Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para preparar uma estratégia de marketing eficaz, a pizzaria Trotamundo tem buscado estudar os seus concorrentes, bem como os consumidores atuais e potenciais. A Trotamundo possui características bastante marcantes e reconhecidas pelo mercado: pizza fina, crocante e quadrada. O crescimento da Trotamundo tem surpreendido seu principal e tradicional concorrente, a pizzaria Dom Giulian. Assim, a tradição da Dom Giulian está perdendo seu potencial competitivo. Nesse contexto, a organização Dom Giulian tem voltado sua atenção para a necessidade de uma análise da concorrência.
Com base na situação hipotética descrita acima, julgue o item subseqüente.
É correto afirmar que a pizzaria Trotamundo pode ser categorizada nos níveis de concorrência de marca e de concorrência industrial em relação à pizzaria Dom Giulian.Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O designer gráfico utiliza algumas ferramentas computacionais para realização dos seus projetos, que podem ser voltados para mídias impressas ou para mídias eletrônicas. Acerca da figura acima, que mostra a área de trabalho do programa Macromedia FreeHand 10, e dos softwares mais utilizados no meio gráfico, julgue os itens a seguir.
O desenho está configurado para cores de processo; dessa forma, a cor em que vai ser impresso corresponde à sua cor mostrada na tela do monitor.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Dependendo do entrevistado, do formato e de como será transcrita, a entrevista pode ser tratada como reportagem especial que apresenta uma notícia. Nesse caso, é necessário selecionar as proposições mais relevantes das respostas e transcrevê-las em ordem de importância, considerando que o lide será construído com base na notícia mais relevante.A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, a respeito de gêneros da redação publicitária.
A informação contida continua sendo a alma da propaganda (alínea h), desde que trabalhada em benefício do produto que se está vendendo.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das teorias da comunicação (conceitos, paradigmas, objetos e metodologias), julgue os itens subseqüentes.
Cabe ao emissor da comunicação a opção de retificar as informações eventualmente incorretas ou falsas, e, ao receptor, o exercício do direito de resposta.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O termo briefing é muito usado em publicidade e propaganda e também no jornalismo. Significa curto, rápido, e pode ser usado no sentido de pequenas notas a serem pautadas em colunas ou o resumo das notícias.
A Arquidiocese de Brasília encomendou um projeto de sinalização para a Catedral Metropolitana de Brasília. O designer que recebeu a encomenda iniciou o trabalho de projeto. A primeira parte do trabalho seria entender o problema por meio da análise do projeto do espaço (plantas, cortes e fachadas) e de entrevista com o contratante.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
As questões referentes a planejamento de custos não fazem parte do trabalho de projeto, devendo ser enviadas ao setor de contabilidade.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O designer gráfico utiliza algumas ferramentas computacionais para realização dos seus projetos, que podem ser voltados para mídias impressas ou para mídias eletrônicas. Acerca da figura acima, que mostra a área de trabalho do programa Macromedia FreeHand 10, e dos softwares mais utilizados no meio gráfico, julgue os itens a seguir.
Em programas como o Macromedia FreeHand, é possível importar uma imagem bitmap e convertê-la para desenho.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, a respeito de gêneros da redação publicitária.
Fazer o consumidor viver o drama (como se infere da alínea f) é um gênero de redação publicitária extremamente difícil, mas, quando bem executado, é muito eficiente.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das teorias da comunicação (conceitos, paradigmas, objetos e metodologias), julgue os itens subseqüentes.
Embora seja processo constitutivo da vida social, a comunicação humana foi estudada especificamente apenas no início do século XX, graças ao desenvolvimento dos modernos meios de comunicação de massa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...