Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Considere as assertivas sobre a medição de audiência em mídias distintas:

I. Em mídia impressa, a audiência é medida pelo resultado da diferença entre a tiragem e a circulação de um determinado jornal ou revista.

II. Em rádio é usado um questionário com uma amostragem urbana no qual se responde quais emissoras foram ouvidas nas últimas 48 horas.

III. Em TV é realizada com uma amostragem de domicílios em todo o país, mantidos em sigilo, que recebem um aparelho chamado Peoplemeter.

IV. Em web a audiência pode ser medida a partir de uma amostragem voluntária que recebe software de coleta de informações.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.
  • E. III e IV.

Mesmo com as narrativas transmídia, os veículos de comunicação são especializados para diferentes situações. Por exemplo: I) para a divulgação de uma campanha emergencial de vacinação que ocorrerá no dia seguinte em uma área de reserva florestal para a população de trabalhadores ribeirinhos; II) para uma empresa em que os colaboradores não atuam em postos fixos e necessita divulgar um aviso da área de RH.

  • A. radiofônica e impressa, via quadros de aviso.
  • B. radiofônica e digital, via intranet acessada dos terminais.
  • C. impressa para ambos os casos.
  • D. impressa e radiofônica.
  • E. digital e impressa, via quadros de aviso.

Raimar Richers em Marketing: uma visão brasileira, apresenta o marketing mix como a combinação de elementos de 1) adaptação da oferta da empresa às forças detectadas no mercado com 2) a ativação, ou seja, o conjunto de medidas destinadas a fazer com que o produto atinja mercados predefinidos e seja adquirido pelos compradores na quantidade e frequência desejadas. Para atingir um marketing mix ótimo – que atinja diretamente os produtos sem precisar ser “empurrado” – são usados, segundo este autor, instrumentos que atendem a necessidades em termos de produtos/serviços, assim como da comunicação, conforme a figura abaixo.

Deste modo, o uso destes instrumentos do marketing mix deve ser realizado

  • A. priorizando o efeito que o instrumento pode oferecer individualmente no mercado quando aplicado isoladamente.
  • B. para gerar quedas de preço do produto de modo a garantir posição privilegiada perante a concorrência.
  • C. combinando e dosando os instrumentos disponíveis de forma racional e equilibrada buscando impacto equilibrado.
  • D. no intuito de fortalecer a marca junto aos consumidores da nova classe C de modo a expandir o potencial do produto.
  • E. para estabelecer responsabilidades bem definidas nas atribuições de cada indivíduo da força de vendas.

Os conceitos de agenda setting formulados por Mawell McCombs, nos quais aponta a força dos meios de comunicação na veiculação de notícias visam a, fundamentalmente, que o público

  • A. consuma novos produtos promovidos pela publicidade e propaganda.
  • B. tenha um espírito crítico frente a tudo que é divulgado pela mídia.
  • C. compre sempre o mesmo jornal ou revista, tornando-o fiel leitor.
  • D. discuta e fale exatamente os temas propostos pela mídia.
  • E. pense que tudo que a mídia veicula é completamente descartável.

Após avaliar os canais de comunicação de uma Defensoria Pública, constatou-se que há a necessidade de criar um jornal mural para ser fixado em áreas de circulação do público interno, cujo conteúdo será informativo sobre questões administrativas do órgão. O objetivo de lançar mão desse instrumento será alcançar

  • A. as equipes de recursos humanos, finanças e controladoria.
  • B. os responsáveis pelo atendimento ao público externo.
  • C. os defensores públicos vinculados ao órgão.
  • D. as pessoas que não têm acesso a meios digitais, como o e-mail.
  • E. os cidadãos que demandam os trabalhos da Defensoria Pública.

Uma instituição pública que decida atuar nas redes sociais digitais deve atentar para os seguintes procedimentos:

I. O analista de mídias sociais não pode polemizar com o público com o qual a instituição se relaciona pela internet. Todas respostas devem ser elaboradas de forma neutra e postadas mediante aprovação do setor responsável por tratar do respectivo tema.

II. Quando o analista de mídias sociais não tiver a resposta solicitada de imediato deve pesquisar e somente depois de obter uma informação satisfatória responder ao internauta. Nenhum retorno deve ser dado ao público antes disso.

III. Uma mensagem enviada por um internauta pode ser usada nas campanhas da organização, desde que se obtenha autorização do seu autor.

IV. Se um internauta solicitar via rede social um serviço disponível no site, deve-se encaminhar a mensagem ao setor responsável e fornecer ao remetente da mensagem o link adequado para obter o serviço.

V. Nas redes sociais é necessário manter a mesma formalidade usada em veículos institucionais, tais como site, boletins, atendimento telefônico etc.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. III, IV e V.
  • C. I, IV e V.
  • D. II, III e V.
  • E. II e III.

Como recurso usado por uma organização pública, este canal corporativo tem como finalidade integrar serviços e informações, disponíveis apenas internamente, para promover acesso externo, também inclui conexão a servidor de e-mails, comunicadores via web, consulta a documentos, busca com operadores booleanos, interatividade com setores específicos etc. Esta é a definição de

  • A. website.
  • B. portal.
  • C. mídia social.
  • D. help desk.
  • E. digital call center.

No trato da informação produzida por instituições públicas, é facultativo disponibilizar na internet, em tempo real, informações

  • A. concernentes a procedimentos licitatórios, editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados.
  • B. sobre competências, estrutura organizacional, endereços, telefones e horários de atendimento ao público.
  • C. relativas à execução orçamentária e financeira em municípios com menos de dez mil habitantes.
  • D. de dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades públicas.
  • E. sobre respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

Em Apocalípticos e Integrados (Ed. Perspectiva, 1979), Umberto Eco descreve dois grupos de pensadores sobre a Comunicação de Massa. Segundo o autor italiano, os integrados são aqueles que celebram e rejubilam essa forma de se comunicar como uma espécie de democratização cultural. Já os apocalípticos são aqueles que

  • A. analisam os meios de comunicação de massa como aparelhos ideológicos do Estado voltados a garantir a dominação burguesa.
  • B. entendem essa forma de se comunicar como uma ameaça de crise para a cultura devido à vulgaridade intelectual de seus consumidores.
  • C. apontam para o fim da comunicação de massa, a ser substituída por uma forma de se comunicar pós-moderna, em redes e com uso das tecnologias digitais.
  • D. denunciam a comunicação de massa como uma forma de reforçar identidades culturais hegemônicas, normalmente ligadas aos colonizadores de culturas dominadas.
  • E. identificam um gosto dos produtores de comunicação de massa pelo “feio” associado ao mal, especialmente ao diabo no mundo cristão, e o belo associado ao bem

A prática profissional de um comunicólogo em uma instituição pública pauta-se por uma abordagem que promova o

  • A. acesso à informação sigilosa.
  • B. crescimento econômico.
  • C. exercício da cidadania.
  • D. aperfeiçoamento jurídico.
  • E. equilíbrio dos Poderes.
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