Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A elaboração do questionário é uma das etapas mais importantes e delicadas do processo de pesquisa de mercado. Esta fase inclui definição de conteúdo e formulação das perguntas, seqüência, formatação e layout. Um procedimento a ser adotado para garantir a confiabilidade de um questionário é o(a)

  • A.

    pré-teste do questionário.

  • B.

    análise dos dados secundários.

  • C.

    aplicação em campo.

  • D.

    definição de plano de análise.

  • E.

    pesquisa exploratória.

Dados secundários são dados que já foram coletados para objetivos distintos, e podem ser originados tanto dentro como fora da empresa. NÃO se caracterizam como fontes de dados secundários externos os(as)

  • A.

    bancos de dados bibliográficos.

  • B.

    dados estatísticos não governamentais.

  • C.

    índices econômicos.

  • D.

    relatórios de histórico de clientes.

  • E.

    publicações governamentais.

O texto jornalístico se caracteriza pelo volume de informação factual e é o resultado da apuração e tratamento dos dados. Portanto, o texto jornalístico deve:

  • A.

    refletir a opinião do repórter e ser fiel à sua visão.

  • B.

    levar o leitor ao conhecimento da verdade objetiva.

  • C.

    ser informativo e não buscar convencer o leitor.

  • D.

    construir uma versão subjetiva dos dados para o leitor.

  • E.

    analisar os fatos e interpretá-los segundo o critério do repórter.

Nos últimos anos, vem-se observando um movimento crescente das empresas na direção da responsabilidade social, que inclui o apoio a eventos culturais e esportivos, bem como a iniciativas filantrópicas. Neste contexto, estimulado por leis federais e estaduais, o chamado marketing cultural é bastante utilizado por grandes empresas. Assim, pode-se considerar que o emprego do marketing cultural constitui um investimento:

  • A.

    de curto prazo, que impacta diretamente sobre a marca.

  • B.

    de consolidação e aumento da simpatia pela empresa.

  • C.

    social, sem impacto significativo sobre a imagem da empresa.

  • D.

    para gerar vendas imediatas junto a segmentos mais afluentes.

  • E.

    que aumenta a eficiência da mídia na exposição da marca.

No processo de comunicação, aquele que recebe e decodifica a informação transmitida através de um canal que permite sua veiculação e o conjunto de signos que se relacionam para compor a mensagem constituem, respectivamente, o(a):

  • A. receptor e o código.
  • B. emissor e o código.
  • C. remetente e o referente
  • D. codificador e o contexto
  • E. fonte e o meio

Uma notícia que continua nos jornais, nos dias seguintes à primeira publicação, chama-se:

  • A. desdobramento.
  • B. continuação.
  • C. série.
  • D. suíte.
  • E. repetição.

Abrir a notícia de modo impreciso, adjetivado e descritivo é uma forma de texto jornalístico que deve ser evitado, o qual é conhecido como:

  • A. notícia leve.
  • B. matéria soft.
  • C. nariz de cera.
  • D. lide em cascata.
  • E. texto livre.

No relacionamento entre a empresa e a mídia, cada vez mais, se exigem posturas novas das assessorias de comunicação. Algumas estratégias vêm sendo adotadas para que os representantes empresariais se relacionem com a imprensa de modo competente e adequado. A esse processo dá-se o nome de:

  • A.

    Briefing pessoal.

  • B. Media Training.
  • C.

    Clipping diário.

  • D.

    Porta-Vozes.

  • E.

    Oratória dirigida.

O conhecimento da tipologia e da natureza de uma organização é condição essencial para o planejamento eficaz de sua comunicação. Nesse sentido, dentro de um quadro conceitual, as organizações industriais e as empresas privadas de produtos tangíveis são consideradas organizações:

  • A.

    coercitivas.

  • B.

    gerenciais-políticas.

  • C.

    normativas.

  • D.

    utilitárias.

  • E.

    de serviços.

Uma empresa do setor automobilístico, totalmente desconhecida no mercado brasileiro, pretende introduzir seus produtos junto a um público jovem, de idade compreendida entre 20 e 30 anos, classes média e média-alta. No intuito de obter uma boa aceitação de sua marca junto aos stakeholders, cabe ao profissional de comunicação, dentro de uma filosofia de responsabilidade social, orientar a diretoria a:

  • A.

    divulgar notícias pagas nos meios de comunicação de massa.

  • B.

    convocar a imprensa esportiva para uma coletiva no ato do lançamento.

  • C.

    promover campanhas de educação e segurança no trânsito.

  • D.

    patrocinar eventos esportivos destinados ao mercado-alvo.

  • E.

    reforçar as estratégias mercadológicas com propaganda institucional.

Provas e Concursos

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