Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O modelo de comunicação de Rogers e Kincaid, citado por Mattelart e Mattelart (1999), conhecido como "análise da rede de comunicação", busca identificar:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Segundo Lage (2000), o jornalista é um tradutor de discursos porque a sociedade moderna é composta de especialistas. Nessa mediação, o repórter deve usar a:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Na linguagem jornalística, alguns verbos declarativos são considerados neutros e, segundo o Manual de Redação da Folha de São Paulo, devem ser preferidos aos de carga positiva ou negativa. Identifique a opção que apresenta somente verbos declarativos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Segundo Ferrari (2004), o texto para um jornal on-line deve ser:
elaborado para dar sentido às imagens da home-page.
redigido da mesma forma que no veículo impresso.
conciso, como o impresso, e detalhado, como o da TV.
produzido com cuidado e grande rapidez de atualização.
formal, e escrito segundo a norma culta gramatical.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Segundo Garcia (1992), o texto jornalístico deve atender a certos requisitos técnicos, como:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Segundo Lasch, citado por Karam (2004), "vivemos um mundo de pseudo-eventos e quase-informações, no qual a atmosfera está saturada de declarações que não são nem verdadeiras nem falsas, mas críveis". Para esse autor, tal fato constitui:
o espaço para interpretações utilitárias da notícia.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O conceito de valoração polar em Bucci (2000) pode ser aplicado a um(a):
juiz que não condena um furto praticado para matar a fome.
julgamento público que condena, antes da justiça, um ato ilícito.
forma de liberalização da justiça diante de situações injustas.
atitude fundamentada em princípios anti-éticos e criminosos.
vontade de praticar o bem através de julgamentos em tribunais.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Entre os quatro componentes sociológicos que identificam a massa, defendidos por Herbert Blumer, tem-se que: (1) os membros podem vir de qualquer profissão ou camada social; (2) a massa é um grupo anônimo, composto de indivíduos anônimos; (3) a massa é frouxamente organizada; (4) e os membros da massa __________ .
O 4º componente se completa corretamente com:
estão fisicamente próximos uns dos outros.
são homogêneos e interagem muito.
são anônimos e se intercomunicam.
interagem esparsamente e trocam pouca experiência.
interagem contínua e intensamente.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
A globalização acelerou o fluxo de informações gerando uma inovadora e desafiante realidade para as empresas de comunicação. Novos conceitos foram incorporados ao dia-a-dia da profissão e das empresas de comunicação nas quais a tecnologia tem um papel central. Como conseqüência, uma nova aliança se estabelece entre:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Em meados dos anos 40, Theodor Adorno e Max Horkheimer cunharam o conceito de Indústria Cultural, segundo o qual, a produção industrial de bens culturais visava, sobretudo, à:
democratização da cultura popular.
aproximação das massas à chamada "alta cultura".
padronização da cultura com fins de rentabilidade econômica e controle social.
produção de uma cultura afirmativa.
produção de uma cultura que servisse de protesto à cultura erudita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...