Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação às técnicas de reportagem, descritas e pesquisadas por autores como Muniz Sodré e Nilson Lage, julgue os seguintes itens.
Independentemente do modelo de relato (fact-story, actionstory ou quote-story), a reportagem não pode variar os modos como são hierarquizados os acontecimentos e as informações.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do assunto apresentado no texto acima, julgue os itens seguintes.
Mencionados no texto, os anúncios são veiculados por meios como jornais, revistas ou televisão.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência a opinião pública e ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Vários autores criticam a identificação do conceito de opinião pública com pesquisas de opinião, apresentando entre outros argumentos o fato de que a pesquisa coloca artificialmente em posição de igualdade opiniões que são qualitativamente diferentes.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considere que o projeto de produção de um relatório anual é composto por um conjunto de peças que inclui duas brochuras, um encarte destacável, fôlderes avulsos, estando todo o conjunto dentro de uma pasta com duas bolsas. No que se refere a esse projeto e aos processos de produção gráfica, julgue os itens seguintes.
Na produção gráfica, a especificação, o planejamento e o controle são momentos de integração e cabe à pessoa que gerencia o processo fazer escolhas e tomar decisões. Para isso, seu conhecimento quanto ao processo deve ser o maior possível.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação aos veículos de comunicação interna, julgue os itens que se seguem.
O jornal interno é um veículo ultrapassado pelos meios eletrônicos, como a intranet e o e-mail, que garantem maior agilidade na comunicação interna e de forma menos burocrática.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação às técnicas de reportagem, descritas e pesquisadas por autores como Muniz Sodré e Nilson Lage, julgue os seguintes itens.
A reconstituição das ações e a presentificação dos fatos como se estivessem ocorrendo são recursos do discurso narrativo e se apóiam na ação e no detalhamento.
O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Exige-se do jornalista versatilidade e interesse pelo processo de produção da notícia. Cada vez mais, o mercado contemporâneo requer que o profissional assuma mais responsabilidades e funções, participando da apuração, da formulação e da edição do texto.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do assunto apresentado no texto acima, julgue os itens seguintes.
Um dos métodos para avaliar a eficiência de uma programação de mídia em televisão é o GRP (gross rating point).
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considere que o projeto de produção de um relatório anual é composto por um conjunto de peças que inclui duas brochuras, um encarte destacável, fôlderes avulsos, estando todo o conjunto dentro de uma pasta com duas bolsas. No que se refere a esse projeto e aos processos de produção gráfica, julgue os itens seguintes.
Para a situação descrita, existem várias alternativas de produção para cada tipo de produto. Na escolha do sistema de impressão para uma tiragem de 100 mil fôlderes em formato aberto 20 cm × 30 cm, o sistema mais adequado seria a offset rotativa.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação aos veículos de comunicação interna, julgue os itens que se seguem.
Ao implantar programas de comunicação como a caixa de sugestões ou portas abertas é preciso considerar o desgaste desses canais no que se refere às indefinições sobre os resultados das sugestões e o receio de retaliações pelo poder dominante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...