Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito do tema tratado no fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a fundamentos teóricos da comunicação.
Relativamente ao papel da mensagem no processo comunicativo, a principal perspectiva analítica, integrante da teoria crítica, é o modelo semiótico informacional, que prioriza os efeitos cognitivos no planejamento da codificação da mensagem.
Com referência aos textos acima, assinale a opção correta.
Por ser um informativo enviado diretamente ao endereço residencial do cliente, o Boletim seuEstilo é um produto de endomarketing.
Como é uma comunicação dirigida, o Boletim seuEstilo caracteriza um tipo de relacionamento orientador/ direcionador.
Na segmentação estratégica de mercado adotada pelo BB, o cliente Estilo enquadra-se no pilar negocial do tipo varejo.
O Boletim seuEstilo é um exemplo de publicidade (mídia não-paga), já que o cliente Estilo não paga para recebê-lo.
O envio de cada edição do Boletim seuEstilo para o públicoalvo constitui uma ação de marketing estratégico.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O acontecimento midiático segue uma lógica própria, segundo a qual nem todo fato tem valor suficiente para merecer publicação. Com relação a essa lógica, julgue os itens que se seguem.
Acontecimentos midiáticos seguem o senso comum, daí não haver dificuldade em se saber o que o público quer ver publicado.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação, buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a serem tomadas pela referida assessoria.
A avaliação de que o trabalho da assessoria tem obtido credibilidade junto aos veículos de comunicação poderá ajudar a reduzir erros e eventuais incompreensões. Essa credibilidade é chamada também de passivo de imagem.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito do tema tratado no fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a fundamentos teóricos da comunicação.
A principal vertente teórica acerca da relevância do canal nos processos comunicativos faz parte do chamado gatekeeping, que aborda como esses canais de informação são selecionados de acordo com o tipo de mensagem, o perfil do público e os efeitos pretendidos com a mensagem.
Segundo o texto acima, parte do valor do Seguro Ouro Residencial é destinado a projetos socioambientais da FBB. Essa iniciativa do BB
é uma ação de marketing societal.
configura uma proposta de venda casada, ao associar o apoio a projetos socioambientais ao seguro.
configura um processo de benchmarketing.
configura um mix de produtos.
não é uma ação de marketing, visto que marketing não se aplica a instituições sem fins lucrativos.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O acontecimento midiático segue uma lógica própria, segundo a qual nem todo fato tem valor suficiente para merecer publicação. Com relação a essa lógica, julgue os itens que se seguem.
Acontecimentos midiáticos fogem a qualquer lógica, daí a iniciativa dos veículos de comunicação em criar seus próprios manuais.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação, buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a serem tomadas pela referida assessoria.
A assessoria de imprensa pode decidir fazer um convite aos jornalistas que cobrem rotineiramente o Ministério da Saúde para avaliar as opções disponíveis com vistas a tornar o assunto atraente para o público. Essa iniciativa seria ótima para integrar assessoria e imprensa e é chamada de workshopmidia.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir desses comentários, julgue os itens de 113 a 118 em relação às atividades de assessoria de imprensa e à prática dos veículos de comunicação no Brasil.
A criação do blog por uma empresa como a PETROBRAS mostra que as novas tecnologias estão sendo usadas com criatividade por assessores de imprensa no Brasil para a adoção de formas de comunicação alternativas à grande imprensa. Um dos parâmetros das novas mídias é o contato direto com os públicos da instituição, sem a mediação dos veículos de comunicação de massa.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito do tema tratado no fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a fundamentos teóricos da comunicação.
As fontes de informação são estudadas pela hipótese do agenda-setting (agendamento), segundo a qual são as fontes que conduzem a agenda da mídia na atualidade, dado que toda informação fidedigna depende de uma fonte segura e confiável.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...