Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Existem diversos tipos de estratégias de marketing. A mais agressiva delas é denominada marketing de criação de necessidades, que ocorre quando uma empresa

  • A. adota empenhado esforço em vendas e propaganda para aumentar sua lucratividade.
  • B. cria novos desejos nos consumidores por intermédio da propaganda
  • C. detecta uma necessidade latente e desenvolve produtos para satisfazê-la.
  • D. lança um produto jamais solicitado ou imaginado por quem quer que seja.
  • E. pesquisa e desenvolve produtos em função de carências em nichos de mercado.

Em suas ações de marketing cultural, o BNDES se baseia em uma política de patrocínio a eventos e publicações, que está alinhada à missão de promover o desenvolvimento socioeconômico do país. Nesse sentido, o Banco apoia a edição de publicações e a realização de eventos de caráter coletivo e de curta duração – como festivais, congressos, feiras e seminários – que possam

  • A. atender as premissas da lucratividade dos projetos, do interesse público e das necessidades da população.
  • B. contribuir para inovação tecnológica e gerencial, com o intuito de desenvolver a economia do país.
  • C. gerar benefícios significativos para a sociedade brasileira e contribuir para reforçar positivamente a imagem do banco
  • D. preservar o meio ambiente e ampliar a discussão sobre desenvolvimento sustentável nas regiões em que atua.
  • E. trazer lucratividade comprovada a seus organizadores, garantindo o retorno dos projetos financiados.

A entrevista não estruturada realizada com grupo pequeno de respondentes e moderada por profissional treinado é um instrumento utilizado em pesquisa qualitativa, ao qual se dá o nome de

  • A.

    dados de levantamento.

  • B.

    entrevista em profundidade.

  • C.

    grupo de foco.

  • D.

    questionário.

  • E.

    técnicas projetivas.

O uso do gerúndio é desaconselhável em texto jornalístico porque essa forma verbal pode prejudicar o texto em sua

  • A.

    coerência

  • B.

    coesão

  • C.

    extensão

  • D.

    habilidade

  • E.

    precisão.

Diversas características diferenciam o texto publicitário do texto jornalístico, entre elas:

  • A.

    criação de intimidade, ausência de clichês, busca da neutralidade.

  • B.

    depoimentos de autoridades, linguagem formal, busca da neutralidade.

  • C.

    linguagem coloquial, uso de clichês, criação de intimidade.

  • D.

    presença de clichês, figuras de linguagem, busca da neutralidade.

  • E.

    uso de estereótipos, criação de antagonistas, distanciamento.

O lide de uma reportagem deve responder, prioritariamente, além de quem/que, às perguntas

  • A.

    quando, onde, por quê e como.

  • B.

    quando, onde, por quê e qual

  • C.

    quando, onde, como e qual.

  • D.

    quando, por quê, como e qual.

  • E.

    onde, por quê, como e qual.

No jornalismo, entrevista coletiva é a entrevista concedida por

  • A.

    uma personalidade a um jornalista.

  • B.

    uma personalidade a vários jornalistas.

  • C.

    várias personalidades a um jornalista.

  • D.

    um anônimo a um jornalista.

  • E.

    um grupo de pessoas a um jornal diário.

Os manuais de redação ensinam que, no texto jornalístico, o título de nobreza deve

  • A.

    estar em minúsculas.

  • B.

    estar em maiúsculas.

  • C.

    estar em negrito.

  • D.

    ser abreviado.

  • E.

    ser omitido.

O texto jornalístico deve ser, antes de tudo, compreensível. Escolha a estrutura da frase que atinge este objetivo.

  • A.

    O legista declarou que a vítima morreu de ataque cardíaco, depois de fazer a autópsia.

  • B.

    A vítima morreu de ataque cardíaco, depois de fazer a autópsia, declarou o legista.

  • C.

    Declarou o legista: "A vítima morreu de ataque cardíaco", depois de fazer a autópsia.

  • D.

    Depois de fazer a autópsia, o legista declarou que a vítima morreu de ataque cardíaco.

  • E.

    Depois de fazer a autópsia à vítima morreu de ataque cardíaco, declarou o legista

Uma notícia que vai ao ar na televisão, sem cobertura de imagem, chama-se, no jargão profissional, de nota

  • A.

    fria

  • B.

    útil

  • C.

    precisa

  • D.

    oficial

  • E.

    pelada

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...