Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O trecho acima é uma definição de

  • A. colaboradores.
  • B. equipe de RP.
  • C. comunidade.
  • D. decision makers.
  • E. público.

Com relação ao consumo sustentável, considere as afirmações abaixo.

I. Envolve a escolha de produtos que usem menos recursos naturais em sua produção, que sejam facilmente reciclados e garantam trabalhos decentes às pessoas que os produziram.

II. Significa comprar todos os bens financeiramente disponíveis ao consumidor no momento da compra, de modo a evitar que os lares tenham bens obsoletos.

III. É um conceito ligado a compras conscientes, que são feitas quando avaliamos os impactos sociais e ambientais (tanto positivos quanto negativos) dos produtos que adquirimos.

IV. As iniciativas de consumo consciente enviam às empresas o recado de que a sociedade quer produtos e serviços com impactos positivos ou, pelo menos, reduções drásticas de impactos negativos.

V. As compras conscientes são aquelas que fomentam a economia nacional, inclusive em momentos de sacrifícios sociais e naturais, para que a economia cresça antes de dividir as riquezas.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. II, IV e V.
  • C. I, II e III.
  • D. III, IV e V.
  • E. I, II e V.

As estatísticas dos canais mantidos por uma instituição pública na internet devem ser constantemente aferidas, monitoradas e analisadas, permitindo a elaboração de relatórios periódicos. Devem ser medidos o número, a relevância e o perfil de novos seguidores/ leitores, a média de crescimento de tráfego, a ............ e compartilhamentos, entre outros itens.

Cada instituição pública define seu orçamento para a compra de ferramentas tecnológicas, o que em alguns casos pode demorar algum tempo para cumprimento dos prazos legais de licitação e aquisição. Contudo, há diversas alternativas gratuitas bastante úteis para monitoramento, análise e gestão de mídias digitais.

No caso do website de uma instituição pública, é possível conseguir dados incorporando um código que forneça as informações de navegação ao ............, do Google. Já nas redes sociais, cada uma tem seu próprio mecanismo de busca, mas há ferramentas que permitem levantar relatórios estatísticos e gerir os perfis a partir de um único ............, fornecendo uma mensuração minimamente padronizada. O ............, por exemplo, permite realizar a gestão de até três perfis em sua versão gratuita.

As palavras que preenchem corretamente as lacunas são:

  • A. navegabilidade − AdWords − servidor − Scup
  • B. navegabilidade − Images − ambiente − Hootsuite
  • C. usabilidade − Analytics − servidor − Hootsuite
  • D. interação − AdWords − ambiente − Scup
  • E. interação − Analytics − ambiente − Hootsuite

Considere as seguintes proposições:

I. O direito fundamental à informação deve ser respeitado pelos órgãos seguindo o preceito geral da publicidade, com a divulgação de informações de interesse público independente de solicitações e com o uso dos meios de tecnologias digitais.

PORQUE

II. A gestão transparente da informação pública é essencial para desenvolver a cultura de transparência e o controle social sobre a administração pública, em todas esferas e níveis.

Sobre essas duas proposições, é correto afirmar que

  • A. as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  • B. as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • C. a primeira é falsa, mas a segunda é verdadeira.
  • D. a primeira é verdadeira, mas a segunda é falsa.
  • E. as duas são falsas.

Na maioria das vezes, o produtor de telejornal está subordinado às chefias de reportagens e edição, tendo um destacado papel na realização das matérias. Em sua rotina diária na realização de pautas sua função compreende a

  • A. pesquisa, levantamento de informações e agendamento de reportagens externas.
  • B. redação do teaser da matéria que será veiculada no telejornal.
  • C. operação da câmera nas reportagens externas realizadas pelos repórteres.
  • D. operação da câmera somente nas reportagens realizadas no estúdio.
  • E. elaboração da apresentação dos standups nos telejornais noturnos.

