Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

Lista completa de Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma assessoria de comunicação, que se dedica exclusivamente as redes formais, direcionando a comunicação ao nível organizacional e aos fluxos descendentes de informação, pode ter seu trabalho melhor caracterizado como:

  • A.

    Uma assessoria que trabalha no controle e prospecção de ruídos ou boatos, voltada ao comportamento dos funcionários, suas habilidades e atitudes, distribuindo a informação entre as pessoas, áreas ou departamentos em mesmo grau hierárquico.

  • B.

    Uma assessoria que delimita suas atividades em ferramentas de comunicação impressos ou eletrônicos, de forma instrumental, de modo a se preocupar com o equipamento, os aparelhos e programas, levando as informações das bases à direção.

  • C.

    Uma assessoria que se preocupa com os ruídos e boatos internos, desenvolvendo ações que atuam de forma favorável à organização, preocupando-se com as relações existentes entre as pessoas e distribuindo informação sem limites hierárquicos em diversas direções.

  • D.

    Uma assessoria direcionada a produção de jornal mural, circuitos internos de rádio e TV, desenvolvida em níveis grupais, em sistemas informais de relacionamento, utilizando mecanismos digitais.

  • E.

    Uma assessoria que trabalha com a confecção de peças como jornal mural, house organ em níveis interdepartamental, interunidades e ambiental, distribuindo a informação do comando hierárquico para a base da organização.

Ao receber a solicitação do Conselho Federal de Enfermagem – Cofen – para organizar um evento de caráter científico para que especialistas de projeção e elevado grau de qualificação técnica da área possam discutir um tema específico, e suas diversas variações com os demais participantes de mesmo nível, a Assessoria de Comunicação vai organizar um(a):

  • A.

    Jornada de Trabalho.

  • B.

    Simpósio.

  • C.

    Painel.

  • D.

    Conferência.

  • E.

    Congresso.

Sobre os quatro modelos de prática das relações públicas, analise:

I. O modelo assimétrico de duas mãos trabalha com a indução, através da persuasão científica com o objetivo de buscar consentimento e apoio do público.

II. O modelo simétrico de duas mãos focaliza a disseminação de informações, tendo as mídias de massa e institucionais como instrumentos exclusivos de trabalho.

III. Com o objetivo único de conquistar publicidade favorável, o modelo de agência de imprensa e divulgação utiliza o exagero num fluxo de mão única de informação.

IV. O modelo de motivo misto se baseia em pesquisa, administrando conflitos sempre com o intuito de gerar vantagens a organização.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    I, II

  • B.

    III, IV

  • C.

    I, III

  • D.

    II, IV

  • E.

    I, IV

Na elaboração de um release, peça de comunicação fundamental na divulgação de uma organização junto à imprensa, a técnica mais utilizada é a pirâmide invertida, que consiste:

  • A.

    Na narração dos fatos pela ordem crescente em relação à importância, visando criar suspense para se chegar ao final da matéria.

  • B.

    Na narração cronológica do acontecimento, com exposição detalhada dos fatos culminantes.

  • C.

    Os fatos importantes são expostos no primeiro parágrafo, deixando os detalhes e pormenores para o final.

  • D.

    Na apresentação dos argumentos no primeiro parágrafo e o desenvolvimento nos posteriores.

  • E.

    No relato do acontecimento seguido da exposição de argumentos e/ou depoimentos referentes ao acontecimento.

“As instituições e os públicos através das Relações Públicas são beneficiados pelos valores que trocam entre si.” São fatores básicos que o público alcança através das relações públicas, EXCETO:

  • A.

    Relações públicas é um meio para que os desejos e interesses do público sejam sentidos pelas instituições que atuam em nossa sociedade, por isso, interpreta e comunica aquilo que o público tem para dizer para organizações que, normalmente, não seriam sensíveis a essas manifestações, assim como comunica o que as organizações têm para dizer ao público.

  • B.

    Relações públicas é um meio de se obter ajustes mútuos entre instituições e grupos, obtendo relacionamentos mais suaves e que beneficiam o público.

  • C.

    Ao prover os meios para ajustes, as relações públicas tornam ações arbitrárias ou coercitivas viáveis.

  • D.

    Relações públicas é um elemento essencial nos sistemas de comunicação que permite que indivíduos se informem sobre os diversos aspectos que afetam suas vidas.

  • E.

    Os profissionais de relações públicas podem ajudar a ativar a consciência social das organizações.

