Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

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Um assessor de imprensa organiza um mailling list e pretende incluir informações sobre colunistas.

Sobre essa decisão, é correto afirmar:

  • A.

    É desnecessária em qualquer situação.

  • B.

    É importante, porque os colunistas também são relevantes canais de divulgação.

  • C.

    É errada, porque informações sobre colunistas, como telefone de contato e email, não devem fazer parte de um mailling list, obrigatoriamente.

  • D.

    É necessária apenas para assessorados que tenham vínculo com a área cultural.

  • E.

    Deverão ser excluídos os colunistas que possuem blogs, obrigatoriamente.

Analise estas afirmativas referentes aos produtos e serviços de Assessoria de Imprensa que podem ajudar a organização ou o assessorado a atingir seus objetivos e seus públicos a serem mais bem informados.

I. Acompanhamento de entrevistas: ao assessor de imprensa cabe o acompanhamento das entrevistas do assessorado ou membros da organização.

II. Administração da Assessoria de Imprensa: a desorganização em uma assessoria, o descumprimento de prazos, ignorar secretárias, não detalhar o suficiente o projeto sobre o novo boletim interno podem desqualificar um assessor perante outros setores da organização.

III. Artigos: têm boa aceitação nos veículos de comunicação. Seu conteúdo é basicamente opinativo e interpretativo e, em geral, oferece uma análise sobre o assunto de interesse do público. Se bem redigido, possibilita a apresentação, discussão, aprofundamento de um assunto de interesse da organização com a vantagem de ser publicado na íntegra, assinado pelo autor, obtendo ótimo retorno institucional.

IV. Clipping e análise do noticiário: o clipping é uma das atividades mais típicas de uma assessoria de imprensa. Consiste em identificar rotineiramente na imprensa as citações sobre a organização ou temas previamente determinados, organizá-los e encaminhá-los para conhecimento dos interessados.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

  • B.

    As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

  • C.

    Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

  • D.

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

Alguns princípios básicos na condução do processo de relacionamento do assessor de imprensa com os jornalistas são os seguintes, EXCETO:

  • A.

    Nunca sonegar informações.

  • B.

    Transparência nas relações com a imprensa. Administrar os conflitos.

  • C.

    Pedir para ler a matéria antes de sua veiculação.

  • D.

    Agir como um facilitador, interlocutor e mediador nas relações do jornalista com a instituição e as fontes.

Analise estas afirmativas referentes à postura do entrevistado pela imprensa e assinale com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas:

( ) Ser objetivo nas respostas. Procurar ao máximo responder diretamente o que o jornalista pergunta, para só depois fazer qualquer tipo de ponderação.

( ) Justificar cada afirmação com dados consistentes, usando de forma inteligente os números, percentuais e as estatísticas recolhidas durante a fase de preparação para a entrevista.

( ) Usar vocabulário que possa ser compreendido pelo grande público, usando tecnicismos e anglicismos, que facilitam a comunicação.

( ) Ser didático e paciente, quando a entrevista aborda assuntos técnicos e o(s) jornalista(s) não é (são) especializado(s).

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência de letras:

  • A.

    V-V-F-V.

  • B.

    V-V-V-F.

  • C.

    F-V-F-F.

  • D.

    F-F-V-V.

Considerando que uma das atividades do assessor de imprensa é orientar o assessorado, que será entrevistado pela mídia, todas as seguintes alternativas são corretas, EXCETO:

  • A.

    Verificar se as declarações vão ser transcritas ipsis verbis em forma de diálogo ( pingue-pongue), com perguntas e respostas seguidas.

  • B.

    O entrevistado deve manter o espírito de cooperação e não se limitar a dizer sim, não, talvez, mais ou menos ou pode ser.

  • C.

    O entrevistado pode ter junto de si, ou menos ou mais assessores, pois para o repórter é indiferente. Só há uma condição: o assessor não deve ser daquelas pessoas que impeçam o entrevistado de falar por si próprio.

  • D.

    Uma alternativa para o entrevistado que não sabe o que responder ao repórter pode ser “chutar a resposta”.

