Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O release é uma divulgação interna, elaborada por órgãos públicos e empresas e estruturada dentro das regras do texto jornalístico. No entanto, não pode ser publicado como tal e não tem interesse para os jornalistas nas redações.

  • C. Certo
  • E. Errado

A temática da comunicação pública tem dominado o debate acadêmico e profissional nos últimos anos. Julgue os itens a seguir, levando em consideração as reflexões teóricas acerca do tema.

As principais finalidades da comunicação pública são influenciar e controlar as percepções do tema político por meio dos veículos de comunicação. Para isso, recorre às técnicas de marketing e define os assuntos e o formato como eles são apresentados ao cidadão.

  • C. Certo
  • E. Errado

O designer gráfico utiliza algumas ferramentas computacionais para realização dos seus projetos, que podem ser voltados para mídias impressas ou para mídias eletrônicas. Acerca da figura acima, que mostra a área de trabalho do programa Macromedia FreeHand 10, e dos softwares mais utilizados no meio gráfico, julgue os itens a seguir.

Os contornos da figura podem ser editados pela ferramenta de desenho livre, que permite acrescentar, apagar e realocar pontos de construção, bem como modificar as linhas tangentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, a respeito de gêneros da redação publicitária.

“partir de uma particularidade do produto, por mínima que seja” (alínea c), acaba resultando em um texto que desvaloriza as vantagens do produto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias da comunicação (conceitos, paradigmas, objetos e metodologias), julgue os itens subseqüentes.

Mesmo com a vasta bibliografia referente ao estudo dos processos de comunicação nos seus diferentes elementos, relações, níveis e contextos, ainda não se pode defender que exista uma ciência da comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Os lides, na redação jornalística, são usados para abrir matérias de repercussão e suíte. O lide não trata a notícia de forma direta e exige criatividade e cuidado para que não caia no lugar comum.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assessores de comunicação lidam basicamente com as relações de poder dentro das organizações e com a administração de controvérsias, confrontos, crises e conflitos sociais. De modo geral, gerenciar crises significa enfrentar ameaças de forma sistemática. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

A maioria das questões levantadas em situação de emergência pode ser respondida com antecedência e isso pode representar uma oportunidade singular de marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

A página em HTML mostrada acima foi feita no programa Microsoft FrontPage 2002, com uma tabela de duas colunas. Uma, para a marca do sítio de Internet e links, e a outra, para os textos. Considerando as características dos editores de páginas para web, julgue os itens subseqüentes.

Se o desenho que está no alto, à esquerda, estiver no formato JPEG, com uma resolução de 72 dpi, estará adequado para publicação na Internet.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, a respeito de gêneros da redação publicitária.

O apelo emocional, abordado na alínea b) e também chamado de humanização, é uma estratégia frágil, pois atinge somente pessoas emotivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias da comunicação (conceitos, paradigmas, objetos e metodologias), julgue os itens subseqüentes.

A teoria crítica da comunicação, de inspiração liberal, opôs-se às teorias de orientação administrativa, baseadas no positivismo empírico.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...