Lista completa de Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Uma assessoria de comunicação, que se dedica exclusivamente as redes formais, direcionando a comunicação ao nível organizacional e aos fluxos descendentes de informação, pode ter seu trabalho melhor caracterizado como:
Uma assessoria que trabalha no controle e prospecção de ruídos ou boatos, voltada ao comportamento dos funcionários, suas habilidades e atitudes, distribuindo a informação entre as pessoas, áreas ou departamentos em mesmo grau hierárquico.
Uma assessoria que delimita suas atividades em ferramentas de comunicação impressos ou eletrônicos, de forma instrumental, de modo a se preocupar com o equipamento, os aparelhos e programas, levando as informações das bases à direção.
Uma assessoria que se preocupa com os ruídos e boatos internos, desenvolvendo ações que atuam de forma favorável à organização, preocupando-se com as relações existentes entre as pessoas e distribuindo informação sem limites hierárquicos em diversas direções.
Uma assessoria direcionada a produção de jornal mural, circuitos internos de rádio e TV, desenvolvida em níveis grupais, em sistemas informais de relacionamento, utilizando mecanismos digitais.
Uma assessoria que trabalha com a confecção de peças como jornal mural, house organ em níveis interdepartamental, interunidades e ambiental, distribuindo a informação do comando hierárquico para a base da organização.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Ao receber a solicitação do Conselho Federal de Enfermagem Cofen para organizar um evento de caráter científico para que especialistas de projeção e elevado grau de qualificação técnica da área possam discutir um tema específico, e suas diversas variações com os demais participantes de mesmo nível, a Assessoria de Comunicação vai organizar um(a):
Jornada de Trabalho.
Simpósio.
Painel.
Conferência.
Congresso.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Sobre os quatro modelos de prática das relações públicas, analise:
I. O modelo assimétrico de duas mãos trabalha com a indução, através da persuasão científica com o objetivo de buscar consentimento e apoio do público.
II. O modelo simétrico de duas mãos focaliza a disseminação de informações, tendo as mídias de massa e institucionais como instrumentos exclusivos de trabalho.
III. Com o objetivo único de conquistar publicidade favorável, o modelo de agência de imprensa e divulgação utiliza o exagero num fluxo de mão única de informação.
IV. O modelo de motivo misto se baseia em pesquisa, administrando conflitos sempre com o intuito de gerar vantagens a organização.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II
III, IV
I, III
II, IV
I, IV
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Na elaboração de um release, peça de comunicação fundamental na divulgação de uma organização junto à imprensa, a técnica mais utilizada é a pirâmide invertida, que consiste:
Na narração dos fatos pela ordem crescente em relação à importância, visando criar suspense para se chegar ao final da matéria.
Na narração cronológica do acontecimento, com exposição detalhada dos fatos culminantes.
Os fatos importantes são expostos no primeiro parágrafo, deixando os detalhes e pormenores para o final.
Na apresentação dos argumentos no primeiro parágrafo e o desenvolvimento nos posteriores.
No relato do acontecimento seguido da exposição de argumentos e/ou depoimentos referentes ao acontecimento.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
As instituições e os públicos através das Relações Públicas são beneficiados pelos valores que trocam entre si. São fatores básicos que o público alcança através das relações públicas, EXCETO:
Relações públicas é um meio para que os desejos e interesses do público sejam sentidos pelas instituições que atuam em nossa sociedade, por isso, interpreta e comunica aquilo que o público tem para dizer para organizações que, normalmente, não seriam sensíveis a essas manifestações, assim como comunica o que as organizações têm para dizer ao público.
Relações públicas é um meio de se obter ajustes mútuos entre instituições e grupos, obtendo relacionamentos mais suaves e que beneficiam o público.
Ao prover os meios para ajustes, as relações públicas tornam ações arbitrárias ou coercitivas viáveis.
Relações públicas é um elemento essencial nos sistemas de comunicação que permite que indivíduos se informem sobre os diversos aspectos que afetam suas vidas.
