Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A elaboração do questionário é uma das etapas mais importantes e delicadas do processo de pesquisa de mercado. Esta fase inclui definição de conteúdo e formulação das perguntas, seqüência, formatação e layout. Um procedimento a ser adotado para garantir a confiabilidade de um questionário é o(a)
pré-teste do questionário.
análise dos dados secundários.
aplicação em campo.
definição de plano de análise.
pesquisa exploratória.
Dados secundários são dados que já foram coletados para objetivos distintos, e podem ser originados tanto dentro como fora da empresa. NÃO se caracterizam como fontes de dados secundários externos os(as)
bancos de dados bibliográficos.
dados estatísticos não governamentais.
índices econômicos.
relatórios de histórico de clientes.
publicações governamentais.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O texto jornalístico se caracteriza pelo volume de informação factual e é o resultado da apuração e tratamento dos dados. Portanto, o texto jornalístico deve:
refletir a opinião do repórter e ser fiel à sua visão.
levar o leitor ao conhecimento da verdade objetiva.
ser informativo e não buscar convencer o leitor.
construir uma versão subjetiva dos dados para o leitor.
analisar os fatos e interpretá-los segundo o critério do repórter.
Nos últimos anos, vem-se observando um movimento crescente das empresas na direção da responsabilidade social, que inclui o apoio a eventos culturais e esportivos, bem como a iniciativas filantrópicas. Neste contexto, estimulado por leis federais e estaduais, o chamado marketing cultural é bastante utilizado por grandes empresas. Assim, pode-se considerar que o emprego do marketing cultural constitui um investimento:
de curto prazo, que impacta diretamente sobre a marca.
de consolidação e aumento da simpatia pela empresa.
social, sem impacto significativo sobre a imagem da empresa.
para gerar vendas imediatas junto a segmentos mais afluentes.
que aumenta a eficiência da mídia na exposição da marca.
No processo de comunicação, aquele que recebe e decodifica a informação transmitida através de um canal que permite sua veiculação e o conjunto de signos que se relacionam para compor a mensagem constituem, respectivamente, o(a):
Uma notícia que continua nos jornais, nos dias seguintes à primeira publicação, chama-se:
Abrir a notícia de modo impreciso, adjetivado e descritivo é uma forma de texto jornalístico que deve ser evitado, o qual é conhecido como:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
No relacionamento entre a empresa e a mídia, cada vez mais, se exigem posturas novas das assessorias de comunicação. Algumas estratégias vêm sendo adotadas para que os representantes empresariais se relacionem com a imprensa de modo competente e adequado. A esse processo dá-se o nome de:
Briefing pessoal.
Clipping diário.
Porta-Vozes.
Oratória dirigida.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O conhecimento da tipologia e da natureza de uma organização é condição essencial para o planejamento eficaz de sua comunicação. Nesse sentido, dentro de um quadro conceitual, as organizações industriais e as empresas privadas de produtos tangíveis são consideradas organizações:
coercitivas.
gerenciais-políticas.
normativas.
utilitárias.
de serviços.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Uma empresa do setor automobilístico, totalmente desconhecida no mercado brasileiro, pretende introduzir seus produtos junto a um público jovem, de idade compreendida entre 20 e 30 anos, classes média e média-alta. No intuito de obter uma boa aceitação de sua marca junto aos stakeholders, cabe ao profissional de comunicação, dentro de uma filosofia de responsabilidade social, orientar a diretoria a:
divulgar notícias pagas nos meios de comunicação de massa.
convocar a imprensa esportiva para uma coletiva no ato do lançamento.
promover campanhas de educação e segurança no trânsito.
patrocinar eventos esportivos destinados ao mercado-alvo.
reforçar as estratégias mercadológicas com propaganda institucional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...