Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Existem diversos tipos de estratégias de marketing. A mais agressiva delas é denominada marketing de criação de necessidades, que ocorre quando uma empresa
Em suas ações de marketing cultural, o BNDES se baseia em uma política de patrocínio a eventos e publicações, que está alinhada à missão de promover o desenvolvimento socioeconômico do país. Nesse sentido, o Banco apoia a edição de publicações e a realização de eventos de caráter coletivo e de curta duração – como festivais, congressos, feiras e seminários – que possam
A entrevista não estruturada realizada com grupo pequeno de respondentes e moderada por profissional treinado é um instrumento utilizado em pesquisa qualitativa, ao qual se dá o nome de
dados de levantamento.
entrevista em profundidade.
grupo de foco.
questionário.
técnicas projetivas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
O uso do gerúndio é desaconselhável em texto jornalístico porque essa forma verbal pode prejudicar o texto em sua
coerência
coesão
extensão
habilidade
precisão.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Diversas características diferenciam o texto publicitário do texto jornalístico, entre elas:
criação de intimidade, ausência de clichês, busca da neutralidade.
depoimentos de autoridades, linguagem formal, busca da neutralidade.
linguagem coloquial, uso de clichês, criação de intimidade.
presença de clichês, figuras de linguagem, busca da neutralidade.
uso de estereótipos, criação de antagonistas, distanciamento.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
O lide de uma reportagem deve responder, prioritariamente, além de quem/que, às perguntas
quando, onde, por quê e como.
quando, onde, por quê e qual
quando, onde, como e qual.
quando, por quê, como e qual.
onde, por quê, como e qual.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
No jornalismo, entrevista coletiva é a entrevista concedida por
uma personalidade a um jornalista.
uma personalidade a vários jornalistas.
várias personalidades a um jornalista.
um anônimo a um jornalista.
um grupo de pessoas a um jornal diário.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Os manuais de redação ensinam que, no texto jornalístico, o título de nobreza deve
estar em minúsculas.
estar em maiúsculas.
estar em negrito.
ser abreviado.
ser omitido.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
O texto jornalístico deve ser, antes de tudo, compreensível. Escolha a estrutura da frase que atinge este objetivo.
O legista declarou que a vítima morreu de ataque cardíaco, depois de fazer a autópsia.
A vítima morreu de ataque cardíaco, depois de fazer a autópsia, declarou o legista.
Declarou o legista: "A vítima morreu de ataque cardíaco", depois de fazer a autópsia.
Depois de fazer a autópsia, o legista declarou que a vítima morreu de ataque cardíaco.
Depois de fazer a autópsia à vítima morreu de ataque cardíaco, declarou o legista
Uma notícia que vai ao ar na televisão, sem cobertura de imagem, chama-se, no jargão profissional, de nota
fria
útil
precisa
oficial
pelada
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...