Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Do ponto de vista jornalístico e de acordo com a norma culta da língua, assinale o trecho que está redigido corretamente.
A famosa atriz declarou, em seu discurso emocionado, "que nunca usara drogas na sua vida."
A famosa atriz disse, em seu discurso, que "nunca usei drogas na minha vida".
Em discurso emocionado, a famosa atriz garantiu "nunca ter usado drogas na minha vida".
"Nunca usei drogas na minha vida", afirmou a famosa atriz, em depoimento emocionado.
"Nunca usei drogas na minha vida": alegou em depoimento emocionado a famosa atriz.
Anúncio breve que pretende gerar curiosidade sobre produto a ser revelado posteriormente; matéria produzida por terceiros com a finalidade de divulgação, que recebe tratamento visual diferenciado e instruções transmitidas aos responsáveis pela execução de um trabalho. Estas três definições, respectivamente, descrevem:
boletim, anúncio, informe publicitário.
comunicado, anúncio, relatório.
informe publicitário, anúncio, relatório.
teaser, comunicado, informativo.
teaser, informe publicitário, briefing.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Muitos autores conceituam a sociedade contemporânea como pós-moderna. Dos elementos relacionados abaixo, o conjunto que melhor caracteriza a chamada pós-modernidade é
indústria de ponta, acesso à internet, valores fortes, solidariedade e cultura popular.
alta tecnologia, velocidade, consumismo e hedonismo, niilismo, pastiche e simulacro.
hibridismo, cultura local, estados nacionais, violência exacerbada e imagens saturadas.
individualismo, liberdade absoluta, democracia racial, cultura de gênero e valorização do diferente.
globalização, culturas fortes, informação eletrônica, homem- máquina e grandes eventos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
A relevância do processo de comunicação para a sociedade atual pode ser medida pela capacidade de informações que o cidadão é capaz de receber e transmitir. Por isso, fala-se em direito à comunicação. Esse processo implica princípios éticos. Segundo Eugênio Bucci, citando Lambeth, duas correntes básicas dominam o cenário teórico nesse campo:
estruturalista e humanista.
ontológica e existencialista.
teleológica e deontológica.
cibernética e sistêmica.
essencialista e formalista.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
A complexidade tem sido a característica mais evidente da cultura contemporânea. Nesse contexto, expressar-se significa estar no mundo e dar sentido a ele. Como diz Lucien Sfez, o sujeito faz parte do meio, e o meio, do sujeito. É a sua inserção na organização. Esta idéia significa que
a parte está em um todo que é parte da parte.
o meio faz o homem e o homem faz o meio.
o lugar do humano é numa organização sistêmica.
emissor, meio e mensagem fazem a comunicação.
emissor, receptor e meio estão no mesmo lugar.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
No ensaio Simulacro e Poder: Uma Análise da Mídia, Marilena Chaui diz que o jornalismo impresso vem passando, gradualmente, de um órgão de notícias a um órgão de opinião. Assim, os jornalistas passam a ocupar o lugar que, tradicionalmente, cabia a
grupos e classes sociais e a partidos políticos.
autoridades e a organizações sociais diversas.
eclesiásticos e a formadores das universidades.
corporações sindicais e a estados nacionais.
organismos representativos e a grupos escolares.
Com relação ao jornalismo praticado na grande imprensa, o jornalismo empresarial se diferencia pela
abordagem
diagramação
ética
linguagem
periodicidade
Na atual economia globalizada, as empresas estão cada vez mais suscetíveis às forças do ambiente de marketing, adaptando suas estratégias aos constantes desafios, assim como às oportunidades que o mercado oferece. Com relação ao ambiente de marketing, é INCORRETO afirmar que
as forças do microambiente que influenciam a empresa são o ambiente físico-natural, o ambiente legal e o tecnológico.
a coleta sistemática de informações sobre clientes, mercado e concorrência auxilia a tomada de decisões estratégicas.
a empresa pode monitorar as forças do macroambiente e, dependendo de sua capacidade estratégica, responder a elas de modo a aproveitar as oportunidades de mercado.
o ambiente de marketing da empresa também inclui diversos públicos, que devem ser monitorados e atendidos.
o microambiente é constituído de forças que afetam diretamente a capacidade da empresa de atender seus clientes e criar valor para eles.
Entre as opções abaixo, qual o tipo de conteúdo menos indicado para ser publicado em um portal corporativo?
Base de dados de vendas passadas.
Campanhas de incentivo.
Notícias corporativas.
Treinamentos on-line.
Tutorial sobre formas de pagamento.
Por definição, patrocínio de eventos é uma forma de promoção de marca que associa uma marca a um evento. Considerando as características da prática de patrocínio de eventos, é correto afirmar que
a empresa, ao escolher projetos de patrocínio, deve usar como principal critério de seleção a idoneidade dos participantes.
o investimento em patrocínio de eventos garante uma mídia indireta, o que diminui a necessidade de comprar espaço comercial em jornais e revistas.
o patrocínio de eventos permite que a comunicação e os esforços promocionais sejam direcionados para regiões geográficas especificas e/ou grupos com estilos de vida similares.
o retorno de exposição da marca é avaliado pela duração do evento, para que a marca fique em evidência durante a sua realização.
um evento só deve ser patrocinado por marcas que tenham alguma relação entre seu conceito e o objetivo do evento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...