Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Vendas pessoais são muito importantes para as empresas, especialmente naquelas em que a natureza do produto ou serviço comercializado envolve a necessidade de esclarecimentos, negociação e o suporte a clientes e compradores. Vantagem típica da força de vendas como canal de comunicação do composto de marketing:

  • A.

    Ausência de conflitos, pois há grande integração entre objetivos de marketing e de vendas no atendimento e na satisfação de desejos e necessidades dos clientes.

  • B.

    Aumento do controle da mensagem, já que os vendedores atuam de forma homogênea e sincronizada, comunicando as mensagens de marketing previamente definidas.

  • C.

    Aumento da confiança do comprador, já que a interação pessoal eleva os níveis de credibilidade nos argumentos oferecidos.

  • D.

    Amplo alcance, pois a força de vendas sempre se comunica com potenciais compradores sem desperdício da cobertura no esforço.

  • E.

    Permite interagir com o cliente e ajustar a mensagem de acordo com a dinâmica do processo.

"Precisamos tentar manter todos os nossos clientes, de ano para ano." No livro Mitos do Marketing que estão matando seus negócios, os autores Kevin Clancy e Robert S. Shulman dizem que a frase entre aspas expressa um equívoco.

Esta frase está errada porque o que importa

  • A.

    é o faturamento das operações, não o número de clientes.

  • B.

    é atender o maior número de clientes, desde que de forma a compensar o investimento realizado.

  • C.

    é fazer de tudo para que clientes atuais fiquem satisfeitos.

  • D.

    é o cliente atual entender claramente o posicionamento da oferta.

  • E.

    são os objetivos claros de suas receitas, ano a ano, o que depende do ambiente de negócios.

Brand Equity e Branding são dois termos em inglês com ampla circulação nas atividades da gestão em marketing que significam, respectivamente,

  • A.

    o modelo de finanças que avalia o retorno do investimento em uma marca/atividades que dotam produtos e serviços com o poder de uma marca.

  • B.

    o retorno associado a investimentos em marca/atividade da gestão de marketing relacionada à escolha de nomes e signos gráficos para representar uma marca.

  • C.

    o patrimônio de valor estabelecido pela associação de uma oferta a uma marca específica/atividades de gestão que envolvem a criação de valor para uma marca.

  • D.

    a área de finanças que avalia o patrimônio das marcas pelo ponto de vista contábil/atividades de gestão relacionadas com o design de signos gráficos que representam as ofertas.

  • E.

    o retorno obtido pelo fluxo de caixa gerado por determinadas marcas do portfólio da organização/atividades de reconhecimento das significações da marca por parte dos públicos-alvo das organizações.

A empresa de produtos alimentícios na qual Julião trabalha pretende lançar um novo sabor de determinado produto no mercado. Entretanto, a empresa prevê dificuldades em estimular as vendas no lançamento, já que há uma preferência consolidada pelo sabor original do produto. Entre as diversas técnicas promocionais disponíveis, NÃO recomenda-se

  • A.

    ações de marketing direto, para aumentar a venda do novo sabor por meio de contatos diretos com os consumidores.

  • B.

    investimentos em propaganda na mídia de massa, para aumentar a consciência da existência do novo sabor.

  • C.

    promoção de vendas, com a distribuição de amostras grátis em pontos de venda, como forma de estimular a experimentação.

  • D.

    esforços nas redes sociais, como forma de aumentar os comentários espontâneos sobre o lançamento.

  • E.

    atividades de relações públicas com canais de distribuição, para conquistar uma atitude positiva por parte dos intermediários na colocação do produto.

Uma das atividades mais disseminadas no mercado é o telemarketing, ou o esforço de contatar clientes e consumidores, atendê-los ou realizar vendas por meio do telefone. Pelo ponto de vista da gestão do composto de marketing, o motivo que justifica a utilização dessa atividade é

  • A.

    a intimidade: a gestão dos contatos com os clientes permite maior confiança e intimidade, alcançadas pela maior flexibilidade nos diálogos e scripts de atendimento e interação, ajustados a cada pessoa.

