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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Um assessor de imprensa organiza um mailling list e pretende incluir informações sobre colunistas.
Sobre essa decisão, é correto afirmar:
É desnecessária em qualquer situação.
É importante, porque os colunistas também são relevantes canais de divulgação.
É errada, porque informações sobre colunistas, como telefone de contato e email, não devem fazer parte de um mailling list, obrigatoriamente.
É necessária apenas para assessorados que tenham vínculo com a área cultural.
Deverão ser excluídos os colunistas que possuem blogs, obrigatoriamente.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Analise estas afirmativas referentes aos produtos e serviços de Assessoria de Imprensa que podem ajudar a organização ou o assessorado a atingir seus objetivos e seus públicos a serem mais bem informados.
I. Acompanhamento de entrevistas: ao assessor de imprensa cabe o acompanhamento das entrevistas do assessorado ou membros da organização.
II. Administração da Assessoria de Imprensa: a desorganização em uma assessoria, o descumprimento de prazos, ignorar secretárias, não detalhar o suficiente o projeto sobre o novo boletim interno podem desqualificar um assessor perante outros setores da organização.
III. Artigos: têm boa aceitação nos veículos de comunicação. Seu conteúdo é basicamente opinativo e interpretativo e, em geral, oferece uma análise sobre o assunto de interesse do público. Se bem redigido, possibilita a apresentação, discussão, aprofundamento de um assunto de interesse da organização com a vantagem de ser publicado na íntegra, assinado pelo autor, obtendo ótimo retorno institucional.
IV. Clipping e análise do noticiário: o clipping é uma das atividades mais típicas de uma assessoria de imprensa. Consiste em identificar rotineiramente na imprensa as citações sobre a organização ou temas previamente determinados, organizá-los e encaminhá-los para conhecimento dos interessados.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Alguns princípios básicos na condução do processo de relacionamento do assessor de imprensa com os jornalistas são os seguintes, EXCETO:
Nunca sonegar informações.
Transparência nas relações com a imprensa. Administrar os conflitos.
Pedir para ler a matéria antes de sua veiculação.
Agir como um facilitador, interlocutor e mediador nas relações do jornalista com a instituição e as fontes.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Analise estas afirmativas referentes à postura do entrevistado pela imprensa e assinale com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas:
( ) Ser objetivo nas respostas. Procurar ao máximo responder diretamente o que o jornalista pergunta, para só depois fazer qualquer tipo de ponderação.
( ) Justificar cada afirmação com dados consistentes, usando de forma inteligente os números, percentuais e as estatísticas recolhidas durante a fase de preparação para a entrevista.
( ) Usar vocabulário que possa ser compreendido pelo grande público, usando tecnicismos e anglicismos, que facilitam a comunicação.
( ) Ser didático e paciente, quando a entrevista aborda assuntos técnicos e o(s) jornalista(s) não é (são) especializado(s).
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência de letras:
V-V-F-V.
V-V-V-F.
F-V-F-F.
F-F-V-V.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Considerando que uma das atividades do assessor de imprensa é orientar o assessorado, que será entrevistado pela mídia, todas as seguintes alternativas são corretas, EXCETO:
Verificar se as declarações vão ser transcritas ipsis verbis em forma de diálogo ( pingue-pongue), com perguntas e respostas seguidas.
O entrevistado deve manter o espírito de cooperação e não se limitar a dizer sim, não, talvez, mais ou menos ou pode ser.
O entrevistado pode ter junto de si, ou menos ou mais assessores, pois para o repórter é indiferente. Só há uma condição: o assessor não deve ser daquelas pessoas que impeçam o entrevistado de falar por si próprio.
Uma alternativa para o entrevistado que não sabe o que responder ao repórter pode ser chutar a resposta.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Analise os seguintes itens referentes ao check-list que o jornalista de Assessoria de Imprensa deve fazer diária ou semanalmente:
I. Leitura de jornais, revistas e publicações dirigidas.
II. Escuta de rádio e televisão (se houver).
III. Propagandas veiculadas na TV.
IV. Pautas que podem ser realizadas para os diversos veículos.
A partir desta análise, pode-se concluir que apenas as afirmativas:
I e II estão corretas.
II e III estão corretas.
I e IV estão corretas.
I, II e IV estão corretas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Analise estas afirmativas referentes à atuação do assessor de imprensa no gerenciamento de crise. Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Uma providência prática em situação de crise empresarial é criar textos-padrão para serem utilizados no caso de crises previstas.
( ) Para administrar a versão da crise devem-se levantar todos os dados com a maior transparência e fixar estratégia de esclarecimento. Podem-se utilizar explicações diretas aos jornalistas e press releases.
( ) Uma boa comunicação não significa apenas press releases, noticiários e entrevistas coletivas.
( ) Para gerenciar a versão da crise deve-se usar sempre uma nota paga.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência de letras
V-V-V-F.
V-V-F-F.
F-V-F-F.
F-V-V-F.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Numa cidade, com população de aproximadamente 30 mil habitantes, uma grande empresa do ramo de Engenharia Química é responsável pela produção de um creme dental que há pouco tempo foi lançado no mercado, mas que já se tem projetado como um grande sucesso de vendas na região. A expectativa inicial do Departamento Comercial da empresa era de obter êxito local para expandir o produto a outras regiões do país, por isso uma extensa campanha publicitária já havia sido iniciada. No entanto, durante o processo de envasamento das substâncias químicas, técnicos da empresa constataram uma reação anormal do produto. Esta mesma mistura já havia sido utilizada para a produção dos últimos 20 lotes de produtos (equivalente a 60 mil caixas), os quais já estavam sendo entregues aos mercados da região.
Haja vista a situação, qual o procedimento correto a ser tomado pela Assessoria de Comunicação da empresa citada, tendo como base seus princípios éticos da profissão?
Para evitar o caos social e não arriscar a imagem da empresa, o plano de comunicação deve ser voltado a um novo produto e o assunto relacionado ao creme dental deve ser mantido em sigilo.
Obter informações sobre a quais mercados chegou o produto supostamente contaminado e o número de vendas em cada localidade para informar o público alvo e informar corretamente a imprensa.
Antecipar-se junto aos veículos de comunicação de massa através da emissão de releases explicando o ocorrido.
Zelar pela imagem da empresa. Informar a população somente através de materiais gráficos, boletins informativos e demais alternativas de comunicação que a empresa pode oferecer, sem avisar a imprensa.
Continuar a divulgação do creme dental como se nada tivesse acontecido.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
No Brasil, a atuação das assessorias de imprensa vai além de sua função básica de administração do trânsito de informações e do relacionamento entre jornalistas e fontes de informação. Esta situação se explica porque:
a área de comunicação organizacional, que tem as suas especificidades, abriu o campo de atuação desses profissionais;
a atividade desses profissionais se voltou para as áreas de Relações Públicas e de administração dos Recursos Humanos;
o mercado entende que esses profissionais podem atuar nos campos específicos do marketing e do patrocínio;
esses profissionais sabem que, maior que a preocupação com imprensa, é sua boa atuação como vendedor;
o surgimento das mídias sociais fez com que a atividade desses profissionais não fosse mais necessária.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
À atividade de uma assessoria de imprensa que consiste em "confirmar o recebimento de um material de divulgação, o aproveitamento de um assunto no noticiário ou a presença dos veículos de comunicação em uma entrevista coletiva dá-se o nome de:
checklist;
multilogue;
follow up;
position paper;
media training.
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