Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

Lista completa de Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que define o procedimento correto do assessor de imprensa que acaba de divulgar um press release com informações que demandarão dados complementares por parte dos jornalistas.

  • A.

    Enviar estes dados cerca de uma hora após a remessa do press release original e checar o recebimento apenas no horário de fechamento dos veículos.

  • B.

    Impedir a divulgação desses dados até que dois veículos do mesmo segmento demonstrem interesse por eles.

  • C.

    Priorizar o envio desses dados apenas para a mídia impressa, uma vez que o telejornalismo e o radiojornalismo não necessitam de dados exatos.

  • D.

    Nunca segmentar os dados de acordo com os interesses regionais, mesmo nos casos em que a divulgação ocorre em todo o país.

  • E.

    Organizar os documentos sobre esses dados, para que eles sejam disponibilizados e acessados rapidamente quando forem solicitados por um veículo.

Um press release convida a imprensa para uma entrevista coletiva com determinada autoridade e um especialista, avisando que serão divulgados, sob embargo, os dados de uma pesquisa inédita no país. Neste caso, a expressão "sob embargo" significa que:

  • A.

    as reportagens com os dados e as informações da pesquisa devem ser veiculadas apenas depois da entrevista coletiva;

  • B.

    os jornalistas só poderão ter acesso aos dados e informações se comparecem fisicamente à entrevista coletiva;

  • C.

    a divulgação dos dados e informações de interesse da mídia nacional será feita de acordo com o perfil e a linguagem de cada veículo;

  • D.

    os veículos apenas publicarão os dados da pesquisa sob a forma de notas curtas, criando alarmismo sobre a entrevista que ainda será concedida;

  • E.

    o acesso de jornalistas de vários veículos ao mesmo conteúdo é a garantia de que as reportagens veiculadas serão idênticas.

Uma assessoria de comunicação divulga, para a imprensa em geral, um texto com informações básicas sobre o tema, o personagem central, a data, o horário e o local de uma entrevista coletiva referente a um assunto de interesse nacional. Em relação à tipologia dos press releases, este texto caracteriza um:

  • A.

    comunicado;

  • B.

    aviso de pauta;

  • C.

    release segmentado;

  • D.

    boletim de pauta;

  • E.

    release de cobertura.

As informações enviadas por e-mail sob a forma de press releases e sugestões de pauta têm mais chance de despertar o interesse da mídia quando:

  • A.

    são encaminhadas para o veículo certo, independentemente da editoria;

  • B.

    são encaminhadas para a editoria certa, independentemente do veículo;

  • C.

    a lista de jornalistas destinatários permanece a mesma por muito tempo, devido à alta rotatividade nas redações;

  • D.

    se dirigem ao maior número possível de jornalistas na estrutura de cada redação;

  • E.

    o assessor conhece e respeita os prazos de fechamento de cada veículo.

Para atualizar um mailing list personalizado, o assessor de imprensa deve:

  • A.

    checar o expediente dos veículos;

  • B.

    telefonar para o editor chefe de cada veículo;

  • C.

    enviar e-mails diários à redação, até obter a informação desejada;

  • D.

    distribuir brindes e solicitar retorno;

  • E.

    recorrer aos colegas com os quais possua laços de amizade.

O documento conhecido como “auditoria de imagem” é resultado da análise comparativa entre as informações divulgadas pela assessoria de imprensa e o que foi publicado na mídia. Sua característica principal é a apresentação de um relatório com dados sobre:

  • A.

    o comportamento da imprensa em relação à empresa, durante um período de tempo indeterminado;

  • B.

    as ações de divulgação jornalística de uma empresa, o mercado em que ela atua e a sua concorrência;

  • C.

    os fatores que sintetizam e minimizam o aproveitamento positivo ou negativo do material enviado à imprensa;

  • D.

    a economia das ações de divulgação, comparandose o espaço das notícias com os preços do anúncio publicitário;

  • E.

    as dificuldades dos assessores de imprensa na divulgação da imagem institucional da organização.

Com relação às atribuições e atividades do assessor de imprensa, assinale a opção correta.

  • A.

    A assessoria de imprensa é parte da estratégia, tanto no nível interno como externo, da comunicação das organizações.

  • B.

    A atividade dos assessores é controlada pelas redações, que funcionam como filtro e contratam esses serviços.

  • C.

    O assessor de imprensa apresenta, de forma implícita, os fatos a partir do ponto de vista da organização assessorada.

  • D.

    A assessoria de imprensa é instrumento estratégico para aumentar a visibilidade dos leitores.

  • E.

    A assessoria de imprensa é a forma prevista pela Constituição Federal para a divulgação dos feitos de uma organização.

A respeito das entrevistas coletivas, analise as afirmativas a seguir 

I – A convocação de uma entrevista coletiva é um recurso útil em situações de emergência e crise, quando as empresas começam a ser procuradas, concomitantemente, por um grande número de profissionais de imprensa. 

II – O anúncio das regras do encontro e sua duração, a apresentação da(s) fonte(s), os questionamentos dos jornalistas e a distribuição de press-kits aos profissionais de imprensa integram o ritual da  entrevista coletiva.

III – Antes ou depois de uma entrevista coletiva, é obrigação dos entrevistados realizarem o atendimento individual a alguns jornalistas, em função dos prazos de fechamento, das diferentes naturezas dos veículos e de sua imagem no mercado.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I estiver correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa III estiver correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Assinale a opção correta no que concerne à atuação do assessor de imprensa em entrevistas coletivas.

  • A.

    O planejamento de entrevista coletiva requer checklist apurado, contendo as providências importantes, como o ensaio do assessorado com relação a eventuais perguntas embaraçosas.

  • B.

    A prática de embargo faz parte de acordo tácito entre assessor e jornalistas, de modo que nenhuma das partes faça referências, nas entrevistas, a conteúdos não estipulados previamente.

  • C.

    Jornalistas não credenciados devem ser impedidos de participar de entrevistas coletivas, para evitar a redução no tempo cronometrado para cada pergunta e resposta.

  • D.

    É lícito que o assessor de imprensa exija, antecipadamente, cópia das questões elaboradas pelos jornalistas, pois o assessorado tem o direito de prevenir-se ou mesmo eximir-se de responder às perguntas indesejáveis.

  • E.

    Em entrevista coletiva monotemática, deve-se exigir credenciamento prévio, presença de jornalistas especializados e manutenção do tema proposto pelo assessor.

Assinale a opção correta acerca da notícia institucional.

  • A.

    O fato de as assessorias produzirem press kits com informações essenciais confere credibilidade às fontes institucionais junto às redações.

  • B.

    Ao produzir notícias para a imprensa as assessorias de comunicação transformam ocorrências institucionais em acontecimentos públicos.

  • C.

    Qualquer informação institucional, desde que respeite os quesitos de legitimidade e verdade, deve ser transformada em notícia pela mídia.

  • D.

    Mesmo sendo as notícias institucionais marcadas por limitações das organizações, as assessorias condicionam o modo de produzir notícias às rotinas das redações.

  • E.

    As assessorias de imprensa integram, nas redações, a cadeia de produção de notícias institucionais exclusivas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...