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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Assinale a alternativa que define o procedimento correto do assessor de imprensa que acaba de divulgar um press release com informações que demandarão dados complementares por parte dos jornalistas.
Enviar estes dados cerca de uma hora após a remessa do press release original e checar o recebimento apenas no horário de fechamento dos veículos.
Impedir a divulgação desses dados até que dois veículos do mesmo segmento demonstrem interesse por eles.
Priorizar o envio desses dados apenas para a mídia impressa, uma vez que o telejornalismo e o radiojornalismo não necessitam de dados exatos.
Nunca segmentar os dados de acordo com os interesses regionais, mesmo nos casos em que a divulgação ocorre em todo o país.
Organizar os documentos sobre esses dados, para que eles sejam disponibilizados e acessados rapidamente quando forem solicitados por um veículo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Um press release convida a imprensa para uma entrevista coletiva com determinada autoridade e um especialista, avisando que serão divulgados, sob embargo, os dados de uma pesquisa inédita no país. Neste caso, a expressão "sob embargo" significa que:
as reportagens com os dados e as informações da pesquisa devem ser veiculadas apenas depois da entrevista coletiva;
os jornalistas só poderão ter acesso aos dados e informações se comparecem fisicamente à entrevista coletiva;
a divulgação dos dados e informações de interesse da mídia nacional será feita de acordo com o perfil e a linguagem de cada veículo;
os veículos apenas publicarão os dados da pesquisa sob a forma de notas curtas, criando alarmismo sobre a entrevista que ainda será concedida;
o acesso de jornalistas de vários veículos ao mesmo conteúdo é a garantia de que as reportagens veiculadas serão idênticas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Uma assessoria de comunicação divulga, para a imprensa em geral, um texto com informações básicas sobre o tema, o personagem central, a data, o horário e o local de uma entrevista coletiva referente a um assunto de interesse nacional. Em relação à tipologia dos press releases, este texto caracteriza um:
comunicado;
aviso de pauta;
release segmentado;
boletim de pauta;
release de cobertura.
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As informações enviadas por e-mail sob a forma de press releases e sugestões de pauta têm mais chance de despertar o interesse da mídia quando:
são encaminhadas para o veículo certo, independentemente da editoria;
são encaminhadas para a editoria certa, independentemente do veículo;
a lista de jornalistas destinatários permanece a mesma por muito tempo, devido à alta rotatividade nas redações;
se dirigem ao maior número possível de jornalistas na estrutura de cada redação;
o assessor conhece e respeita os prazos de fechamento de cada veículo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Para atualizar um mailing list personalizado, o assessor de imprensa deve:
checar o expediente dos veículos;
telefonar para o editor chefe de cada veículo;
enviar e-mails diários à redação, até obter a informação desejada;
distribuir brindes e solicitar retorno;
recorrer aos colegas com os quais possua laços de amizade.
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O documento conhecido como auditoria de imagem é resultado da análise comparativa entre as informações divulgadas pela assessoria de imprensa e o que foi publicado na mídia. Sua característica principal é a apresentação de um relatório com dados sobre:
o comportamento da imprensa em relação à empresa, durante um período de tempo indeterminado;
as ações de divulgação jornalística de uma empresa, o mercado em que ela atua e a sua concorrência;
os fatores que sintetizam e minimizam o aproveitamento positivo ou negativo do material enviado à imprensa;
a economia das ações de divulgação, comparandose o espaço das notícias com os preços do anúncio publicitário;
as dificuldades dos assessores de imprensa na divulgação da imagem institucional da organização.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação às atribuições e atividades do assessor de imprensa, assinale a opção correta.
A assessoria de imprensa é parte da estratégia, tanto no nível interno como externo, da comunicação das organizações.
A atividade dos assessores é controlada pelas redações, que funcionam como filtro e contratam esses serviços.
O assessor de imprensa apresenta, de forma implícita, os fatos a partir do ponto de vista da organização assessorada.
A assessoria de imprensa é instrumento estratégico para aumentar a visibilidade dos leitores.
A assessoria de imprensa é a forma prevista pela Constituição Federal para a divulgação dos feitos de uma organização.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A respeito das entrevistas coletivas, analise as afirmativas a seguir
I A convocação de uma entrevista coletiva é um recurso útil em situações de emergência e crise, quando as empresas começam a ser procuradas, concomitantemente, por um grande número de profissionais de imprensa.
II O anúncio das regras do encontro e sua duração, a apresentação da(s) fonte(s), os questionamentos dos jornalistas e a distribuição de press-kits aos profissionais de imprensa integram o ritual da entrevista coletiva.
III Antes ou depois de uma entrevista coletiva, é obrigação dos entrevistados realizarem o atendimento individual a alguns jornalistas, em função dos prazos de fechamento, das diferentes naturezas dos veículos e de sua imagem no mercado.
Assinale:
se apenas a afirmativa I estiver correta;
se apenas a afirmativa III estiver correta;
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta no que concerne à atuação do assessor de imprensa em entrevistas coletivas.
O planejamento de entrevista coletiva requer checklist apurado, contendo as providências importantes, como o ensaio do assessorado com relação a eventuais perguntas embaraçosas.
A prática de embargo faz parte de acordo tácito entre assessor e jornalistas, de modo que nenhuma das partes faça referências, nas entrevistas, a conteúdos não estipulados previamente.
Jornalistas não credenciados devem ser impedidos de participar de entrevistas coletivas, para evitar a redução no tempo cronometrado para cada pergunta e resposta.
É lícito que o assessor de imprensa exija, antecipadamente, cópia das questões elaboradas pelos jornalistas, pois o assessorado tem o direito de prevenir-se ou mesmo eximir-se de responder às perguntas indesejáveis.
Em entrevista coletiva monotemática, deve-se exigir credenciamento prévio, presença de jornalistas especializados e manutenção do tema proposto pelo assessor.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta acerca da notícia institucional.
O fato de as assessorias produzirem press kits com informações essenciais confere credibilidade às fontes institucionais junto às redações.
Ao produzir notícias para a imprensa as assessorias de comunicação transformam ocorrências institucionais em acontecimentos públicos.
Qualquer informação institucional, desde que respeite os quesitos de legitimidade e verdade, deve ser transformada em notícia pela mídia.
Mesmo sendo as notícias institucionais marcadas por limitações das organizações, as assessorias condicionam o modo de produzir notícias às rotinas das redações.
As assessorias de imprensa integram, nas redações, a cadeia de produção de notícias institucionais exclusivas.
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