Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

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O relacionamento com órgãos e representantes da imprensa, que são formadores de opinião, visando criar atitude favorável em relação à marca do produto e à empresa, é realizado por intermédio de

  • A.

    media trainning.

  • B.

    assessoria de imprensa.

  • C.

    relações públicas.

  • D.

    marketing de relacionamento.

  • E.

    programa de fidelização.

Em relação ao planejamento de comunicação entre uma determinada organização e seus públicos, é correto afirmar que stakeholders são

  • A.

    estratégias de comunicação dirigidas aos consumidores ou usuários de seus produtos e serviços.

  • B.

    públicos não ligados à organização, mas aos quais devem ser dirigidos esforços de publicidade visando à adesão deles aos objetivos da organização.

  • C.

    indivíduos formadores de opinião que interferem diretamente nas decisões estratégicas da organização.

  • D.

    dados que descrevem o perfil dos públicos interessados ou envolvidos nas ações e produtos da organização.

  • E.

    segmentos que mantêm relações diretas ou indiretas com ações da organização.

Considerando o fragmento de texto acima, assinale a opção correta com relação às assessorias de comunicação.

  • A.

    Para a difusão de informações específicas acerca de determinado tema, recomenda-se a promoção de encontros informais entre os dirigentes da empresa e um número restrito de jornalistas.

  • B.

    A clipagem, análise diária de jornais e revistas e(ou) o arquivamento de informações veiculadas nos meios de comunicação sobre a organização, constitui produto exclusivamente interno.

  • C.

    O press-kit, material contendo informações amplas e documentadas sobre tema específico definido pela empresa, é utilizado na divulgação de informações e no subsídio ao trabalho dos jornalistas em coletivas.

  • D.

    Em todo o mundo, a expansão dos regimes democráticos foi inversamente proporcional à das assessorias de comunicação em instituições públicas e privadas.

  • E.

    Nos órgãos da administração pública, a atuação das assessorias de comunicação restringe-se à seleção das informações que podem ou não ser veiculadas nos meios de comunicação de massa.

Considerando o fragmento de texto acima, assinale a opção correta com relação às assessorias de comunicação.

  • A. Para a difusão de informações específicas acerca de determinado tema, recomenda-se a promoção de encontros informais entre os dirigentes da empresa e um número restrito de jornalistas.
  • B. A clipagem, análise diária de jornais e revistas e(ou) o arquivamento de informações veiculadas nos meios de comunicação sobre a organização, constitui produto exclusivamente interno.
  • C. O press-kit, material contendo informações amplas e documentadas sobre tema específico definido pela empresa, é utilizado na divulgação de informações e no subsídio ao trabalho dos jornalistas em coletivas.
  • D. Em todo o mundo, a expansão dos regimes democráticos foi inversamente proporcional à das assessorias de comunicação em instituições públicas e privadas.
  • E. Nos órgãos da administração pública, a atuação das assessorias de comunicação restringe-se à seleção das informações que podem ou não ser veiculadas nos meios de comunicação de massa.

A área de Relações Públicas, segundo Jorge Pedro Sousa (2004) vale-se de vários métodos de pesquisa, importados das Ciências Sociais e Humanas, para investigar públicos e organizações. Sobre as diferentes técnicas de pesquisa aplicadas às Relações Públicas é correto afirmar:

  • A. os grupos focais e entrevistas em grupo tem como função ouvir os púlicoslíderes.
  • B. os dois procedimentos essenciais da análise do discurso são: a definição do universo de análise o diferencial semântico.
  • C. no campo das Relações Públicas, as histórias de vida são usadas para aferir a contribuição individual de uma pessoa a uma determinada entidade
  • D. as auditorias têm como função maximizar o tempo, o volume de investimentos e os recursos humanos necessários para o sucesso de um programa integrado de comunicação.
  • E. a análise documental para fins de Relações Públicas consiste exclusivamente na avaliação de documentos em suporte midiático, através da análise do discurso complementada com uma análise de conteúdo.

