Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Há décadas a teoria do gatekeeping (seleção de informações) vem tratando de explicar o processo de construção da realidade social. Exemplos concretos do processo de criação dessa realidade são observados diariamente tanto na forma como os noticiários de televisão editam protestos e discursos ou descrevem cenas de acidentes e crimes quanto na forma como as revistas de informação resumem os eventos mais importantes da semana e decidem o que será capa em determinado fim de semana. Também é exemplo do processo de criação a forma como os jornais descrevem pessoas e(ou) conceitos abstratos: guerrilheiro ou terrorista, esquerda ou direita, conservador ou liberal.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do assunto nele abordado, julgue os itens que se seguem.

Os princípios do gatekeeping não são aplicados no âmbito da assessoria de imprensa de uma instituição pública, haja vista a inexistência de interesses comerciais nesse caso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os se seguem. anúncios acima mostrados, julgue os itens que

O texto publicitário possui uma linguagem caracterizada em geral pela objetividade e pela intenção persuasiva, ou seja, procura convercer o consumidor de forma rápida e sedutora.No caso dos anúncios mostrados, o texto usa associações regionais, tanto verbais quanto visuais, para criar uma metáfora com a historicidade e a geografia da região Nordeste.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 22 a 31, acerca da relação entre corporações, processo e meios de comunicação.

São tarefas da assessoria de comunicação das corporações: buscar fatos que possam ser capitalizados positivamente para a imagem da corporação, divulgar produtos e serviços, ou atuar preventivamente em focos de problemas que possam ser minimizados por meio de esclarecimentos prévios à imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base do tema do texto acima, julgue os seguintes itens.

Um plano de campanha deve, para aumentar suas chances de sucesso, ignorar a segmentação do mercado e fazer uma campanha de massificação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base do tema do texto acima, julgue os seguintes itens.

O conceito de comunicação "dirigida, cada vez mais focada no indivíduo, cada vez mais falando diretamente com você", citado no texto, tem como uma das principais ferramentas o CRM (Customer Relationship Management),

  • C. Certo
  • E. Errado

As Normas do Cerimonial Público e a Ordem de Precedência são instruções reguladoras e devem ser aplicadas em solenidades oficiais realizadas na capital federal da República, nos estados, nos municípios, nos territórios e nas missões diplomáticas do Brasil. Acerca destas normas, julgue os itens subseqüentes.

A precedência entre Ministros de Estado, ainda que interinos, é determinada pelo critério histórico de criação do respectivo Ministério.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens seguintes.

Nas instituições públicas, os serviços de atendimento ao cidadão, as ouvidorias e as ferramentas de interatividade disponíveis nos portais corporativos não se enquadram nas políticas de comunicação pública, visto que, nessa concepção, a oferta de serviços noticiosos é que deve ter primazia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca desse tema, julgue os itens de 6 a 15.

Os manuais de redação de alguns veículos de comunicação, que acabam tornando-se normas rígidas de comunicação escrita nessas instituições, não fazem parte das rotinas produtivas da comunicação institucional escrita.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entende-se por evento todo e qualquer acontecimento que não faça parte da rotina institucional e que envolva pessoas com o fim de comunicar algo. Com base nessa definição, julgue os próximos itens.

O planejamento de eventos tem como objetivo criar uma prática que sirva de apoio para a organização junto às lideranças, além de acompanhar o público interno que compõe a organização do evento, seja ele da natureza que for.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca desse tema, julgue os itens de 6 a 15.

Nos anúncios de instituição bancária pública, não se pode falar meias verdades, mesmo porque a linguagem publicitária deve ser direta e sem subterfúgios.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...