Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Assessores de comunicação lidam basicamente com as relações de poder dentro das organizações e com a administração de controvérsias, confrontos, crises e conflitos sociais. De modo geral, gerenciar crises significa enfrentar ameaças de forma sistemática. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
Na gestão de crise, o importante é não deixar a mídia e a sociedade sem respostas. Para tanto, ainda que se trate de fatos desconhecidos, não é recomendável usar expressões como vamos averiguar.
Com relação à imagem reproduzida acima, julgue o item que se segue.
Da marca BRASIL, criada pelo governo Lula, apresentada acima, pode-se inferir que ela representa a força e a união dos brasileiros em torno de um ideal comum de democracia e de liberdade com responsabilidade.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As publicações institucionais constituem um dos elementos mais importantes dentro do sistema de construção da imagem da instituição. Portanto, essas publicações devem respeitar uma identidade corporativa. Considerando a produção e a publicação dessas peças de divulgação, julgue os itens a seguir.
A publicação de um relatório institucional deve estar em sintonia com a imagem da instituição, sem, no entanto, se tornar uma mera reprodução dos padrões estabelecidos.
A empresa familiar Coisas da Terra e do Mar fabrica 10 tipos de pratos congelados, entre doces e salgados, e 4 tipos de compotas: laranja da terra, mamão verde, banana e manga. O principal produto da organização é o bobó de camarão congelado que é vendido para mais de 12 estados do país. A empresa lançou recentemente o bobó de camarão sem dendê acondicionado em pacotes de uso individual para, distribuição pela cadeia de supermercado, com a marca Delícias Leves. Acerca da situação hipotética acima, julgue os seguintes itens.
É correto afirmar que a empresa Coisas da Terra e do Mar está utilizando, em termos de distribuição, o marketing direto para atingir o cliente com a marca Delícias Leves.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os grandes jornais brasileiros têm tentado atrair mais leitores por meio da renovação de sua imagem. Nos últimos anos, proliferam edições em cores e alterações na tipografia e na diagramação. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
Os infográficos são utilizados pelas mídias impressas para representar gráficos gerados por meio de recursos digitais.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Estatísticas referentes aos EUA apontam que 60% de tudo o que é publicado nos veículos de comunicação têm origem em fontes institucionais. Manuel Chaparro fala da revolução das fontes, ao afirmar que as instituições se assumem como produtoras ostensivas dos conteúdos da atualidade. A partir dessas informações, e levando em conta os critérios de noticiabilidade, de seleção e de organização e construção do texto jornalístico e da relação com as fontes, julgue os seguintes itens.
A relação entre jornalistas e assessorias é marcada por um conflito insuperável, porque jornalistas vinculam-se ao interesse público e os assessores, ao interesse particular.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
O sentido de um texto é o simples resultado de articulações de linguagem.
A empresa familiar Coisas da Terra e do Mar fabrica 10 tipos de pratos congelados, entre doces e salgados, e 4 tipos de compotas: laranja da terra, mamão verde, banana e manga. O principal produto da organização é o bobó de camarão congelado que é vendido para mais de 12 estados do país. A empresa lançou recentemente o bobó de camarão sem dendê acondicionado em pacotes de uso individual para, distribuição pela cadeia de supermercado, com a marca Delícias Leves. Acerca da situação hipotética acima, julgue os seguintes itens.
A característica básica do tipo de distribuição usada pela empresa é a do tipo seletiva, pois é a adequada para produtos que têm um custo baixo por unidade e são freqüentemente comprados.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O designer gráfico utiliza algumas ferramentas computacionais para realização dos seus projetos, que podem ser voltados para mídias impressas ou para mídias eletrônicas. Acerca da figura acima, que mostra a área de trabalho do programa Macromedia FreeHand 10, e dos softwares mais utilizados no meio gráfico, julgue os itens a seguir.
O desenho produzido nessa figura é vetorial, pois é configurado com base em objetos matemáticos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base nos conceitos e nas práticas de comunicação nas organizações, julgue os itens que se seguem.
Os assessores de imprensa devem comandar a comunicação integrada, mantendo sob seu controle as outras subáreas da macroárea de comunicação. Sua função deixa de ser uma atividade meramente institucional, para ser, também, uma atividade mercadológica a serviço das organizações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...