Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Vendas pessoais são muito importantes para as empresas, especialmente naquelas em que a natureza do produto ou serviço comercializado envolve a necessidade de esclarecimentos, negociação e o suporte a clientes e compradores. Vantagem típica da força de vendas como canal de comunicação do composto de marketing:
Ausência de conflitos, pois há grande integração entre objetivos de marketing e de vendas no atendimento e na satisfação de desejos e necessidades dos clientes.
Aumento do controle da mensagem, já que os vendedores atuam de forma homogênea e sincronizada, comunicando as mensagens de marketing previamente definidas.
Aumento da confiança do comprador, já que a interação pessoal eleva os níveis de credibilidade nos argumentos oferecidos.
Amplo alcance, pois a força de vendas sempre se comunica com potenciais compradores sem desperdício da cobertura no esforço.
Permite interagir com o cliente e ajustar a mensagem de acordo com a dinâmica do processo.
"Precisamos tentar manter todos os nossos clientes, de ano para ano." No livro Mitos do Marketing que estão matando seus negócios, os autores Kevin Clancy e Robert S. Shulman dizem que a frase entre aspas expressa um equívoco.
Esta frase está errada porque o que importaé o faturamento das operações, não o número de clientes.
é atender o maior número de clientes, desde que de forma a compensar o investimento realizado.
é fazer de tudo para que clientes atuais fiquem satisfeitos.
é o cliente atual entender claramente o posicionamento da oferta.
são os objetivos claros de suas receitas, ano a ano, o que depende do ambiente de negócios.
Brand Equity e Branding são dois termos em inglês com ampla circulação nas atividades da gestão em marketing que significam, respectivamente,
o modelo de finanças que avalia o retorno do investimento em uma marca/atividades que dotam produtos e serviços com o poder de uma marca.
o retorno associado a investimentos em marca/atividade da gestão de marketing relacionada à escolha de nomes e signos gráficos para representar uma marca.
o patrimônio de valor estabelecido pela associação de uma oferta a uma marca específica/atividades de gestão que envolvem a criação de valor para uma marca.
a área de finanças que avalia o patrimônio das marcas pelo ponto de vista contábil/atividades de gestão relacionadas com o design de signos gráficos que representam as ofertas.
o retorno obtido pelo fluxo de caixa gerado por determinadas marcas do portfólio da organização/atividades de reconhecimento das significações da marca por parte dos públicos-alvo das organizações.
A empresa de produtos alimentícios na qual Julião trabalha pretende lançar um novo sabor de determinado produto no mercado. Entretanto, a empresa prevê dificuldades em estimular as vendas no lançamento, já que há uma preferência consolidada pelo sabor original do produto. Entre as diversas técnicas promocionais disponíveis, NÃO recomenda-se
ações de marketing direto, para aumentar a venda do novo sabor por meio de contatos diretos com os consumidores.
investimentos em propaganda na mídia de massa, para aumentar a consciência da existência do novo sabor.
promoção de vendas, com a distribuição de amostras grátis em pontos de venda, como forma de estimular a experimentação.
esforços nas redes sociais, como forma de aumentar os comentários espontâneos sobre o lançamento.
atividades de relações públicas com canais de distribuição, para conquistar uma atitude positiva por parte dos intermediários na colocação do produto.
Uma das atividades mais disseminadas no mercado é o telemarketing, ou o esforço de contatar clientes e consumidores, atendê-los ou realizar vendas por meio do telefone. Pelo ponto de vista da gestão do composto de marketing, o motivo que justifica a utilização dessa atividade é
a intimidade: a gestão dos contatos com os clientes permite maior confiança e intimidade, alcançadas pela maior flexibilidade nos diálogos e scripts de atendimento e interação, ajustados a cada pessoa.
a receptividade: a interação pessoa a pessoa permite o tratamento pessoal e a formulação de mensagens exclusivas na comunicação com o cliente, o que aumenta a aceitação deste tipo de contato.
o custo: o telemarketing pode substituir a disponibilização de vendedores e atendentes em locações físicas, o que gera economia de recursos.
a inovação: há cada vez mais formatos diferenciados para o atendimento do público e também nos esforços de abordagem e qualificação de potenciais clientes.
a frequência: pelo seu custo reduzido e pela facilidade de contato com o consumidor, o telemarketing ativo oferece maior eficiência na repetição da mensagem junto aos públicos-alvo.
O varejo é uma área de intensa evolução nos últimos anos. É uma tendência relevante para o futuro do setor,
o aumento das ofertas de marcas próprias, produtos vendidos exclusivamente por organizações varejistas que detêm o controle da marca.
o acesso às tecnologias de gestão de estoques e aplicadas aos meios de pagamento mais restrito a grandes redes com recursos disponíveis e necessários para este investimento.
das grandes redes varejistas, o foco mais concentrado na abordagem massificada, isto é, lojas com sortimento amplo para atendimento de variados perfis de consumidores.
a diminuição da consolidação, com maior pulverização do faturamento entre diversos concorrentes de diversos portes no mercado.
maiores restrições à entrada de novos competidores devido a requisitos crescentes de investimentos em estruturas físicas, como lojas, caixas, estacionamentos e estoques, para disputar o mercado.
Uma empresa que oferece serviços de limpeza terceirizados para escritórios está avaliando sua demanda para o próximo ano. NÃO representa uma variável importante para este cálculo:
Custo dos materiais de limpeza.
Preço médio da hora de serviço.
PIB − Produto Interno Bruto.
Índice de construção de novos prédios comerciais.
Valor do salário mínimo.
No dia do aniversário do Rio de Janeiro a Rede Mercúrio de Hotéis dará 20% de desconto nas diárias para todos os proprietários de automóveis da marca XYZ. Rede Mercúrio de Hotéis e a XYZ fazendo a sua felicidade na Cidade Maravilhosa.
Um anúncio com este conteúdo é chamado de anúncio
associativo.
colaborativo
explicativo.
conjugado.
cooperado.
A elaboração de um plano de campanha promocional tem, basicamente, cinco etapas:
análise da situação financeira do distribuidor; identificação do público alvo; definição dos objetivos da promoção; definição da estratégia e verba promocional.
análise da situação de mercado; identificação do problema; definição dos objetivos de venda; definição dos critérios de preço e verba disponível.
análise da situação de mercado; identificação do problema; definição dos objetivos da promoção; definição da estratégia e verba promocional.
análise da situação dos concorrentes; identificação dos recursos financeiros do promotor; definição dos objetivos da promoção; definição da estratégia e verba disponível.
análise da situação de mercado; identificação dos problemas da concorrência; definição dos objetivos da promoção; definição da estratégia e verba promocional.
Em contexto de mídia, no planejamento de campanha, os termos que dizem respeito a
1. número de pessoas que assistem a cada exibição de um determinado programa e
2. o número total de pessoas atingidas com um conjunto de veiculações de um determinado comercial
são, respectivamente,
audiência e alcance.
alcance e audiência.
frequência e audiência.
frequência e alcance.
audiência e frequência.
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