Analise os seguintes itens referentes ao check-list que o jornalista de Assessoria de Imprensa deve fazer diária ou semanalmente:

I. Leitura de jornais, revistas e publicações dirigidas.

II. Escuta de rádio e televisão (se houver).

III. Propagandas veiculadas na TV.

IV. Pautas que podem ser realizadas para os diversos veículos.

A partir desta análise, pode-se concluir que apenas as afirmativas:

  • A.

    I e II estão corretas.

  • B.

    II e III estão corretas.

  • C.

    I e IV estão corretas.

  • D.

    I, II e IV estão corretas.

Analise estas afirmativas referentes à atuação do assessor de imprensa no gerenciamento de crise. Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) Uma providência prática em situação de crise empresarial é criar textos-padrão para serem utilizados no caso de crises previstas.

( ) Para administrar a versão da crise devem-se levantar todos os dados com a maior transparência e fixar estratégia de esclarecimento. Podem-se utilizar explicações diretas aos jornalistas e press releases.

( ) Uma boa comunicação não significa apenas press releases, noticiários e entrevistas coletivas.

( ) Para gerenciar a versão da crise deve-se usar sempre uma nota paga.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência de letras

  • A.

    V-V-V-F.

  • B.

    V-V-F-F.

  • C.

    F-V-F-F.

  • D.

    F-V-V-F.

Numa cidade, com população de aproximadamente 30 mil habitantes, uma grande empresa do ramo de Engenharia Química é responsável pela produção de um creme dental que há pouco tempo foi lançado no mercado, mas que já se tem projetado como um grande sucesso de vendas na região. A expectativa inicial do Departamento Comercial da empresa era de obter êxito local para expandir o produto a outras regiões do país, por isso uma extensa campanha publicitária já havia sido iniciada. No entanto, durante o processo de envasamento das substâncias químicas, técnicos da empresa constataram uma reação anormal do produto. Esta mesma mistura já havia sido utilizada para a produção dos últimos 20 lotes de produtos (equivalente a 60 mil caixas), os quais já estavam sendo entregues aos mercados da região.

Haja vista a situação, qual o procedimento correto a ser tomado pela Assessoria de Comunicação da empresa citada, tendo como base seus princípios éticos da profissão?

  • A.

    Para evitar o caos social e não arriscar a imagem da empresa, o plano de comunicação deve ser voltado a um novo produto e o assunto relacionado ao creme dental deve ser mantido em sigilo.

  • B.

    Obter informações sobre a quais mercados chegou o produto supostamente contaminado e o número de vendas em cada localidade para informar o público alvo e informar corretamente a imprensa.

  • C.

    Antecipar-se junto aos veículos de comunicação de massa através da emissão de releases explicando o ocorrido.

  • D.

    Zelar pela imagem da empresa. Informar a população somente através de materiais gráficos, boletins informativos e demais alternativas de comunicação que a empresa pode oferecer, sem avisar a imprensa.

  • E.

    Continuar a divulgação do creme dental como se nada tivesse acontecido.

No Brasil, a atuação das assessorias de imprensa vai além de sua função básica de administração do trânsito de informações e do relacionamento entre jornalistas e fontes de informação. Esta situação se explica porque:

  • A.

    a área de comunicação organizacional, que tem as suas especificidades, abriu o campo de atuação desses profissionais;

  • B.

    a atividade desses profissionais se voltou para as áreas de Relações Públicas e de administração dos Recursos Humanos;

  • C.

    o mercado entende que esses profissionais podem atuar nos campos específicos do marketing e do patrocínio;

  • D.

    esses profissionais sabem que, maior que a preocupação com imprensa, é sua boa atuação como “vendedor”;

  • E.

    o surgimento das mídias sociais fez com que a atividade desses profissionais não fosse mais necessária.

À atividade de uma assessoria de imprensa que consiste em "confirmar o recebimento de um material de divulgação, o aproveitamento de um assunto no noticiário ou a presença dos veículos de comunicação em uma entrevista coletiva” dá-se o nome de:

  • A.

    checklist;

  • B.

    multilogue;

  • C.

    follow up;

  • D.

    position paper;

  • E.

    media training.

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