Assim como outros importantes autores da literatura em Relações Públicas, Margarida Kunsh indica que é preciso seguir etapas para a realização de um planejamento de comunicação. Sobre o tema, enumere em ordem crescente as etapas de um planejamento de comunicação:

( ) Levantamento de informações.

( ) Determinação de objetivos e metas.

( ) Adoção de estratégias.

( ) Análise dos dados e construção de um diagnóstico.

( ) Previsão de formas alternativas de ação.

( ) Estabelecimento de ações necessárias.

( ) Definição de recursos a serem alocados.

( ) Identificação da realidade situacional.

( ) Avaliação dos resultados.

( ) Fixação de técnicas de controle.

( ) Identificação dos públicos envolvidos.

( ) Implantação do planejamento.

A sequência está correta em:

  • A.

    1, 2, 3, 6, 4, 5, 9, 10, 8, 12, 7, 11

  • B.

    12, 1, 3, 6, 2, 7, 8, 4, 11, 10, 5, 9

  • C.

    2, 5, 6, 3, 7, 8, 9, 1, 12, 10, 4, 11

  • D.

    2, 1, 7, 4, 12, 9, 6, 3, 11, 8, 5, 10

  • E.

    3, 12, 1, 7, 4, 8, 6, 2, 9, 10, 5, 11

“Ao ser informado pelo editor de um veículo de comunicação que seu repórter pretende fazer uma entrevista rito com seu cliente”,

o assessor deve saber que o objetivo da entrevista é:

  • A.

    Reunir duas fontes com opiniões distintas para um diálogo de confrontamento sobre um tema específico.

  • B.

    Coletar informações superficiais, variando sobre temas amenos e relacionados ao cotidiano e rotinas do entrevistado.

  • C.

    Registrar as palavras decisivas após uma grande conquista, um momento de consagração ou vitória.

  • D.

    Saber o posicionamento do entrevistado diante de fatos polêmicos, cheios de contradições e ambiguidades, do qual tenha participado.

  • E.

    Compreender conceitos, valores, comportamentos e histórico de vida do entrevistado ou de uma organização.

Ao escrever um texto para rádio, o profissional de Assessoria de Comunicação deve se atentar para os seguintes cuidados, EXCETO:

  • A.

    A pontuação merece atenção especial, já que os sinais ortográficos são fundamentais para a respiração do apresentador/locutor e ditam a entonação da voz empregada.

  • B.

    Adjetivação excessiva e inadequada gera prejuízos a credibilidade, pois pode ferir a imparcialidade da informação.

  • C.

    Frases longas, além de dificultarem a apresentação ou locução, dificultam o entendimento da mensagem por parte do ouvinte.

  • D.

    O texto não deve ter ritmo para não ser confundido com literatura ou entretenimento, perdendo seu caráter informativo.

  • E.

    O uso da negativa deve ser evitado no lead, assim como afirmações referentes ao passado, como “ontem”, “semana passada” etc.

É muito comum o assessor de comunicação, responsável pela redação, escrever artigos jornalísticos para publicações internas ou para divulgação de trabalhos realizados pela organização. Marque a afirmativa que diz respeito a essa importante técnica de redação jornalística:

  • A.

    Fica no meio termo entre jornalismo e literatura, com interesse voltado a atualidade, ultrapassando a informação simples do fato.

  • B.

    Realiza uma análise de forma valorativa a partir do ponto de vista da empresa jornalística, tendo a opinião do autor como eixo do texto.

  • C.

    Utilizado normalmente em entrevista onde uma pessoa expõe seu ponto de vista sobre um fato.

  • D.

    Possui uma composição analítica, explicando um fato, segundo propósitos variados que vão da informação, interpretação a persuasão e/ou indução.

  • E.

    É um gênero marcadamente impressionista, num enfoque totalmente pessoal, que não prescinde do acontecimento.

Instrumentos importantes numa assessoria de comunicação, o press release, o teaser e o press kit são muito utilizados com o objetivo de:

  • A.

    Criar uma ponte de relacionamento direto entre clientes e stakeholders.

  • B.

    Estabelecer uma política de comunicação interna eficaz junto aos funcionários.

  • C.

    Monitorar os resultados das ações de comunicação implementadas por uma organização.

  • D.

    Instituir um trabalho de comunicação administrativa voltado à comunidade e governos.

  • E.

    Divulgar o cliente nos diversos veículos de comunicação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...