Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

Lista completa de Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A área responsável pelo relacionamento com a imprensa de qualquer organização, seja pública ou privada, sempre tem em mente a construção de uma rede eficaz de comunicação com a mídia, capaz de garantir o fluxo de comunicação constante, indispensável para a manutenção e ampliação da imagem da organização junto a opinião pública. Acerca desse relacionamento, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma organização terá um bom relacionamento com a mídia se exercitar cotidianamente o diálogo com a imprensa, mesmo para os assuntos que não sejam muito agradáveis à instituição.

  • B.

    Na primeira vez que uma notícia que desqualifique a instituição for divulgada, a assessoria de comunicação deve reclamar imediatamente com o editor do jornal para que essa prática não se torne freqüente.

  • C.

    A assessoria de comunicação tem a obrigação de vetar a divulgação de temas polêmicos que envolvam a instituição.

  • D.

    Para contar com a boa vontade da imprensa é necessário que a instituição seja anunciante regular dos veículos de comunicação.

A respeito do papel da assessoria de comunicação no relacionamento com a mídia, assinale a opção correta.

  • A.

    O assessor de comunicação costuma dar entrevistas no lugar da fonte, que, geralmente, é uma autoridade e nunca tem tempo para atender aos jornalistas.

  • B.

    Se o jornalista for arrogante, a assessoria de comunicação precisa tratá-lo de forma superior para que ele se coloque no devido lugar.

  • C.

    Se o repórter chegar à instituição com uma opinião preconcebida a respeito do assunto em pauta, é preciso que a assessoria de comunicação seja didática, apresentando os argumentos da instituição de forma paciente e organizada.

  • D.

    Para não se confundir os papéis, os encontros informais entre jornalistas e fonte devem ser evitados. Eventos do tipo caféda- manhã, almoço ou jantares para jornalistas parecer um possível gesto de cooptação da imprensa.

Os instrumentos de que a assessoria de imprensa dispõe para a realização do seu trabalho cotidiano incluem o(a)

I release.

II sugestão de pauta.

III anúncio publicitário.

IV entrevista.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

O texto de um release

  • A.

    deve ser focado em informações técnicas e tabelas demonstrativas.

  • B.

    precisa trazer um conteúdo que seja de interesse público.

  • C.

    deve enaltecer os feitos realizados pela organização.

  • D. não deve ser redigido na forma de notícia.

A administração de uma crise não é tarefa fácil, mas, se bem conduzida, os danos de imagem de uma instituição podem ser superados e o relacionamento com a imprensa, fortalecido. A esse respeito, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A pior reação da instituição durante uma crise é entrar em pânico e criar alternativas mirabolantes em vez de se ater aos fatos concretos.

  • B.

    Uma boa estratégia para enfrentar as notícias negativas durante uma crise é ser proativo e contar tudo que sabe rapidamente para que a imprensa não se alimente de especulações.

  • C.

    A instituição que prevê o surgimento de uma crise não deve atender o jornalista que queira fazer uma matéria negativa.

  • D.

    É importante que a organização escolha um porta-voz único para falar durante a crise, considerando que essa pessoa deve saber se comportar perante os jornalistas e ter as informações necessárias.

A concessão de entrevistas e os encontros com jornalistas são formas interessantes de estimular o bom relacionamento com a imprensa. A esse respeito, assinale a opção incorreta.

  • A.

    As visitas de autoridades às redações dos jornais são uma prática comum que deve ser estimulada.

  • B.

    Se a autoridade não tem tempo na agenda para receber e atender os vários pedidos de entrevistas, ela pode se propor a atender os jornalistas em grupos segmentados, como, por exemplo, todos os jornalistas de rádio que tiverem interesse na entrevista.

  • C.

    No caso de atraso previsível de uma entrevista coletiva marcada pela instituição, o melhor é não contar aos jornalistas, para evitar que eles vão embora.

  • D.

    No caso de perguntas inconvenientes serem realizadas durante as entrevistas, é importante que a autoridade esteja ciente de que elas podem ocorrer e, antes de tudo, mantenha a calma.

Uma boa forma de mensurar o trabalho realizado com a imprensa é o clipping, que, mesmo possuindo algumas limitações, acaba refletindo o esforço de comunicação da instituição. Com relação às características do clipping, assinale a opção correta.

  • A.

    Para ser eficiente o clipping precisa ser impresso; a versão eletrônica, que tem sido explorada comercialmente, é incompleta e de difícil manuseio.

  • B.

    A centimetragem é a única forma segura de medir o clipping e o trabalho da assessoria de comunicação. Quanto mais matérias, melhor o trabalho.

  • C.

    Para qualificar ainda mais o retorno do trabalho com a imprensa, a centimetragem do clipping deve ser multiplicada pela tabela de anúncio dos veículos, para que se obtenham os valores financeiros do trabalho.

  • D.

    Para que o clipping seja completo, além de selecionar a notícia que é publicada na parte interna do veículo, precisa também selecionar as chamadas de capa ou destaques.

A imagem institucional é um patrimônio que todas as organizações devem preservar e manter. No entanto, a dificuldade encontrada por muitos profissionais que atuam na área é identificar parâmetros tangíveis que produzam resultados eficientes. A respeito da imagem institucional, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A imagem de uma instituição é o resultado do balanço entre as percepções positivas e negativas que essa organização passa para determinado público.

  • B.

    A imagem low profile de uma instituição é muito favorável no momento de uma crise.

  • C.

    Uma das formas de trabalhar a imagem de uma organização é começar conhecendo seus atributos positivos e negativos.

  • D.

    Entender a percepção dos atributos da organização, comparálos com a realidade, identificar os possíveis gaps e traçar estratégias que minimizem as falhas são alternativas seguras para obter sucesso na tarefa de gerenciamento de imagem.

A função de ombudsman criada pela instituição é um canal de comunicação permanente com os seus públicos. Com relação ao papel e à função do ombudsman e da ouvidoria, assinale a opção correta.

  • A.

    A ouvidoria, para ter seu trabalho otimizado, deve dedicar-se ao público externo da instituição, uma vez que o público interno tem seus próprios meios de comunicação e dispensa o trabalho do ombudsman.

  • B.

    O ombudsman deve ouvir e detectar a origem de possíveis problemas que existam na organização.

  • C.

    A instalação de uma ouvidoria é uma ótima alternativa para as instituições que não desejam explorar o caminho da participação e interação com os públicos de forma geral, pois a ouvidoria assume para si essa função.

  • D.

    Já é prerrogativa do ombudsman o papel de guardião dos interesses externos dentro da organização; por isso, ele precisa manter estreita subordinação e dependência das decisões da alta administração da organização.

Sobre o processo que começou a ser chamado de releasemania e sobre o papel do assessor de imprensa, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...