Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens subseqüentes.
A pesquisa de marketing é a investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de dados com o objetivo de descobrir e(ou) descrever fatos e(ou) de verificar a existência de relações presumidas entre fatos (ou variáveis) referentes ao marketing de bens, serviços e idéias e ao marketing como área de conhecimento de administração.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os seguintes itens, acerca do assunto abordado no texto acima.
A indústria gráfica brasileira, independentemente dos mercados internacionais, usa como padrão os formatos de papel em folhas AA 76 cm × 112 cm e BB 66 cm × 96 cm, tamanhos dos quais derivam as folhas-padrão disponíveis no mercado: A4, A7, A2 etc.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Embora no campo do design gráfico seja muito comum o redesenho de um trabalho, hoje existem dispositivos que possibilitam que o autor da obra originária proteja a sua criação. Acerca da ética profissional, julgue os itens a seguir.
Toda e qualquer criação intelectual inclusive as desenvolvidas pelo designer gráfico que contenha um mínimo de criatividade e originalidade, que seja exteriorizada e lançada em um suporte físico, é protegida pela lei autoral.
Com base no texto acima, julgue os seguintes itens, relativos a planejamento de mídia.
O anúncio ou comercial deve ser veiculado sempre nos melhores veículos, nos melhores espaços, nos melhores horários (l.2-3), o que implica uma maior verba para a veiculação.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito das teorias da comunicação (conceitos, paradigmas, objetos e metodologias), julgue os itens a seguir.
O processo de comunicação de interesse da pesquisa científica é aquele que se presta à abordagem empírica, ou seja, que se dá conscientemente.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base na legislação da comunicação social brasileira e em diplomas correlatos, julgue os itens que se seguem.
Até entrar em vigor a Constituição de 1988, a exploração dos serviços de radiodifusão independeu de licença de autoridade, nos termos da Lei de Imprensa.
Julgue os itens subseqüentes.
A pesquisa exploratória permite um conhecimento mais aprofundado do problema e por isso recomenda-se sua utilização nas fases finais do planejamento, depois que o problema já foi detectado e é parcialmente conhecido.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os seguintes itens, acerca do assunto abordado no texto acima.
Nos impressos editoriais, a escolha do papel depende do volume de texto e do volume de ilustrações. Se for maior o volume de texto, o papel deverá ter acabamento opaco, como o offset. Se houver mais ilustrações, a escolha será, de modo geral, por um papel polido como o papel couché.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Embora no campo do design gráfico seja muito comum o redesenho de um trabalho, hoje existem dispositivos que possibilitam que o autor da obra originária proteja a sua criação. Acerca da ética profissional, julgue os itens a seguir.
O redesenho de qualquer obra anterior, de outro designer, será irregular se esta não se tiver tornado de domínio público; portanto, ela só pode ser alterada ou redesenhada mediante prévia e expressa autorização do autor.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A estruturação da informação em uma seqüência apropriada é o mais problemático aspecto formal da objetividade para os jornalistas. Deve-se apresentar a informação mais importante sobre um acontecimento no primeiro parágrafo, e cada parágrafo sucessivo deve conter informações de importância cada vez menor.
A respeito do texto acima, julgue o item a seguir.
O texto descreve a estrutura clássica de construção de notícia denominada pirâmide invertida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...