Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Um órgão público municipal de assistência à população idosa criou um novo procedimento de atendimento em que marcações das consultas são feitas pela Internet. Para marcar este lançamento, a instituição promoveu um evento, seguido por coletiva, com a presença do presidente do órgão e do secretário municipal de assistência e desenvolvimento social. No dia seguinte ao evento, a clipagem das notícias nos veículos eletrônicos e impressos da cidade não encontrou nenhuma notícia que descrevesse o evento e a fala dos gestores. Havia apenas uma reportagem, no principal jornal da cidade, com a informação do novo procedimento, um guia explicando como a população deveria usar o serviço e a repercussão, positiva, entre os idosos entrevistados. A partir da situação acima, considere:

I. Apesar de não terem sido encontradas notícias que descrevam o evento, o clipping trouxe informações positivas, pois o principal cliente, a população idosa, pareceu bem atendida com a iniciativa

PORQUE

II. a clipagem deve ser refeita até encontrar, ao menos em blogs, alguma notícia que traga o evento e a fala dos gestores.Do contrário, nem deve ser entregue.

  • A. A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda não justifica a primeira.
  • B. Ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • C. A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda justifica a primeira.
  • D. A afirmação II é verdadeira, a I é falsa e a segunda é consequência da primeira.
  • E. Ambas as afirmações são verdadeiras e a primeira é consequência da segunda.

O tipo de campanha mais adequado para destacar um órgão, como o Conselho Nacional do Ministério Público, perante a sociedade é uma campanha

  • A. de oportunidade.
  • B. de sustentação.
  • C. promocional.
  • D. política.
  • E. institucional.

Considere:

I. Características, internas e externas, lemas, ações e valores que definem o que a empresa é.

II. Percepção que as pessoas têm em relação a uma instituição. Ou seja, “Como o outro me vê?”. Pode ser transitória.

III. Refere-se ao conceito ou opinião que se forma sobre essa instituição no decorrer do tempo.

Os itens I, II e III são, respectivamente, definidos como

  • A. imagem, identidade e reputação.
  • B. imagem, identidade e reputação.
  • C. reputação, identidade e imagem.
  • D. identidade, reputação e imagem.
  • E. identidade, imagem e reputação.

Como é a legislação da publicidade no Brasil?

Considerando os princípios éticos atualmente admitidos entre profissionais e empresas da área de propaganda, com esta reso lução

  • A. a criatividade será essencial para o uso ético e legal de mensagens imperativas de consumo voltadas ao público infantil.
  • B. a aplicação integral dos códigos de autorregulamentação permite o cumprimento da Resolução do Conanda.
  • C. os códigos éticos consagrados e em vigor na autorregulamentação são insuficientes para atender a norma federal.
  • D. a aplicação integral dos códigos de autorregulamentação na área de propaganda torna tal resolução desnecessária.
  • E. a Resolução 163 do Conanda complementa as categorias especiais de anúncios nos códigos de autorregulamentação em sua totalidade.

A intranet ocupa hoje um importante espaço nas organizações. Sobre ela, considere que

I. é uma espécie de mural eletrônico.

II. tem um público cativo e delimitado.

III. funciona somente como repositório de informações administrativas e normas.

IV. acelera a circulação de informações.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. III e IV.
  • B. I e II.
  • C. II e IV.
  • D. II, III e IV.
  • E. I, II e III.

Em marketing, analisar o mercado e dividi-lo em grupos (demográfico, de necessidades e de comportamento, por exemplo) e/ou níveis para definir onde e como as forças de vendas atuarão é o que se chama

  • A. estratégia de crescimento.
  • B. varejo.
  • C. promoção.
  • D. inovação.
  • E. segmentação.

Entre os vários instrumentos de comunicação interna utilizados pela Assessoria de Comunicação está a realização de workshops. Eles ajudam o assessorado a tomar conhecimento sobre assuntos de interesse, além de possibilitar o estreitamento entre a assessoria e o corpo dirigente. Os workshops NÃO são recomendados para

  • A. mostrar a função dos assessores de imprensa.
  • B. explicar a conjuntura econômica e política do país.
  • C. apresentar o funcionamento da mídia e dos veículos.
  • D. preparar o assessorado exclusivamente para coletivas.
  • E. mostrar o funcionamento da comunicação na área pública.

O Conselho Nacional do Ministério Público é o órgão responsável pelo controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros. No seu dia a dia produz documentos divulgados em formato digital, tais como atas e pautas de sessões, relatórios de atividades, resoluções, legislação e arquivos de áudio de todas as sessões realizadas desde 2006. Na montagem de um ecossistema de redes, a plataforma mais adequada para abarcar este conteúdo, funcionando como uma biblioteca que pode ser replicada nas demais redes, é

  • A. website.
  • B. Facebook.
  • C. Twitter.
  • D. Google Plus.
  • E. Tumblr.

A comunicação organizacional integrada é formada por um mix que compreende

  • A. nível estratégico (executivo), nível tático (gerência) e nível operacional (produção de bens/serviços).
  • B. relações públicas (comunicação institucional), comunicação interna (ou administrativa) e marketing (comunicação mercadológica).
  • C. jornalismo (comunicação com o público externo), publicidade (comunicação com o consumidor) e produção editorial (criação e impressão de material de campanha).
  • D. plano de comunicação (comunicação institucional), plano de marketing (comunicação mercadológica) e plano de mídia (comunicação da marca).
  • E. identificação demográfica (comunicação regional), de interesses de colaboradores (comunicação institucional) e expectativas de clientes (comunicação externa).

I. Em uma visão mais apocalíptica, os meios de comunicação de massa, ao homogeneizar e padronizar as informações, não estariam preocupados com a difusão de conteúdos, mas na formação de um gosto médio, ideal para obter lucro com grandes audiências.

PORQUE

II. nos estudos de filmes, revistas especializadas, histórias em quadrinhos, ficção na TV, entre outras produções, percebe-se forte circulação de imagens, símbolos e ideologias referentes tanto à vida prática, quanto à imaginária, em um sistema de identificações e projeções.

Essa questão contêm duas afirmações sobre a difusão da Ciência e Tecnologia pelos meios de comunicação. Assinale:

  • A. Se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. Se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. Se a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. Se a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. Se as duas afirmações são falsas.
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