Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Do ponto de vista jornalístico e de acordo com a norma culta da língua, assinale o trecho que está redigido corretamente.

  • A.

    A famosa atriz declarou, em seu discurso emocionado, "que nunca usara drogas na sua vida."

  • B.

    A famosa atriz disse, em seu discurso, que "nunca usei drogas na minha vida".

  • C.

    Em discurso emocionado, a famosa atriz garantiu "nunca ter usado drogas na minha vida".

  • D.

    "Nunca usei drogas na minha vida", afirmou a famosa atriz, em depoimento emocionado.

  • E.

    "Nunca usei drogas na minha vida": alegou em depoimento emocionado a famosa atriz.

“Anúncio breve que pretende gerar curiosidade sobre produto a ser revelado posteriormente”; “matéria produzida por terceiros com a finalidade de divulgação, que recebe tratamento visual diferenciado” e “instruções transmitidas aos responsáveis pela execução de um trabalho”. Estas três definições, respectivamente, descrevem:

  • A.

    boletim, anúncio, informe publicitário.

  • B.

    comunicado, anúncio, relatório.

  • C.

    informe publicitário, anúncio, relatório.

  • D.

    teaser, comunicado, informativo.

  • E.

    teaser, informe publicitário, briefing.

Muitos autores conceituam a sociedade contemporânea como pós-moderna. Dos elementos relacionados abaixo, o conjunto que melhor caracteriza a chamada pós-modernidade é

  • A.

    indústria de ponta, acesso à internet, valores fortes, solidariedade e cultura popular.

  • B.

    alta tecnologia, velocidade, consumismo e hedonismo, niilismo, pastiche e simulacro.

  • C.

    hibridismo, cultura local, estados nacionais, violência exacerbada e imagens saturadas.

  • D.

    individualismo, liberdade absoluta, democracia racial, cultura de gênero e valorização do diferente.

  • E.

    globalização, culturas fortes, informação eletrônica, homem- máquina e grandes eventos.

A relevância do processo de comunicação para a sociedade atual pode ser medida pela capacidade de informações que o cidadão é capaz de receber e transmitir. Por isso, fala-se em direito à comunicação. Esse processo implica princípios éticos. Segundo Eugênio Bucci, citando Lambeth, duas correntes básicas dominam o cenário teórico nesse campo:

  • A.

    estruturalista e humanista.

  • B.

    ontológica e existencialista.

  • C.

    teleológica e deontológica.

  • D.

    cibernética e sistêmica.

  • E.

    essencialista e formalista.

A complexidade tem sido a característica mais evidente da cultura contemporânea. Nesse contexto, expressar-se significa estar no mundo e dar sentido a ele. Como diz Lucien Sfez, “o sujeito faz parte do meio, e o meio, do sujeito”. É a sua inserção na organização. Esta idéia significa que

  • A.

    a parte está em um todo que é parte da parte.

  • B.

    o meio faz o homem e o homem faz o meio.

  • C.

    o lugar do humano é numa organização sistêmica.

  • D.

    emissor, meio e mensagem fazem a comunicação.

  • E.

    emissor, receptor e meio estão no mesmo lugar.

No ensaio Simulacro e Poder: Uma Análise da Mídia, Marilena Chaui diz que o jornalismo impresso vem passando, gradualmente, de um órgão de notícias a um órgão de opinião. Assim, os jornalistas passam a ocupar o lugar que, tradicionalmente, cabia a

  • A.

    grupos e classes sociais e a partidos políticos.

  • B.

    autoridades e a organizações sociais diversas.

  • C.

    eclesiásticos e a formadores das universidades.

  • D.

    corporações sindicais e a estados nacionais.

  • E.

    organismos representativos e a grupos escolares.

Com relação ao jornalismo praticado na grande imprensa, o jornalismo empresarial se diferencia pela

  • A.

    abordagem

  • B.

    diagramação

  • C.

    ética

  • D.

    linguagem

  • E.

    periodicidade

Na atual economia globalizada, as empresas estão cada vez mais suscetíveis às forças do ambiente de marketing, adaptando suas estratégias aos constantes desafios, assim como às oportunidades que o mercado oferece. Com relação ao ambiente de marketing, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    as forças do microambiente que influenciam a empresa são o ambiente físico-natural, o ambiente legal e o tecnológico.

  • B.

    a coleta sistemática de informações sobre clientes, mercado e concorrência auxilia a tomada de decisões estratégicas.

  • C.

    a empresa pode monitorar as forças do macroambiente e, dependendo de sua capacidade estratégica, responder a elas de modo a aproveitar as oportunidades de mercado.

  • D.

    o ambiente de marketing da empresa também inclui diversos públicos, que devem ser monitorados e atendidos.

  • E.

    o microambiente é constituído de forças que afetam diretamente a capacidade da empresa de atender seus clientes e criar valor para eles.

Entre as opções abaixo, qual o tipo de conteúdo menos indicado para ser publicado em um portal corporativo?

  • A.

    Base de dados de vendas passadas.

  • B.

    Campanhas de incentivo.

  • C.

    Notícias corporativas.

  • D.

    Treinamentos on-line.

  • E.

    Tutorial sobre formas de pagamento.

Por definição, patrocínio de eventos é uma forma de promoção de marca que associa uma marca a um evento. Considerando as características da prática de patrocínio de eventos, é correto afirmar que

  • A.

    a empresa, ao escolher projetos de patrocínio, deve usar como principal critério de seleção a idoneidade dos participantes.

  • B.

    o investimento em patrocínio de eventos garante uma mídia indireta, o que diminui a necessidade de comprar espaço comercial em jornais e revistas.

  • C.

    o patrocínio de eventos permite que a comunicação e os esforços promocionais sejam direcionados para regiões geográficas especificas e/ou grupos com estilos de vida similares.

  • D.

    o retorno de exposição da marca é avaliado pela duração do evento, para que a marca fique em evidência durante a sua realização.

  • E.

    um evento só deve ser patrocinado por marcas que tenham alguma relação entre seu conceito e o objetivo do evento.

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