Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Durante o planejamento estratégico faz-se necessário o levantamento dos pontos positivos e negativos de programas de comunicação levados a cabo anteriormente por uma empresa no momento do(a):

  • A.

    diagnóstico macroambiental.

  • B.

    definição da missão organizacional.

  • C.

    análise setorial.

  • D.

    determinação das metas e objetivos de comunicação.

  • E.

    avaliação do plano de comunicação.

Definidos como um diário pessoal, passaram a ter uma grande influência sobre os leitores e as pautas dos jornais e estão proliferando na Internet. São os:

  • A. demos.
  • B. blogs.
  • C. banners.
  • D. chats.
  • E. flashs.

Quando uma empresa utiliza uma marca já estabelecida para lançar um novo produto, faz o que chamamos comumente de extensão de marca. Quando esta tem como alvo um novo segmento de mercado de uma categoria atualmente atendida pela marca-mãe é classificada como extensão de:

  • A.

    licença.

  • B.

    categoria.

  • C.

    submarca.

  • D.

    linha.

  • E.

    mix.

Quando uma agência de comunicação desenvolve o mix de mídia de uma determinada campanha, seus profissionais devem conciliar os interesses e necessidades do cliente com a disponibilidade orçamentária deste, de modo a atingir os objetivos da referida campanha. Para nortear o trabalho da agência, o perfil das mídias jornal, Internet, revista, outdoor e televisão, respectivamente, possuem como vantagens:

  • A.

    possibilidade interativa, alta credibilidade, longa vida, alto grau de seletividade e baixo custo.

  • B.

    alto grau de seletividade, muitos usuários, cobertura local, uso em massa e alta repetição.

  • C.

    alta credibilidade, muitos usuários, longa vida, alto grau de exposição e baixo custo.

  • D.

    alta credibilidade, possibilidade interativa, longa vida, alto grau de seletividade e baixo custo.

  • E.

    alta credibilidade, possibilidade interativa, longa vida, alto grau de exposição e alta repetição.

Muitos fabricantes de bebidas alcoólicas comunicam-se por meio de propaganda e, ao final dos comerciais de TV, spots de rádio ou mesmo anúncios em mídia impressa, são dadas orientações para que o cliente não dirija após a ingestão de álcool. Esta característica específica classifica a propaganda como:

  • A.

    pioneira ou informativa.

  • B.

    institucional de RP.

  • C.

    de proteção ou defesa.

  • D.

    de venda persuasiva.

  • E.

    de produto-marca.

Dentre os desafios que as novas tecnologias propõem para a comunicação contemporânea está o que se convencionou chamar de "convergência das mídias", o que significa:

  • A.

    promover a interatividade, num único meio digital, pela Internet.

  • B.

    utilizar a Internet como ferramenta básica para a informação.

  • C.

    passar de uma mídia para outra, reunindo informações que se completam.

  • D.

    fazer rádio, televisão, jornal e propaganda em meios digitais.

  • E.

    estabelecer limites para a produção da informação digitalizada.

As críticas à imprensa por parte do público têm sido freqüentes, pois este exige um tratamento mais criterioso da informação. Quando isso ocorre, a imprensa é acusada de ser:

  • A. exagerada, mentirosa e frívola.
  • B. sensacionalista, artificial e banal.
  • C. pessimista, evasiva e superficial.
  • D. invasiva, imoral e ufanista.
  • E. dedicada, engajada e evasiva.

Numa campanha publicitária que objetiva reposicionar a imagem de uma empresa ou instituição governamental diante da opinião pública, a estratégia mais aconselhável de veiculação é a utilização da mídia:

  • A. única.
  • B. mix.
  • C. alternada.
  • D. audiovisual.
  • E. impressa.

O percurso de uma notícia na Internet passa por dois momentos, que são a:

  • A.

    notícia em si e seu aprofundamento através de recursos da hipermídia.

  • B.

    manchete e uma apuração realizada com mais rigor e precisão.

  • C.

    edição imediata e sua atualização constante através de links novos.

  • D.

    apuração rigorosa e sua completa edição como num jornal impresso.

  • E.

    pauta detalhada e um texto elaborado com o fim de prender a atenção.

A Promoção de Vendas é um importante elemento do mix de comunicação integrada, tendo recebido atenção crescente nos últimos anos, quando da elaboração dos orçamentos de comunicação de empresas de todos os tipos e portes. Neste contexto, o merchandising no ponto de venda integra o plano de comunicação quando é o caso de:

  • A.

    diminuir a metragem linear de exposição do produto.

  • B.

    reduzir os recursos investidos em equipes de promotores.

  • C.

    aumentar a visibilidade do produto na ocasião de compra.

  • D.

    aumentar os recursos investidos em venda pessoal.

  • E.

    estimular o consumidor a buscar mais informações no ponto de venda.

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