Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma distinção comum feita em manuais de jornalismo diferencia notícia de reportagem. A reportagem

  • A.

    deve ter diversas fontes, enquanto a notícia gira em torno de uma fonte única.

  • B.

    é investigativa, enquanto a notícia se baseia em relatos de terceiros.

  • C.

    enfoca temas de entretenimento, enquanto a notícia é ligada a editorias, como país e esportes.

  • D.

    investiga e aprofunda, enquanto a notícia relata fatos.

  • E.

    se adapta melhor a cadernos especiais, enquanto a notícia é diária.

O fluxo de trabalho de uma agência de propaganda tem como base um processo colaborativo que requer um modelo que gerencie uma complexa rede de projetos e de colaboradores, como fornecedores e veículos, cada qual com suas demandas específicas. No ambiente de uma agência, as áreas que mais se aproximam do conceito de Gerência de Projetos são

  • A.

    Estúdio e Criação.

  • B.

    Tráfego e Atendimento.

  • C.

    Mídia e Planejamento.

  • D.

    Produção e RTVC.

  • E.

    Financeiro e Diretoria de novos negócios.

Uma agência de publicidade recebeu solicitação para a criação de um anúncio a ser publicado no jornal de maior circulação do país. O formato desse anúncio pode ser sugerido pela equipe de criação, devendo seguir, porém, o padrão dos anúncios de jornais, que é medido em

  • A.

    centímetros de largura versus centímetros de altura.

  • B.

    paicas versus centímetros de altura.

  • C.

    número de colunas versus centímetros de altura.

  • D.

    toques versus número de colunas.

  • E.

    número de laudas versus número de colunas.

No ponto de venda (PDV), a estética é um fator muito importante, tanto para levar a informação ao consumidor de forma eficiente, quanto para se destacar em relação aos concorrentes. Constituem ações em PDV pelas quais o diretor de arte pode criar um layout diferenciado:

  • A.

    anúncio, bandeirola e display de mesa.

  • B.

    busdoor, display expositor e faixa de gôndola.

  • C.

    empena, display de check out e testeira.

  • D.

    outdoor, móbile e tótem.

  • E.

    take one, wobbler e stopper.

A palavra, em um texto publicitário, agrega outros valores àquele primordial — o de informar. Ao fazer a seleção vocabular, o redator valoriza, em relação à palavra, a seguinte característica:

  • A.

    força persuasiva.

  • B.

    significação morfológica.

  • C.

    tendência estética.

  • D.

    grau de adjetivação.

  • E.

    valor gráfico.

O mercado publicitário vem acompanhando mudanças no perfil de seus profissionais, especialmente na área de atendimento. Distante da imagem de simples contato tradicional, o profissional de atendimento desempenha hoje funções cada vez mais complexas, dentro da cadeia produtiva da propaganda. Dessa forma, o atendimento publicitário

  • A.

    acumula a função de RTVC ao transitar por todas as áreas criativas da agência.

  • B.

    atua como integrador nas negociações entre a agência, os fornecedores e o governo.

  • C.

    é reconhecido como assessor dos clientes e facilitador do trabalho na agência.

  • D.

    executa pesquisas quantitativas para melhor entender o negócio do seu cliente.

  • E.

    orienta as decisões estratégicas do planejamento operacional do seu cliente.

Novas configurações de mercado e novos comportamentos de consumo do público-alvo estão levando a indústria da mídia a criar novas oportunidades de exposição da mensagem publicitária. Dessa forma, um exemplo de inserção de mensagens publicitárias, durante a exibição de um conteúdo editorial, é o(a)

  • A.

    anúncio in-store.

  • B.

    digital signage.

  • C.

    mídia OOH.

  • D.

    tie in.

  • E.

    transit advertising.

No contexto da comunicação nas organizações, a manutenção da imagem corporativa se destaca como importante instrumento de vantagem competitiva. Nesse sentido, a ferramenta mais indicada para avaliar e mensurar a imagem corporativa de uma organização é o(a)

  • A.

    clipping.

  • B.

    enquete.

  • C.

    pesquisa de hemerografia.

  • D.

    pesquisa de mercado.

  • E.

    pesquisa de tendências sociais.

Combinar imagem e texto da melhor maneira é fundamental no telejornalismo. Na preparação de uma matéria para a televisão, é preciso

  • A.

    combinar imagens e texto de forma subliminar para persuadir o espectador.

  • B.

    cuidar primeiro do texto, que é o elemento primordial, e, depois, verificar as imagens.

  • C.

    descartar as informações quando não houver imagens para cobri-las.

  • D.

    redigir o texto escrito de forma a aproveitar melhor as imagens de que se dispõe.

  • E.

    traduzir no texto precisamente aquilo que pode ser percebido através das imagens.

Uma campanha com base no marketing viral depende de alguns fatores para ser bem-sucedida, EXCETO de

  • A.

    compra dos espaços corretos na mídia.

  • B.

    definição cuidadosa do público-alvo.

  • C.

    determinação eficaz das emoções a trabalhar.

  • D.

    pesquisa de ações similares que deram certo.

  • E.

    utilização eficiente das redes sociais.

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