A criação e a produção de filmes publicitários envolvem uma grande equipe de profissionais que devem trabalhar em perfeita sintonia para que o resultado final seja atingido com a máxima qualidade e no tempo determinado pela produção. Entre os vários profissionais envolvidos nesse trabalho está o assistente de diretor, que é o responsável pela

  • A. integração de todos os profissionais envolvidos, buscando o melhor de cada um deles.
  • B. medição de luz, utilização de filtros e disposição dos refletores.
  • C. supervisão dos objetos de cena, coordenação das atividades de filmagem e estabelecimento do cronograma.
  • D. montagem e desmontagem dos tripés, das plataformas e trilhas para o travelling no set de gravação.
  • E. coordenação e preparo da documentação de pré-produção, produção e pós-produção.

Atualmente, cada vez mais as empresas e instituições estão preocupadas com o público interno. Em função disso, têm investido e dado atenção especial para o endomarketing, que pode ser definido como

  • A. um sinônimo para a comunicação interna.
  • B. a forma pela qual divulgam seus produtos ou serviços.
  • C. a estratégia de promoção do corpo diretivo da empresa.
  • D. a fórmula de baixo custo para conscientizar empregados.
  • E. as ações de marketing realizadas para o público interno.

Uma companhia elétrica estadual promoveu uma campanha sobre segurança e a rede de distribuição de energia durante o período de carnaval. A ação envolveu campanha publicitária, coletiva de imprensa, ações educativas e parcerias com os poderes públicos. Reforçar nas pessoas envolvidas no carnaval (foliões, turistas, moradores dos percursos, encarregados de som e eletricistas de trio elétrico etc.) o quão importante é um comportamento seguro em relação à rede elétrica foi

  • A. o objetivo geral da campanha definido a partir de uma demanda específica de grande número de acidentes com a rede elétrica na época do Carnaval.
  • B. a estratégia adotada para atingir os objetivos estratégicos de comunicação integrada da empresa em questão que envolve várias épocas do ano, incluindo o Carnaval.
  • C. uma tática para reduzir os custos da empresa com manutenção aproveitando a audiência potencializada durante o Carnaval.
  • D. a fase inicial de implantação do plano de comunicação integrada da empresa em questão para o ano todo, aproveitando a efeméride da data para marcar a ação.
  • E. uma medida de acompanhamento dos resultados da campanha de comunicação integrada que se estendeu até o Carnaval.

Sobre as principais funções do jornalista que trabalha como assessor de imprensa, considere:

I. Produção de releases para divulgar eventos e fatos da instituição assessorada.

II. Negociação e compra de espaço publicitário em veículos de comunicação quando o veículo não se interessa pelo release.

III. Monitoramento nos veículos de comunicação das notícias publicadas sobre a instituição assessorada.

IV. Acompanhar o assessorado em eventos e coletivas de imprensa.

Está correto o que consta em

  • A. I, III e IV, apenas.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. I, II e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. I, II e III, apenas.

Entre as funções do jornalista responsável pela comunicação interna e externa de uma instituição está a construção do clipping diário, que é uma publicação destinada aos colaboradores da instituição e se caracteriza pela seleção de notícias que citam

  • A. apenas os gestores da instituição assessorada que foram alvo de reportagens nos diversos veículos de comunicação. O clipping pode ser eletrônico e, neste caso, pode fazer uma edição contendo apenas manchetes/chamadas com a possibilidade de leitura dos textos completos.
  • B. apenas a instituição assessorada sem se importar com as extraídas de editorias/seções que possam interessar ao público interno da organização. O clipping diário deve ser sintético para poupar o tempo dos executivos. Se houver interesse, o texto completo pode ser enviado por e-mail.
  • C. apenas os concorrentes diretos. As notícias sobre a instituição assessorada devem sair apenas no boletim informativo interno. A extraídas de editorias/seções que possam interessar ao público interno da organização devem vir em uma edição eletrônica com apenas manchetes e chamadas.
  • D. a instituição assessorada e também os concorrentes diretos. As extraídas de editorias/seções que interessam ao público interno da organização só poderão ser incluídas se o clipping for eletrônico e publicado na intranet da empresa.
  • E. a instituição assessorada e também os concorrentes diretos, além das extraídas de editorias/seções que interessam ao público interno da organização. O clipping diário pode ser eletrônico e, neste caso, pode fazer uma edição contendo apenas manchetes/chamadas com a possibilidade de leitura dos textos completos.
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