Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma empresa está patrocinando um projeto de recuperação ambiental e vem obtendo ótimos resultados, tais como: a recuperação do meio ambiente e a geração de renda para os moradores da região. Para dar visibilidade nacional ao projeto, o setor de comunicação da empresa deve
criar um house organ para ser distribuído aos funcionários do projeto.
distribuir brindes para os envolvidos diretamente no projeto.
enviar press releases detalhados para veículos da mídia.
escolher um único veículo e enviar um material resumido sobre o projeto.
promover um evento voltado somente para a comunidade beneficiada.
Editorial é um texto jornalístico que possui características muito peculiares e não segue o padrão exigido para a redação de uma matéria. Qual o ponto que torna o texto do editorial mais distante do texto jornalístico?
É um texto adjetivado e opinativo
É imparcial com redação direta, sem rodeios.
Tem como base o princípio da pirâmide invertida
Usa nariz de cera e é pouco factual
Segue o padrão de texto da Internet.
É chamado de briefing o documento que contém (as/os)
informações técnicas do material impresso que servem para as agências fazerem os pedidos de orçamento nas gráficas.
informações do plano de mídia feito pelas agências que são enviadas aos clientes para a aprovação da verba.
informações preliminares com todas as instruções que o cliente fornece à agência para orientar seus trabalhos.
diretrizes da empresa que são enviadas aos veículos e às agências junto com o material publicitário.
formatos e a periodicidade dos anúncios executados e publicados pelas agências que serão enviados aos veículos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Uma corrente de pensamento afirma que, no futuro, a atividade jornalística deixará de ser especializada por meio de comunicação, passando a ser exercida por um profissional
multiprocessador
multiplicador
multiativo
multiveicular
multimídia
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Uma das primeiras teorias desenvolvidas para explicar por que as notícias são como são é a chamada teoria do espelho, segundo a qual as notícias são determinadas pela realidade. Essa teoria está ligada a uma visão do jornalista como um profissional que
busca a verdade sem defender outros interesses.
procura na verdade as soluções para a sociedade.
estimula a leitura subjetiva dos fatos.
interpreta a realidade sem sensionalismo.
reproduz a realidade para fomentar uma agenda política.
Dois estagiários, E1 e E2, trabalhavam em conjunto na produção de um folheto usando o software Indesign da Adobe. E1 queria que a única foto contida no impresso estivesse em escala de cinzas, com o sombreamento colorido, inserida em uma figura geométrica, como na ilustração acima; mas E2 afirmava que tais efeitos somente poderiam ser aplicados no Photoshop. Quem está com a razão?
E1, porque o Indesign é compatível com o Photoshop, e os dois softwares possuem o mesmo ambiente virtual.
E1, porque o software permite criar figuras geométricas com sombreamento colorido e inserir nelas imagens coloridas ou não.
E2, porque a imagem pode ser recortada, mas não pode ter sombreamento colorido, se aplicado no Indesign.
E2, porque se a imagem está no modo escala de cinzas, qualquer efeito aplicado nela seguirá seu modo de cor.
Nenhum dos dois tem razão, porque o resultado final pretendido somente pode ser feito integralmente no Illustrator.
Um designer, desenvolvendo um estudo de cor para um trabalho impresso, no Illustrator, faz 3 círculos iguais. O primeiro é preenchido com amarelo puro a 100%; o segundo com magenta puro a 100% e o terceiro com cyan puro a 100%. Ele seleciona os 3 círculos e os alinha pelo centro, de forma que coincidam com exatidão no mesmo ponto, um sobre o outro. Em cima fica o amarelo, no meio, o magenta e, por baixo, o cyan; em seguida, aplica o filtro multiply nos 3 elementos. O resultado que ele verá em seu monitor será um único círculo com a cor
ocre
preta
cinza
marrom
azul-violeta
Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 61 a 63.
Um profissional de criação, ao desenvolver um arquivo que contém textos e imagens, no software Indesign, tem a solicitação do cliente para mandá-lo na extensão PDF. O profissional, então, ao finalizar o arquivo, exporta-o como PDF. Ao recebê-lo, o cliente percebe que uma palavra está errada e resolve corrigi-la. Para isto, ele abre o arquivo no software Illustrator, altera o texto, e, ao final, salva-o novamente como PDF, no próprio Illustrator.
Diante dessa situação hipotética, qual a análise adequada do procedimento adotado pelo profissional e/ou pelo cliente na manipulação do arquivo?
O profissional deveria salvar o arquivo como PDF no Indesign, ao invés de exportá-lo, pois não haverá um arquivo final.
O Indesign não possibilita gerar um arquivo PDF, sendo isso viável somente no Illustrator, pois não haverá um arquivo final.
O arquivo final existirá se o cliente importar o arquivo PDF para dentro do ambiente do Illustrator, porque somente dessa maneira o arquivo se torna editável no software.
O procedimento está correto, porque se o cliente importar o arquivo PDF para dentro do ambiente do Illustrator, ele terá uma imagem e não lhe será permitido editar o texto.
O procedimento está correto, desde que o cliente substitua o Illustrator pelo Photoshop, porque o arquivo PDF somente tem completa leitura no ambiente do software que manipula pixels, estritamente.
Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 61 a 63.
Um profissional de criação, ao desenvolver um arquivo que contém textos e imagens, no software Indesign, tem a solicitação do cliente para mandá-lo na extensão PDF. O profissional, então, ao finalizar o arquivo, exporta-o como PDF. Ao recebê-lo, o cliente percebe que uma palavra está errada e resolve corrigi-la. Para isto, ele abre o arquivo no software Illustrator, altera o texto, e, ao final, salva-o novamente como PDF, no próprio Illustrator.
Se o cliente abrir o arquivo PDF no Adobe Acrobat, ele conseguirá medir as porcentagens das cores CMYK de uma determinada imagem?
Não, porque o arquivo PDF é hermético e não permite edição em nenhum software.
Não, porque esse software não possui nenhuma ferramenta que possa fazê-lo.
Sim, desde que os elementos sejam desagrupados, e a imagem fique independente, na página.
Sim, desde que seja aberta a paleta OutputPreview, e o cursor seja passado por sobre a imagem.
Sim, desde que o arquivo seja repetido em 4 camadas, e, em cada uma, seja priorizada cada cor da escala CMYK.
Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 61 a 63.
Um profissional de criação, ao desenvolver um arquivo que contém textos e imagens, no software Indesign, tem a solicitação do cliente para mandá-lo na extensão PDF. O profissional, então, ao finalizar o arquivo, exporta-o como PDF. Ao recebê-lo, o cliente percebe que uma palavra está errada e resolve corrigi-la. Para isto, ele abre o arquivo no software Illustrator, altera o texto, e, ao final, salva-o novamente como PDF, no próprio Illustrator.
Se o cliente abrir o arquivo PDF no Photoshop, ele conseguirá fazê-lo em
RGB, somente
Lab color, somente
RGB e CMYK, somente
escala de cinzas, RGB e CMYK, somente
escala de cinzas, RGB, CMYK e Lab color.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...