Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Considere as imagens.

Os tipos de anúncios acima são, respectivamente,

  • A.

    Os tipos de anúncios acima são, respectivamente,

  • B.

    Incentivo, Institucional, Guarda-chuva e Promoção de vendas.

  • C.

    Institucional, Guarda-chuva, Incentivo e Promoção de vendas.

  • D.

    Promoção de vendas, Institucional, Guarda-chuva e Incentivo.

  • E.

    Guarda-chuva, Institucional, Promoção de vendas e Incentivo.

Um nome de marca de propriedade de um atacadista ou varejista é conhecido como Marca

  • A.

    própria.

  • B.

    de distribuidor.

  • C.

    de fabricante.

  • D.

    genérica.

  • E.

    de família.

Na novela “Senhora do Destino”, a protagonista Maria do Carmo, vivida pela atriz Suzana Vieira, era proprietária de uma loja de materiais de construção. Por conta disso, muitas falas de Maria do Carmo tratavam de alguns produtos/ marcas da área e outros produtos de beleza e de consumo no lar. Tais referências são conhecidas por

  • A.

    merchandising.

  • B.

    inserções.

  • C.

    jabá.

  • D.

    jabaculê.

  • E.

    propaganda subliminar.

Por hipermídia entende-se:

  • A.

    a forma de transmitir mensagens de forma segura por redes digitais com o uso de códigos.

  • B.

    o uso de cifras eletrônicas para aumentar a privacidade das informações armazenadas.

  • C.

    o conjunto de protocolos e programas que permitem a transmissão de mensagens.

  • D.

    a forma linear de apresentar e consultar informações.

  • E.

    o conjunto de meios que possibilita acesso a textos, imagens e sons simultânea e interativamente.

Antes da popularização de uma técnica específica de obtenção de arquivo, os dois principais métodos de se ouvir áudio pela Internet eram via streaming ou baixando o arquivo manualmente. Desde o aparecimento dessa forma de arquivo, basta, ao interessado, visitar determinado site de seu interesse e adicionar o feed da página ao programa agregador de áudio. A partir dessa operação, o agregador pesquisará automaticamente todos os feeds adicionados e baixará, também automaticamente, os novos arquivos de áudio. O nome dado a essa forma é:

  • A.

    iTunes.

  • B.

    MP3.

  • C.

    Napster.

  • D.

    MP4.

  • E.

    Podcast.

O problema central da teoria de Luhmann é considerar que tudo se explica pelo significado de sistema e ambiente, com exceção do mundo, que é fonte de toda a complexidade. Ele entende que os sistemas sociais são constituídos por significados, processados via comunicação e os sistemas psíquicos são constituídos de significados processados pela consciência. Isto é, o significado existe em um processo fechado, autorreferenciado. De certa forma, Luhmann confirma a teoria de Maturana e Varela chamada de

  • A.

    Agulha Hipodérmica.

  • B.

    Tecnologia Social.

  • C.

    Autopoiese.

  • D.

    Sociotecnologia.

  • E.

    Construcionismo.

O movimento em que a câmera se movimenta deslocando o eixo sobre o qual está apoiada, aproximando-se ou afastando-se dos elementos de uma cena, de forma linear, para os lados, para a frente e pra trás ou para cima e para baixo é chamado de

  • A.

    Long shot.

  • B.

    Plongée.

  • C.

    Travelling.

  • D.

    Panorâmica.

  • E.

    Zoom.

Em relação ao plano de mídia para uma campanha publicitária, é correto afirmar:

  • A.

    Focal group corresponde à eleição do público que será atingido pelas mensagens da campanha veiculada nos canais eleitos.

  • B.

    Posicionamento são as variáveis econômicas para assegurar vantagens à marca em relação à imagem de marca dos concorrentes.

  • C.

    Tática de mídia é a parte do Plano que traça o caminho para atingir os objetivos delineados, utilizando os meios escolhidos e seguindo um cronograma de veiculação.

  • D.

    Objetivo de mídia refere-se à quantidade de pessoas que se quer atingir com a campanha, com determinada intensidade de veiculação e durante determinado período.

  • E.

    Estratégia de mídia corresponde ao detalhamento de onde as peças serão veiculadas, do número de inserções, de pessoas atingidas e dos valores que serão investidos.

Emilio Prado (A estrutura da informação radiofônica) relaciona algumas considerações que atuam contra a clareza e a simplicidade. Ele, como a maioria dos editores de jornalismo radiofônico aconselha:

  • A.

    o uso dos adjetivos porque eles são importantes para qualificar a ação e transmitir corretamente a ideia.

  • B.

    evitar o uso do advérbio porque a sua ação modificadora é, em geral, desnecessária se forem utilizados termos definidos.

  • C.

    não utilizar um vocabulário corrente porque esse fato impede o enriquecimento do repertório do ouvinte.

  • D.

    evitar a repetição de fontes e nomes de pessoas nas matérias, porque existem pronomes para cumprir esse fim.

  • E.

    o uso da voz passiva porque ela dá uma dinâmica diferente ao ritmo da locução.

“Três mil anos após uma explosão produzida pelas tecnologias, mecânicas e fragmentárias, o mundo ocidental implode. Durante a era mecânica, prolongamos nossos corpos no espaço. Hoje, após mais de um século de tecnologia de eletricidade, é nosso sistema nervoso central mesmo que lançamos como uma rede sobre o conjunto do globo, abolindo assim o espaço e o tempo, pelo menos no que concerne a nosso planeta. Aproximamo-nos rapidamente da fase final dos prolongamentos do homem: a simulação tecnológica da consciência”. O autor dessa proposição é

  • A.

    Nicolas Negroponte.

  • B.

    Pierre Levy.

  • C.

    Wilson Disard Jr.

  • D.

    Marshall McLuhan.

  • E.

    Jean Baudrillard.

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