Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O perfil da comunicação hoje se caracteriza pela versatilidade com que se passa de um meio para o outro. Ela exige habilidades técnicas dos profissionais e do público ao mesmo tempo que um raciocínio mais rápido e a familiaridade com diferentes linguagens. Chama-se a esse fenômeno:

  • A. democratização da informação.
  • B. jornalismo multimidiático.
  • C. convergência das mídias.
  • D. nova cultura da sociedade.
  • E. novas tecnologias não lineares.

As rápidas mudanças tecnológicas, observadas no processo de comunicação das sociedades, estão dando um novo sentido ao espaço e ao tempo do sujeito contemporâneo. Esse processo tem por base a:

  • A.

    Internet, as redes virtuais e a globalização.

  • B.

    simultaneidade, a edição e a hipermídia.

  • C.

    cibercultura, o on-line e o espaço físico.

  • D.

    geografia, o deadline e o espaço virtual.

  • E.

    cronologia, a convergência e o ciberespaço.

O filósofo francês Pierre Lévy define a Internet como um "dispositivo de comunicação TODOS-TODOS". Isto porque, segundo esse autor, a Internet é o único meio que:

  • A.

    possibilita ao sujeito moderno assumir múltiplas identidades no mundo virtual e desempenhar vários papéis sociais.

  • B.

    viabiliza o projeto de democratização da informação, já que hoje todos têm acesso à rede mundial de computadores.

  • C.

    promove a multiplicação de contatos e conhecimentos em tempo recorde e radicaliza as possibilidades de comércio on-line.

  • D.

    permite a troca de informações em tempo real.

  • E.

    permite que todos sejam, ao mesmo tempo, emissores e receptores de uma ou várias mensagens.

Devido aos custos inerentes ao processo, a pesquisa de mercado é solicitada quando o objetivo principal do estudo é:

  • A.

    identificar deficiências e lacunas existentes na comunicação interna da empresa.

  • B.

    levantar as necessidades do público consumidor e medidas possíveis a serem adotadas para sua satisfação.

  • C.

    diagnosticar problemas setoriais dentro de uma organização empresarial.

  • D.

    aferir o impacto de um conjunto de medidas administrativas junto à alta diretoria.

  • E.

    verificar a opinião do público interno quanto às normas e processos da organização.

A consciência da responsabilidade social das empresas e das instituições públicas, no Brasil, tem um instrumento fundamental para a sua aplicação, que é(são):

  • A. o código de defesa do consumidor.
  • B. os códigos de ética empresarial.
  • C. os códigos Civil e Penal da República.
  • D. a última Constituição Brasileira.
  • E. as leis de postura urbana e rural.

Dentro de um plano de relacionamento com o público interno, a realização de atividades culturais tem como objetivo(s) imediato(s):

  • A.

    preparar o consumidor e todo o staff para o lançamento de novos produtos.

  • B.

    promover um clima de cooperação entre funcionários e diretoria.

  • C.

    reforçar o share of mind da organização através de uma boa relação com a mídia.

  • D.

    diminuir boatos e ruídos na comunicação interna e coibir qualquer manifestação de insatisfação por parte dos funcionários.

  • E.

    fortalecer a imagem corporativa e influenciar positivamente a opinião pública.

No âmbito do planejamento e gestão estratégicos de comunicação empresarial, pode-se considerar que a visão organizacional é um dos elementos norteadores de todo o processo. Partindo desse pressuposto, é correto afirmar que um dos objetivos diretos de uma declaração de visão é:

  • A.

    estabelecer o foco da organização em direção ao que se espera do futuro.

  • B.

    determinar os programas de ação e o campo de atuação da organização.

  • C.

    determinar os princípios e estratégias mercadológicas que devem reforçar as decisões da alta administração.

  • D.

    diagnosticar o cenário de atuação da organização, isto é, de seus ambientes interno, setorial e externo.

  • E.

    definir regras e normas de comportamento que devem orientar a conduta dos funcionários.

Considerando o vasto campo da comunicação empresarial, assinale a opção que apresenta instrumentos que permitem uma forma sincrônica de comunicação.

  • A.

    Videoconferência e mala direta.

  • B.

    E-mail e telefone.

  • C.

    Circular e mala direta.

  • D.

    Telefone e videoconferência.

  • E.

    Mala direta e e-mail.

Lage (2000) diz que os séculos XVII e XVIII foram os do jornalismo publicista, o século XIX, o do jornalismo educador e sensacionalista e o século XX, o do jornalismo-testemunho. Hoje, a informação:

  • A. é essencial à vida das pessoas.
  • B. é lugar de educação e formação.
  • C. constitui espaço de recreação e lazer.
  • D. forma valores culturais.
  • E. desenvolve a inteligência.

A liberdade de imprensa é um bem universal sujeito a preceitos éticos que devem ser observados pelos profissionais e empresas de comunicação. Os critérios que norteiam a ação do jornalista devem ser o(a):

  • A.

    interesse público, a relevância social e a própria convicção.

  • B.

    sentido dos fatos, a relação com a fonte e o sentido da verdade.

  • C.

    cultura atual, a pesquisa de fontes e o embate de idéias.

  • D.

    diversidade de versões, o culto ao bem e a verdade segura.

  • E.

    interpretação pessoal, os fatos sociais e as versões possíveis.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...