Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O release é uma divulgação interna, elaborada por órgãos públicos e empresas e estruturada dentro das regras do texto jornalístico. No entanto, não pode ser publicado como tal e não tem interesse para os jornalistas nas redações.
A temática da comunicação pública tem dominado o debate acadêmico e profissional nos últimos anos. Julgue os itens a seguir, levando em consideração as reflexões teóricas acerca do tema.
As principais finalidades da comunicação pública são influenciar e controlar as percepções do tema político por meio dos veículos de comunicação. Para isso, recorre às técnicas de marketing e define os assuntos e o formato como eles são apresentados ao cidadão.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O designer gráfico utiliza algumas ferramentas computacionais para realização dos seus projetos, que podem ser voltados para mídias impressas ou para mídias eletrônicas. Acerca da figura acima, que mostra a área de trabalho do programa Macromedia FreeHand 10, e dos softwares mais utilizados no meio gráfico, julgue os itens a seguir.
Os contornos da figura podem ser editados pela ferramenta de desenho livre, que permite acrescentar, apagar e realocar pontos de construção, bem como modificar as linhas tangentes.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, a respeito de gêneros da redação publicitária.
partir de uma particularidade do produto, por mínima que seja (alínea c), acaba resultando em um texto que desvaloriza as vantagens do produto.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das teorias da comunicação (conceitos, paradigmas, objetos e metodologias), julgue os itens subseqüentes.
Mesmo com a vasta bibliografia referente ao estudo dos processos de comunicação nos seus diferentes elementos, relações, níveis e contextos, ainda não se pode defender que exista uma ciência da comunicação.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Os lides, na redação jornalística, são usados para abrir matérias de repercussão e suíte. O lide não trata a notícia de forma direta e exige criatividade e cuidado para que não caia no lugar comum.
Assessores de comunicação lidam basicamente com as relações de poder dentro das organizações e com a administração de controvérsias, confrontos, crises e conflitos sociais. De modo geral, gerenciar crises significa enfrentar ameaças de forma sistemática. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
A maioria das questões levantadas em situação de emergência pode ser respondida com antecedência e isso pode representar uma oportunidade singular de marketing.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A página em HTML mostrada acima foi feita no programa Microsoft FrontPage 2002, com uma tabela de duas colunas. Uma, para a marca do sítio de Internet e links, e a outra, para os textos. Considerando as características dos editores de páginas para web, julgue os itens subseqüentes.
Se o desenho que está no alto, à esquerda, estiver no formato JPEG, com uma resolução de 72 dpi, estará adequado para publicação na Internet.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, a respeito de gêneros da redação publicitária.
O apelo emocional, abordado na alínea b) e também chamado de humanização, é uma estratégia frágil, pois atinge somente pessoas emotivas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das teorias da comunicação (conceitos, paradigmas, objetos e metodologias), julgue os itens subseqüentes.
A teoria crítica da comunicação, de inspiração liberal, opôs-se às teorias de orientação administrativa, baseadas no positivismo empírico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...