  • B.

    a receptividade: a interação pessoa a pessoa permite o tratamento pessoal e a formulação de mensagens exclusivas na comunicação com o cliente, o que aumenta a aceitação deste tipo de contato.

  • C.

    o custo: o telemarketing pode substituir a disponibilização de vendedores e atendentes em locações físicas, o que gera economia de recursos.

  • D.

    a inovação: há cada vez mais formatos diferenciados para o atendimento do público e também nos esforços de abordagem e qualificação de potenciais clientes.

  • E.

    a frequência: pelo seu custo reduzido e pela facilidade de contato com o consumidor, o telemarketing ativo oferece maior eficiência na repetição da mensagem junto aos públicos-alvo.

O varejo é uma área de intensa evolução nos últimos anos. É uma tendência relevante para o futuro do setor,

  • A.

    o aumento das ofertas de marcas próprias, produtos vendidos exclusivamente por organizações varejistas que detêm o controle da marca.

  • B.

    o acesso às tecnologias de gestão de estoques e aplicadas aos meios de pagamento mais restrito a grandes redes com recursos disponíveis e necessários para este investimento.

  • C.

    das grandes redes varejistas, o foco mais concentrado na abordagem massificada, isto é, lojas com sortimento amplo para atendimento de variados perfis de consumidores.

  • D.

    a diminuição da consolidação, com maior pulverização do faturamento entre diversos concorrentes de diversos portes no mercado.

  • E.

    maiores restrições à entrada de novos competidores devido a requisitos crescentes de investimentos em estruturas físicas, como lojas, caixas, estacionamentos e estoques, para disputar o mercado.

Uma empresa que oferece serviços de limpeza terceirizados para escritórios está avaliando sua demanda para o próximo ano. NÃO representa uma variável importante para este cálculo:

  • A.

    Custo dos materiais de limpeza.

  • B.

    Preço médio da hora de serviço.

  • C.

    PIB − Produto Interno Bruto.

  • D.

    Índice de construção de novos prédios comerciais.

  • E.

    Valor do salário mínimo.

No dia do aniversário do Rio de Janeiro a Rede Mercúrio de Hotéis dará 20% de desconto nas diárias para todos os proprietários de automóveis da marca XYZ. Rede Mercúrio de Hotéis e a XYZ fazendo a sua felicidade na Cidade Maravilhosa.

Um anúncio com este conteúdo é chamado de anúncio

  • A.

    associativo.

  • B.

    colaborativo

  • C.

    explicativo.

  • D.

    conjugado.

  • E.

    cooperado.

A elaboração de um plano de campanha promocional tem, basicamente, cinco etapas:

  • A.

    análise da situação financeira do distribuidor; identificação do público alvo; definição dos objetivos da promoção; definição da estratégia e verba promocional.

  • B.

    análise da situação de mercado; identificação do problema; definição dos objetivos de venda; definição dos critérios de preço e verba disponível.

  • C.

    análise da situação de mercado; identificação do problema; definição dos objetivos da promoção; definição da estratégia e verba promocional.

  • D.

    análise da situação dos concorrentes; identificação dos recursos financeiros do promotor; definição dos objetivos da promoção; definição da estratégia e verba disponível.

  • E.

    análise da situação de mercado; identificação dos problemas da concorrência; definição dos objetivos da promoção; definição da estratégia e verba promocional.

Em contexto de mídia, no planejamento de campanha, os termos que dizem respeito a

1. número de pessoas que assistem a cada exibição de um determinado programa e

2. o número total de pessoas atingidas com um conjunto de veiculações de um determinado comercial

são, respectivamente,

  • A.

    audiência e alcance.

  • B.

    alcance e audiência.

  • C.

    frequência e audiência.

  • D.

    frequência e alcance.

  • E.

    audiência e frequência.

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