulgada gratuitamente.

  • C.

    Aquele que recebe uma mensagem.

  • D.

    Publicação organizada pela própria empresa para comunicação interna.

  • E.

    Pessoa que noticia os veículos de comunicação.

Quais as principais atribuições de um profissional de Relações Públicas?

  • A.

    Entrevistar personalidades, fotografar, planejamento.

  • B.

    Assessoria e consultoria, pesquisa, planejamento, cerimonial e protocolo.

  • C.

    Fazer matérias, editar textos, pesquisa de mercado.

  • D.

    Planejamento e execução, edição de imagem, entrevistas.

  • E.

    Edição de programa radiofônico, elaborar campanhas publicitárias, consultoria.

O que é Media Training?

  • A.

    É um treinamento voltado principalmente para diretores e porta-vozes de empresas e instituições diversas, com o objetivo de prepará-los para o relacionamento adequado com a imprensa.

  • B.

    É um treinamento que ensina aos profissionais da comunicação como utilizar mídias digitais.

  • C.

    É um treinamento feito com qualquer pessoa que queira falar bem em público.

  • D.

    É um treinamento feito com celebridades que querem falar bem em público.

  • E.

    É um treinamento que tem como objetivo manipular a atuação dos jornalistas e da imprensa em geral.

De que forma pode ser sintetizado o trabalho da área de Publicidade e Propaganda dentro da organização de uma assessoria de imprensa?

  • A.

    Atividade de direção e caráter organizado e permanente de um organismo privado ou público, que procura manter a apatia e cooperação dos públicos com os quais a organização se relaciona.

  • B.

    Administrar informações jornalísticas das fontes para os meios de comunicação e vice-versa nas áreas pública e privada.

  • C.

    Elaborar e aplicar treinamento com a alta direção da instituição, seja ela pública ou privada, com o objetivo de aprimorar as habilidades de relacionamento desses colaboradores com a mídia.

  • D.

    Planejar, coordenar, administrar campanhas e supervisionar os serviços de agências contratadas ou ainda executar estudos mercadológicos.

  • E.

    Atividade organizada e processual que envolve e obtenção e manutenção de consumidores de determinado produto ou bem de serviço.

Sabe-se que o público principal trabalhado pelo assessor de imprensa são os órgãos de informação, divididos em dois grupos, em função dos interesses recíprocos existentes entre eles e a empresa, mas existe outro tipo de público, de importância secundária, que também é de responsabilidade do assessor de imprensa, que é denominado de

  • A.

    Stakeholder.

  • B.

    Colaboradores.

  • C.

    Publicitários.

  • D.

    Jornalista.

  • E.

    Relações Públicas.

“É a criação de boas relações com os vários públicos da empresa através da obtenção de publicidade favorável, criação de uma imagem corporativa e controle ou afastamento de boatos, histórias ou eventos desfavoráveis.” (Kotler, 1995). Trata-se do conceito de:

  • A.

    Assessoria de Imprensa.

  • B.

    Comunicação Interna.

  • C.

    Relações Públicas.

  • D.

    Comunicação Organizacional.

  • E.

    Propaganda Institucional.

Assinale a alternativa que NÃO faz parte das funções e atividades de Relações Públicas, segundo a legislação que regulamenta a profissão.

  • A.

    Diagnosticar o relacionamento com seus públicos.

  • B.

    Prognosticar a relação com seus públicos diante das ações das entidades.

  • C.

    Propor políticas e estratégias que atendam às necessidades de relacionamento das entidades com seus públicos.

  • D.

    Implementar programas e instrumentos que assegurem a interação das entidades com seus públicos.

  • E.

    Preparar as fontes de imprensa para que atendam às demandas da equipe de comunicação de forma eficiente e ágil.

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