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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação a house organ, assinale a opção correta.
Os movimentos de defesa ambiental impulsionaram a divulgação de informação com relação à atuação das organizações em áreas como meio ambiente e qualidade de produtos e serviços.
O jornal de empresa destinado ao público interno deve ser organizado informalmente, de modo a proporcionar a comunicação imediata com os trabalhadores e seus familiares.
O noticiário, em house-organ, reproduz políticas institucionais e utiliza a linguagem de relatórios e de documentos oficiais, com o objetivo de buscar alinhamento vocabular das equipes nas organizações.
As primeiras publicações empresariais surgiram na década de 30 do século XVIII, com o intuito de se contrapor à imprensa sindical.
No Brasil, o primeiro jornal empresarial foi produzido, em 1950, pela multinacional Ford, representante da indústria automobilística.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Desde a última década, o tema gestão de crise tem sido frequente em currículos e publicações. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Em momentos trágicos para uma empresa, os habituais press releases, comunicados e notas oficiais à população devem ser suspensos até o total esclarecimento dos fatos.
Profissionais de comunicação não estão agindo de forma pessimista quando propõem a uma empresa que, em momentos de tranquilidade, simule situações catastróficas e respectivas providências a serem ensaiadas e incluídas em um plano de gestão de crise ou de contingência.
Em situações de tragédia, uma das providências imediatas é a publicação de notas de esclarecimento, conjugada à ampliação de espaços publicitários e de pacotes de promoções.
Após um acidente de graves consequências para a reputação de uma empresa, o melhor conselho a ser dado por um assessor de imprensa aos seus assessorados é a do low profile, ou seja, quanto menos exposição pública, melhor.
Aproximar ao máximo os contatos com a imprensa colaborativa e oferecer aos seus dirigentes um bom agendamento publicitário são providências corretas, pois os programadores de inserções na mídia comercial não fazem distinção entre clientes que passam ou não por uma crise.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
A nota oficial é um importante instrumento das assessorias de comunicação, sobre a qual podemos afirmar:
Material exclusivo para divulgação nas redações dos veículos de comunicação com o posicionamento oficial, declaração ou esclarecimento de assunto relevante.
Escrita em formato jornalístico, deve possuir objetividade e clareza em seu conteúdo.
Pode ser denominada também de Comunicado, mas não se inclui entre os tipos de releases existentes.
É direcionada sempre a um público específico, não devendo ser produzida para públicos variados, já que possui caráter diretivo e orientador.
É uma estratégia significativa na proteção de suas fontes e na busca de limitação na repercussão de um fato.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
São instrumentos produzidos atualmente pelas assessorias de comunicação que, bem utilizados, já são absorvidos sem nenhum tipo de restrição pelas redações dos veículos midiáticos, EXCETO:
Press-kit.
Release.
Publieditorial.
Brindes.
Artigos.
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Nos últimos anos, a comunicação tem conquistado cada vez mais espaço nas organizações. A globalização e as novas tecnologias definiram um papel decisivo para a comunicação, com possibilidades sem fronteiras de participar do negócio e interagir com os mais diversos públicos. A próxima etapa a ser vencida pela comunicação deverá ser a sua consolidação como instrumento de inteligência empresarial. Com referência a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Desde que a área de comunicação das organizações passou a contar com as assessorias de imprensa, propaganda e publicidade e relações públicas, considera-se consolidado, do ponto de vista estratégico, o composto da comunicação integrada.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Nos últimos anos, a comunicação tem conquistado cada vez mais espaço nas organizações. A globalização e as novas tecnologias definiram um papel decisivo para a comunicação, com possibilidades sem fronteiras de participar do negócio e interagir com os mais diversos públicos. A próxima etapa a ser vencida pela comunicação deverá ser a sua consolidação como instrumento de inteligência empresarial. Com referência a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Ter voz ativa na construção de cenários, no lançamento de produtos e na formulação do planejamento estratégico constitui pré-requisito para que a comunicação seja considerada uma área estratégica.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A administração de crises constitui, hoje, um recorte específico no campo da cultura organizacional, por sua vez inter-relacionado às decisões, ações e produtos da área de comunicação. Considerando essa inter-relação, julgue os itens seguintes.
Uma das primeiras obrigações da administração de uma organização em situação de crise é dar satisfações ao público: o público interno deve ser o primeiro a ser informado e, a seguir, os demais, como acionistas, mídia, clientes, fornecedores e outros stakeholders estratégicos com os quais a organização mantenha algum tipo de relacionamento especial.Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A administração de crises constitui, hoje, um recorte específico no campo da cultura organizacional, por sua vez inter-relacionado às decisões, ações e produtos da área de comunicação. Considerando essa inter-relação, julgue os itens seguintes.
A constituição de um comitê ou gabinete de crise, condição indispensável à administração de crises, deve ser a primeira providência a ser tomada para a neutralização de uma situação de crise institucional.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos processos de comunicação interna das organizações, julgue os itens que se seguem.
As decisões estratégicas da organização não devem ser tomadas sob pressão ou influência de atos comunicativos que não integram a rede formal de comunicação; por isso, rumores e boatos, embora configurem poderosa rede de informação, não devem ser levados em consideração nas tomadas de decisões.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a comunicação pública um processo que se instaura, na esfera pública, entre Estado, governo e sociedade, julgue os itens subsecutivos.
Além das autoridades públicas, também praticam a comunicação pública, cobrando e dando feedback, e dialogando, agentes como os sindicatos, as ONGs, as empresas, os partidos políticos, os movimentos sociais, os grupos étnicos e as igrejas.
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