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Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Uma distinção comum feita em manuais de jornalismo diferencia notícia de reportagem. A reportagem
deve ter diversas fontes, enquanto a notícia gira em torno de uma fonte única.
é investigativa, enquanto a notícia se baseia em relatos de terceiros.
enfoca temas de entretenimento, enquanto a notícia é ligada a editorias, como país e esportes.
investiga e aprofunda, enquanto a notícia relata fatos.
se adapta melhor a cadernos especiais, enquanto a notícia é diária.
O fluxo de trabalho de uma agência de propaganda tem como base um processo colaborativo que requer um modelo que gerencie uma complexa rede de projetos e de colaboradores, como fornecedores e veículos, cada qual com suas demandas específicas. No ambiente de uma agência, as áreas que mais se aproximam do conceito de Gerência de Projetos são
Estúdio e Criação.
Tráfego e Atendimento.
Mídia e Planejamento.
Produção e RTVC.
Financeiro e Diretoria de novos negócios.
Uma agência de publicidade recebeu solicitação para a criação de um anúncio a ser publicado no jornal de maior circulação do país. O formato desse anúncio pode ser sugerido pela equipe de criação, devendo seguir, porém, o padrão dos anúncios de jornais, que é medido em
centímetros de largura versus centímetros de altura.
paicas versus centímetros de altura.
número de colunas versus centímetros de altura.
toques versus número de colunas.
número de laudas versus número de colunas.
No ponto de venda (PDV), a estética é um fator muito importante, tanto para levar a informação ao consumidor de forma eficiente, quanto para se destacar em relação aos concorrentes. Constituem ações em PDV pelas quais o diretor de arte pode criar um layout diferenciado:
anúncio, bandeirola e display de mesa.
busdoor, display expositor e faixa de gôndola.
empena, display de check out e testeira.
outdoor, móbile e tótem.
take one, wobbler e stopper.
A palavra, em um texto publicitário, agrega outros valores àquele primordial o de informar. Ao fazer a seleção vocabular, o redator valoriza, em relação à palavra, a seguinte característica:
força persuasiva.
significação morfológica.
tendência estética.
grau de adjetivação.
valor gráfico.
O mercado publicitário vem acompanhando mudanças no perfil de seus profissionais, especialmente na área de atendimento. Distante da imagem de simples contato tradicional, o profissional de atendimento desempenha hoje funções cada vez mais complexas, dentro da cadeia produtiva da propaganda. Dessa forma, o atendimento publicitário
acumula a função de RTVC ao transitar por todas as áreas criativas da agência.
atua como integrador nas negociações entre a agência, os fornecedores e o governo.
é reconhecido como assessor dos clientes e facilitador do trabalho na agência.
executa pesquisas quantitativas para melhor entender o negócio do seu cliente.
orienta as decisões estratégicas do planejamento operacional do seu cliente.
Novas configurações de mercado e novos comportamentos de consumo do público-alvo estão levando a indústria da mídia a criar novas oportunidades de exposição da mensagem publicitária. Dessa forma, um exemplo de inserção de mensagens publicitárias, durante a exibição de um conteúdo editorial, é o(a)
anúncio in-store.
digital signage.
mídia OOH.
tie in.
transit advertising.
No contexto da comunicação nas organizações, a manutenção da imagem corporativa se destaca como importante instrumento de vantagem competitiva. Nesse sentido, a ferramenta mais indicada para avaliar e mensurar a imagem corporativa de uma organização é o(a)
clipping.
enquete.
pesquisa de hemerografia.
pesquisa de mercado.
pesquisa de tendências sociais.
Combinar imagem e texto da melhor maneira é fundamental no telejornalismo. Na preparação de uma matéria para a televisão, é preciso
combinar imagens e texto de forma subliminar para persuadir o espectador.
cuidar primeiro do texto, que é o elemento primordial, e, depois, verificar as imagens.
descartar as informações quando não houver imagens para cobri-las.
redigir o texto escrito de forma a aproveitar melhor as imagens de que se dispõe.
traduzir no texto precisamente aquilo que pode ser percebido através das imagens.
Uma campanha com base no marketing viral depende de alguns fatores para ser bem-sucedida, EXCETO de
compra dos espaços corretos na mídia.
definição cuidadosa do público-alvo.
determinação eficaz das emoções a trabalhar.
pesquisa de ações similares que deram certo.
utilização eficiente das redes sociais.
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