Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base nos conceitos e nas práticas de comunicação nas organizações, julgue os itens que se seguem.
As assessorias de comunicação mais eficazes são aquelas que reagem às reclamações dos clientes, atendendo prontamente suas solicitações.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, a respeito de gêneros da redação publicitária.
Ao afirmar que As pessoas não se interessam apenas por sexo, lucro e outras vantagens materiais (alínea l), o autor sugere que esse tipo de apelo não seja utilizado no texto publicitário.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das teorias da comunicação (conceitos, paradigmas, objetos e metodologias), julgue os itens subseqüentes.
Uma vez que é objetivamente impossível chegar-se à verdade dos fatos, cabe ao jornalista interpretá-los segundo o interesse público.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Estatísticas referentes aos EUA apontam que 60% de tudo o que é publicado nos veículos de comunicação têm origem em fontes institucionais. Manuel Chaparro fala da revolução das fontes, ao afirmar que as instituições se assumem como produtoras ostensivas dos conteúdos da atualidade. A partir dessas informações, e levando em conta os critérios de noticiabilidade, de seleção e de organização e construção do texto jornalístico e da relação com as fontes, julgue os seguintes itens.
Releases e sugestões de pauta contribuem para agendar os assuntos com antecedência e aumentar a possibilidade de rotinização da cobertura noticiosa. Wolf denomina esse processo de agenda de serviço.
A empresa familiar Coisas da Terra e do Mar fabrica 10 tipos de pratos congelados, entre doces e salgados, e 4 tipos de compotas: laranja da terra, mamão verde, banana e manga. O principal produto da organização é o bobó de camarão congelado que é vendido para mais de 12 estados do país. A empresa lançou recentemente o bobó de camarão sem dendê acondicionado em pacotes de uso individual para, distribuição pela cadeia de supermercado, com a marca Delícias Leves. Acerca da situação hipotética acima, julgue os seguintes itens.
O preço do produto Delícias Leves deve ser condizente com os dos outros elementos do composto de marketing, pois desse modo haverá um posicionamento correto do produto.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O designer gráfico utiliza algumas ferramentas computacionais para realização dos seus projetos, que podem ser voltados para mídias impressas ou para mídias eletrônicas. Acerca da figura acima, que mostra a área de trabalho do programa Macromedia FreeHand 10, e dos softwares mais utilizados no meio gráfico, julgue os itens a seguir.
O desenho mostrado poderia ter sido composto por diversos objetos independentes e superpostos dentro de um mesmo layer que, mesmo depois de salvos, não se mesclam entre si.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
As assessorias de comunicação, hoje, estão vinculadas ao nível mais alto de gestão das empresas e instituições e tendem a ser bem documentadas. Com elas, empresários e administradores passam a considerar a informação do público não como mera expansão da publicidade comercial ou legal, mas com o caráter de comunicação pública ou cidadã.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, a respeito de gêneros da redação publicitária.
O gênero testemunhal é descrito, em sua essência, na alínea i.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das teorias da comunicação (conceitos, paradigmas, objetos e metodologias), julgue os itens subseqüentes.
Ser objetiva e verdadeira é uma exigência ética da publicidade.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Estatísticas referentes aos EUA apontam que 60% de tudo o que é publicado nos veículos de comunicação têm origem em fontes institucionais. Manuel Chaparro fala da revolução das fontes, ao afirmar que as instituições se assumem como produtoras ostensivas dos conteúdos da atualidade. A partir dessas informações, e levando em conta os critérios de noticiabilidade, de seleção e de organização e construção do texto jornalístico e da relação com as fontes, julgue os seguintes itens.
Os jornalistas criam a atualidade a partir da sua percepção ao verem a realidade exterior como um conjunto de acontecimentos diferentes e independentes que podem transformar-se em notícias. Um recurso utilizado é o uso do newspeg ou gancho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...