Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O perfil da comunicação hoje se caracteriza pela versatilidade com que se passa de um meio para o outro. Ela exige habilidades técnicas dos profissionais e do público ao mesmo tempo que um raciocínio mais rápido e a familiaridade com diferentes linguagens. Chama-se a esse fenômeno:
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
As rápidas mudanças tecnológicas, observadas no processo de comunicação das sociedades, estão dando um novo sentido ao espaço e ao tempo do sujeito contemporâneo. Esse processo tem por base a:
Internet, as redes virtuais e a globalização.
simultaneidade, a edição e a hipermídia.
cibercultura, o on-line e o espaço físico.
geografia, o deadline e o espaço virtual.
cronologia, a convergência e o ciberespaço.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O filósofo francês Pierre Lévy define a Internet como um "dispositivo de comunicação TODOS-TODOS". Isto porque, segundo esse autor, a Internet é o único meio que:
possibilita ao sujeito moderno assumir múltiplas identidades no mundo virtual e desempenhar vários papéis sociais.
viabiliza o projeto de democratização da informação, já que hoje todos têm acesso à rede mundial de computadores.
promove a multiplicação de contatos e conhecimentos em tempo recorde e radicaliza as possibilidades de comércio on-line.
permite a troca de informações em tempo real.
permite que todos sejam, ao mesmo tempo, emissores e receptores de uma ou várias mensagens.
Devido aos custos inerentes ao processo, a pesquisa de mercado é solicitada quando o objetivo principal do estudo é:
identificar deficiências e lacunas existentes na comunicação interna da empresa.
levantar as necessidades do público consumidor e medidas possíveis a serem adotadas para sua satisfação.
diagnosticar problemas setoriais dentro de uma organização empresarial.
aferir o impacto de um conjunto de medidas administrativas junto à alta diretoria.
verificar a opinião do público interno quanto às normas e processos da organização.
A consciência da responsabilidade social das empresas e das instituições públicas, no Brasil, tem um instrumento fundamental para a sua aplicação, que é(são):
Dentro de um plano de relacionamento com o público interno, a realização de atividades culturais tem como objetivo(s) imediato(s):
preparar o consumidor e todo o staff para o lançamento de novos produtos.
promover um clima de cooperação entre funcionários e diretoria.
reforçar o share of mind da organização através de uma boa relação com a mídia.
diminuir boatos e ruídos na comunicação interna e coibir qualquer manifestação de insatisfação por parte dos funcionários.
fortalecer a imagem corporativa e influenciar positivamente a opinião pública.
No âmbito do planejamento e gestão estratégicos de comunicação empresarial, pode-se considerar que a visão organizacional é um dos elementos norteadores de todo o processo. Partindo desse pressuposto, é correto afirmar que um dos objetivos diretos de uma declaração de visão é:
estabelecer o foco da organização em direção ao que se espera do futuro.
determinar os programas de ação e o campo de atuação da organização.
determinar os princípios e estratégias mercadológicas que devem reforçar as decisões da alta administração.
diagnosticar o cenário de atuação da organização, isto é, de seus ambientes interno, setorial e externo.
definir regras e normas de comportamento que devem orientar a conduta dos funcionários.
Considerando o vasto campo da comunicação empresarial, assinale a opção que apresenta instrumentos que permitem uma forma sincrônica de comunicação.
Videoconferência e mala direta.
E-mail e telefone.
Circular e mala direta.
Telefone e videoconferência.
Mala direta e e-mail.
Lage (2000) diz que os séculos XVII e XVIII foram os do jornalismo publicista, o século XIX, o do jornalismo educador e sensacionalista e o século XX, o do jornalismo-testemunho. Hoje, a informação:
A liberdade de imprensa é um bem universal sujeito a preceitos éticos que devem ser observados pelos profissionais e empresas de comunicação. Os critérios que norteiam a ação do jornalista devem ser o(a):
interesse público, a relevância social e a própria convicção.
sentido dos fatos, a relação com a fonte e o sentido da verdade.
cultura atual, a pesquisa de fontes e o embate de idéias.
diversidade de versões, o culto ao bem e a verdade segura.
interpretação pessoal, os fatos sociais e as versões possíveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...