Sobre o conceito de stakeholder, podemos afirmar:

  • A. suas decisões não afetam a organização.
  • B. são os acionistas, o governo e os clientes potenciais.
  • C. podemos conceituar qualquer público como stakeholder.
  • D. o conceito também pode ser classificado em interno, externo e misto.
  • E. incluem todos aqueles indivíduos ou grupos que possuem legitimidade e/ ou poder.

Sobre o Parlamento Nacional de Relações Públicas podemos afirmar:

  • A. teve início em 1992 e foi concluído em dezembro de 1998.
  • B. suas conclusões foram formatadas a partir da Carta de Atibaia redigida em 1998.
  • C. seu documento final foi apresentado no XV Congresso Brasileiro de Relações Públicas, realizado em 1998, na cidade de Salvador, BA.
  • D. teve como temas principais para discussão: I- Conceito normativo da profissão e novos rumos para Relações Públicas e II – Formação profissional.
  • E. foi um esforço nacional, realizado organizadamente pela categoria sobre o comando da Associação Brasileira de Relações Públicas, com o intuito de modernizar a atividade, adequando-a às exigências dois novos tempos.

A classificação dos públicos pode ser considerada uma tarefa difícil para os profissionais de comunicação, em razão das inúmeras concepções do conceito e das contradições que elas apresentam. Analise as afirmações sobre a classificação dos públicos, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Na tipologia de públicos que adota o critério do poder, os públicos de opinião são aqueles que, através da sua atuação, podem frear ou favorecer ação da organização.

( ) O critério geográfico não leva em consideração os deslocamentos das fronteiras organizacionais e nem das pessoas, através dos vários públicos a que pertencem.

( ) Na classificação de Fábio França os públicos essenciais dividem-se em dois segmentos: redes de interferência e de sustentação.

( ) Cleusa Cesca classifica o público misto em vinculado e desvinculado.

( ) Waldir Fortes apresenta em sua classificação de públicos uma categoria denominada defensores esclarecidos na qual se situam funcionários, consumidores, e outros públicos como ex-alunos de uma escola, expacientes de uma unidade de saúde.

  • A. F – V – F – V – V
  • B. V – V – F – V – V
  • C. F – V – V – F – V
  • D. F – V – F – V – F
  • E. V – F – V – F – V

Sobre assessoria em Relações Públicas podemos afirmar:

  • A. deve atuar somente nas ocasiões de eventos ou anúncios públicos, em coletivas.
  • B. tem como atividades principais: controle de orçamento na mídia, organização de entrevistas coletivas, redação de press release, levantamento de pautas.
  • C. no contexto da comunicação institucional, é uma das ferramentas essenciais nas mediações das organizações com o grande público, a opinião pública e a sociedade, via mídia impressa, eletrônica e Internet.
  • D. seu conceito está associado a dois aspectos fundamentais: a necessidade de se divulgar opiniões e realizações de um indivíduo ou grupo de pessoas; e a existência dos meios de comunicação de massa.
  • E. o termo assessoria é polissêmico: pode referir-se ao título de uma área da organização; denominar um tipo de organização externa que presta serviços de assessoria; dizer respeito ao trabalho a ser prestado por algum profissional de uma área de conhecimento específico encarregado de prestar informações e descrever cenários.

Dentre as atribuições do assessor de comunicação está a prevenção e o gerenciamento de crises nas organizações. Julgue os itens abaixo, que apresentam formas de lidar com a imprensa nestas situações.

I - Fazer um levantamento parcial da situação, especulando sobre fatos que ainda não estejam claros.

II - Admitir voluntariamente os erros cometidos; demonstrando contrição e preocupação sinceras para a solução do problema.

III - Preparar um texto informativo descrevendo o fato ocorrido e enfatizando as providências da empresa.

Está(ão) CORRETA(S).

  • A.

    Apenas II

  • B.

    Apenas I e II

  • C.

    Apenas I e III

  • D.

    Apenas II e III

  • E.

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