Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir desse texto, julgue os itens que se seguem.
A produção contínua de notícias paralelas e a repetição constante de informações durante o período de especulação sobre as causas do acidente com o voo AF 447 devem-se à natureza do fato noticiado, considerado um acontecimento midiático, que pode ser entendido como assunto de grande apelo racional para o público de notícias. A principal função do acontecimento midiático é o didatismo, já que por meio dele, a população aprende a se prevenir em eventos similares.
Comunicação Social - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito do tema objeto do fragmento de texto acima e dos fundamentos sociológicos da comunicação, julgue os itens seguintes.
Historicamente, o conceito de indústria cultural desenvolvido no âmbito da escola de Frankfurt, por Adorno e Horkheimer, é posterior ao de cultura de massas e se contrapõe ao pressuposto norte-americano de cultura democrática.
Julgue os seguintes itens, acerca das características do texto jornalístico em diferentes mídias.
O recurso à declaração textual no jornalismo impresso equivale ao uso de sonora em tevê ou rádio e, por isso, deve ser reservado a declarações de impacto, tanto por seu conteúdo como por seu caráter inusitado.
Comunicação Social - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em uma instituição, o planejamento ocorre em três níveis: estratégico, tático e operacional. O estratégico é de longo prazo, tem maior impacto e refere-se às decisões da instituição. O tático é de médio prazo e busca resposta a questões imediatas. O operacional cuida da documentação escrita e da normalização dos processos. A partir dessas informações, julgue os próximos itens.
O profissional de comunicação, por suas habilidades e competências, pode inserir-se nos três níveis de planejamento de uma instituição.
Julgue os seguintes itens, acerca das características do texto jornalístico em diferentes mídias.
As rimas, repetições e cacofonias, apesar de produzirem efeitos desagradáveis, especialmente em notícias ou reportagens de rádio e televisão, devem ser usadas pelos jornalistas quando o objetivo for tornar a notícia mais informal.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação, buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a serem tomadas pela referida assessoria.
A assessoria poderá decidir-se por entregar a alguns jornalistas a íntegra de uma pesquisa inédita, combinando com os profissionais da imprensa que os dados somente sejam divulgados a partir de uma data previamente acordada. Esse procedimento, em que o veículo de comunicação aceita um acordo a respeito da divulgação das informações, denomina-se embargo.
Comunicação Social - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao atual quadro geopolítico global, julgue os itens de 111 a 115.
Passa-se, nas relações internacionais do início do século XXI, por momento unipolar, sem contestação à ordem ocidental-norte-americana.
Considerando conceitos de marketing e a figura acima, que reproduz uma janela do sítio do BB na Internet, assinale a opção correta.
As abas correspondem à segmentação comportamental adotada pelo BB.
A mensagem "Inovar é do Brasil", observada na figura, caracteriza a Internet como um canal de comunicação, enquanto os serviços oferecidos pelo sítio do BB, como "Acesse sua conta", entre outros, caracterizam a Internet como um canal de distribuição.
No sítio do BB, o atendimento ao cliente por meio de Internet banking é virtual, o que confirma o caráter de separabilidade desse tipo de serviço.
O símbolo do BB, o nome "Banco do Brasil" e os caracteres "BB" dispostos na página do banco na Internet são extensões do mix de produtos oferecidos pelo BB.
O sítio do BB é um exemplo de Internet banking, mas não se enquadra como relacionamento de e-marketing.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O acontecimento midiático segue uma lógica própria, segundo a qual nem todo fato tem valor suficiente para merecer publicação. Com relação a essa lógica, julgue os itens que se seguem.
Quanto mais improvável é o acontecimento, mais impregnado de valor midiático ele pode estar.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação, buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a serem tomadas pela referida assessoria.
A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde poderá optar por escolher um único técnico como porta-voz da organização, buscando dar unidade às informações distribuídas aos veículos de comunicação, evitando conflito de informações. A formatação do discurso único denominase enquadramento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...