Os profissionais de relações públicas podem ajudar a ativar a consciência social das organizações.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Assim como outros importantes autores da literatura em Relações Públicas, Margarida Kunsh indica que é preciso seguir etapas para a realização de um planejamento de comunicação. Sobre o tema, enumere em ordem crescente as etapas de um planejamento de comunicação:
( ) Levantamento de informações.
( ) Determinação de objetivos e metas.
( ) Adoção de estratégias.
( ) Análise dos dados e construção de um diagnóstico.
( ) Previsão de formas alternativas de ação.
( ) Estabelecimento de ações necessárias.
( ) Definição de recursos a serem alocados.
( ) Identificação da realidade situacional.
( ) Avaliação dos resultados.
( ) Fixação de técnicas de controle.
( ) Identificação dos públicos envolvidos.
( ) Implantação do planejamento.
A sequência está correta em:
1, 2, 3, 6, 4, 5, 9, 10, 8, 12, 7, 11
12, 1, 3, 6, 2, 7, 8, 4, 11, 10, 5, 9
2, 5, 6, 3, 7, 8, 9, 1, 12, 10, 4, 11
2, 1, 7, 4, 12, 9, 6, 3, 11, 8, 5, 10
3, 12, 1, 7, 4, 8, 6, 2, 9, 10, 5, 11
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Ao ser informado pelo editor de um veículo de comunicação que seu repórter pretende fazer uma entrevista rito com seu cliente,
o assessor deve saber que o objetivo da entrevista é:
Reunir duas fontes com opiniões distintas para um diálogo de confrontamento sobre um tema específico.
Coletar informações superficiais, variando sobre temas amenos e relacionados ao cotidiano e rotinas do entrevistado.
Registrar as palavras decisivas após uma grande conquista, um momento de consagração ou vitória.
Saber o posicionamento do entrevistado diante de fatos polêmicos, cheios de contradições e ambiguidades, do qual tenha participado.
Compreender conceitos, valores, comportamentos e histórico de vida do entrevistado ou de uma organização.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Ao escrever um texto para rádio, o profissional de Assessoria de Comunicação deve se atentar para os seguintes cuidados, EXCETO:
A pontuação merece atenção especial, já que os sinais ortográficos são fundamentais para a respiração do apresentador/locutor e ditam a entonação da voz empregada.
Adjetivação excessiva e inadequada gera prejuízos a credibilidade, pois pode ferir a imparcialidade da informação.
Frases longas, além de dificultarem a apresentação ou locução, dificultam o entendimento da mensagem por parte do ouvinte.
O texto não deve ter ritmo para não ser confundido com literatura ou entretenimento, perdendo seu caráter informativo.
O uso da negativa deve ser evitado no lead, assim como afirmações referentes ao passado, como ontem, semana passada etc.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
É muito comum o assessor de comunicação, responsável pela redação, escrever artigos jornalísticos para publicações internas ou para divulgação de trabalhos realizados pela organização. Marque a afirmativa que diz respeito a essa importante técnica de redação jornalística:
Fica no meio termo entre jornalismo e literatura, com interesse voltado a atualidade, ultrapassando a informação simples do fato.
Realiza uma análise de forma valorativa a partir do ponto de vista da empresa jornalística, tendo a opinião do autor como eixo do texto.
Utilizado normalmente em entrevista onde uma pessoa expõe seu ponto de vista sobre um fato.
Possui uma composição analítica, explicando um fato, segundo propósitos variados que vão da informação, interpretação a persuasão e/ou indução.
É um gênero marcadamente impressionista, num enfoque totalmente pessoal, que não prescinde do acontecimento.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Instrumentos importantes numa assessoria de comunicação, o press release, o teaser e o press kit são muito utilizados com o objetivo de:
Criar uma ponte de relacionamento direto entre clientes e stakeholders.
Estabelecer uma política de comunicação interna eficaz junto aos funcionários.
Monitorar os resultados das ações de comunicação implementadas por uma organização.
Instituir um trabalho de comunicação administrativa voltado à comunidade e governos.
Divulgar o cliente nos diversos veículos de comunicação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...