Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito do tema objeto do fragmento de texto acima e dos fundamentos sociológicos da comunicação, julgue os itens seguintes.
Os estudos acerca de cibercultura apresentam diversas visões a respeito do caráter democratizante das tecnologias de comunicação e de informação. Nessa pluralidade, destacam-se aqueles que ressaltam a democracia virtual e os que apontam as tecnologias como uma força a favor do capitalismo, em seu estágio informacional.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Nota à imprensa e nota oficial são documentos diferentes, muito embora só importem para as redações quando têm informações que, do ponto de vista dos editores, interessam aos leitores. Nesse sentido, julgue, no item que se segue, se estão corretas as correspondências entre o nome do documento e sua descrição.
Nota à imprensa: texto de esclarecimento redigido e divulgado para dar satisfações com relação a fato ocorrido, com a expectativa de que tenha aproveitamento midiático; Nota oficial: texto de esclarecimento redigido e divulgado sem o propósito expresso de dar satisfações à imprensa, embora seu conteúdo possa ter aproveitamento midiático.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação às técnicas de redação, produção e edição para webjornalismo, julgue os itens que se seguem.
As agências de notícia online, que oferecem informação em tempo real, não seguem os princípios e as regras do jornalismo digital, uma vez que publicam apenas material bruto, sem tratamento jornalístico.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Para o noticiário factual, o tempo é um fator preponderante em toda a produção jornalística impressa. O que não é apurado em tempo de ser editado para a publicação, simplesmente não entra no produto final. A exceção são as chamadas matérias frias, que podem ser publicadas em outro momento sem perder o interesse.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base no texto reproduzido acima, julgue os itens a seguir, relativos às técnicas de redação e edição jornalísticas.
No trecho em questão, o principal foco de atenção do lide da matéria é o interesse da atriz Demi Moore pela personagem do texto, Susan Boyle.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base no texto reproduzido acima, julgue os itens a seguir, relativos às técnicas de redação e edição jornalísticas.
O texto enquadra-se no estilo noticioso denominado jornalismo de serviços ou de utilidade pública, ou seja, notícias de elevado apelo utilitário para o público, mas de pouca consistência do ponto de vista de apuração e investigação jornalísticas.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, acerca dos métodos e técnicas de pesquisa relativos ao jornalismo.
O questionário disponibilizado ao final de uma revista de variedades para o público feminino tem como principal pressuposto o conceito de feedback.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base no texto reproduzido acima, julgue os itens a seguir, relativos às técnicas de redação e edição jornalísticas.
A matéria chama atenção pela linguagem informal e coloquial, uma das características do jornalismo de entretenimento. Esse tipo de informação admite linguagem informal, coloquialismos e gírias, como as expressões vai virar filme, no título, e não param de pipocar na Internet, no início do texto.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a comunicação empresarial e organizacional, julgue os próximos itens.
Identidade e imagem institucional são conceitos simétricos, equiparáveis e igualmente mensuráveis em processos de avaliação.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base no texto reproduzido acima, julgue os itens a seguir, relativos às técnicas de redação e edição jornalísticas.
O critério de noticiabilidade, predominante no caso da publicação desse texto, embasa-se nos aspectos inusitados, curiosos e pitorescos da notícia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...