Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o texto acima, julgue os itens de 97 a 103, a respeito das principais teorias da comunicação.
Entre as teorias mecanicistas, embasadas no modelo behaviorista estímulo-resposta, destacam-se a teoria hipodérmica e a abordagem empírico-experimental (persuasão).
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da notícia e de suas características, julgue os itens que se seguem.
Além da clássica divisão entre hard news e soft news, as notícias também podem ser hot news (quentes), spot news (imprevisíveis) e strong news (fortes).
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o texto acima, julgue os itens de 97 a 103, a respeito das principais teorias da comunicação.
O modelo dos usos e gratificações de Blumer e Katz demonstra como a mídia condiciona o gosto do público e vice-versa.
Quanto ao processo de apuração e de pesquisa de informações, julgue os itens subsequentes.
No off, uma das formas mais comuns de se obter informações no jornalismo, especialmente de fontes oficiais, as informações devem ser divulgadas diretamente pelos assessores de imprensa, sem passar pelos jornalistas.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens, acerca das características do texto jornalístico em diferentes mídias.
São objetivos do método da pirâmide invertida informar o núcleo fundamental da notícia desde o princípio e facilitar a supressão dos últimos parágrafos em caso de necessidade de cortes na matéria.
A respeito da concentração de veículos de comunicação nas mãos de grandes grupos econômicos, julgue os itens a seguir.
Propriedade cruzada significa que, em uma mesma localidade, diferentes meios de comunicação estão nas mãos de um mesmo proprietário.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o texto acima, julgue os itens de 97 a 103, a respeito das principais teorias da comunicação.
As noções de interatividade, receptor ativo e públicos segmentados começam a fazer parte das teorias da comunicação, na década de 70 do século XX, a partir do conceito de entropia como desdobramento dos estudos culturais (cultural studies).
Quanto ao processo de apuração e de pesquisa de informações, julgue os itens subsequentes.
O cruzamento de informações, apesar de ser uma estratégia bastante utilizada por jornalistas para verificar dados, é desnecessário quando as fontes são confiáveis e já conhecidas do repórter ou do editor.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Luiz Amaral, em seu livro Jornalismo, Matéria de Primeira Página (Tempo Brasileiro, 2008, p. 45), diz que a reportagem desfruta um lugar especial no conceito dos profissionais de mídia. Conjuga investigação, interpretação e qualidade de estilo. Acerca de reportagem, julgue os itens que se seguem.
Na reportagem, a pirâmide invertida recebe maior flexibilidade e não precisa surgir necessariamente já no primeiro parágrafo.
A respeito da concentração de veículos de comunicação nas mãos de grandes grupos econômicos, julgue os itens a seguir.
concentração horizontal é aquela que se dá em uma mesma área do setor (TV a cabo, por exemplo); e a concentração vertical constitui-se na integração de diferentes etapas da cadeia de produção (por exemplo, produção de programas, veiculação e distribuição).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...