Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às pesquisas que visam a aferição da opinião pública, Pierre Bourdieu defende que:
qualquer pesquisa de opinião supõe que todo mundo pode ter uma opinião.
todas as opiniões têm valor.
o simples fato de se colocar a mesma questão a todo mundo, está implícita a hipótese de que há um consenso sobre os problemas, ou seja, que há um acordo sobre as questões que merecem ser colocadas para se obter um opinião.
nos moldes expostos pela mídia, a opinião pública não existe.
a opinião pública é a somatória das opiniões individuais.
Os microfones têm muita importância na produção de telejornais. Em relação a esse equipamento é correto afirmar que os microfones
omnidirecionais são apropriados para captar sons produzidos a mais de 10 metros de sua localização.
direcionais tipo cardióide são sensíveis aos sons que incidem na parte frontal dos aparelhos.
de lapela devem ser utilizados em recintos barulhentos porque só captam sons a 30 cm de distância.
bidirecionais são recomendados para a captação de sons incidentes lateralmente no equipamento.
ultradirecionais são indicados para a captação de sons emitidos por uma fonte próxima.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Ao desenvolver a sua tese sobre a pirâmide o autor utilizou como enfoque teórico as categorias filosóficas singular, particular e universal e a dialética existente no interior dessas categorias. Esse movimento dialético revela que no singular estão presentes o particular e o universal, assim como no universal estão presentes o singular e o particular, não numa ordem de precedência hegeliana, como que o singular e o particular fossem apenas níveis degradados dessa universalidade e direcionados por ela. O autor de que se fala é
José Marques de Melo.
Ciro Marcondes Filho.
Juremir Machado.
Gaudêncio Torquato.
Adelmo Genro Filho.
Em relação ao Planejamento de Mídia é correto dizer que
O marketing direto se caracteriza por apresentar testemunhais endossados por apresentadores, ações promocionais dentro de programas, músicas cantadas pela plateira presente ao programa de TV ou rádio e outras ações que não se enquadram nas formas tradicionais de marketing.
Backlight são os painéis laterais dos prédios. Os anúncios podem ser constituídos de impressão digital por ploter em telas de lonas que são estendidas e afixadas na parede do prédio.
Empena é um painel com a impressão do anúncio em ploter em tela ou lona translúcida. Tem qualidade de reprodução fotográfica e boa visibilidade durante o dia e a noite.
Mídia extensiva corresponde a formas de veiculação de mensagem publicitária em meios de comunicação que não pertencem aos meios de comunicação tradicionais (TV, rádio, jornal, revista e cinema), à mídia exterior (outdoor, painéis e mobiliário urbano) ou à internet.
Neopaper é o nome dado a cartaz produzido com papel YUPO, que tem pouca durabilidade, motivo porque deve ser empregado em campanhas de pouca duração. Esses cartazes devem ser afixados em locais protegido das intempéries.
Entre as várias recomendações para a construção da notícia no rádio é correto afirmar que
o verbo deve ser usado, de preferência, no futuro do presente.
os pronomes possessivos e demonstrativos devem ser usados, sempre que possível, para tornar a linguagem coloquial.
deve-se evitar expressões que se contradizem e expressões redundantes.
as palavras proparoxítonas devem ser usadas próximas para facilitar a leitura do locutor e facilitar a clareza da informação.
preferir palavras no plural porque elas transmitem empatia.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A comunicação social não diz às pessoas sobre como e o que pensar, mas as influenciam quando se trata de dizer sobre o que devem pensar; quanto maior for a mediação exercida pela comunicação interpessoal, quanto mais intenso e disseminado for o debate público de um tema, menor será a influência dos media. Essas premissas constam da Teoria
da Agenda Setting.
Disfunção Narcotizante.
Espiral do Silêncio.
Knowledge Gap.
dos Usos e Satisfações.
O analista de uma house agency, ao ler o relatório encaminhado pela agência de publicidade contratada, comentou que a pesquisa do Day-after-recall mostrava que o custo do GRP está acima do planejado. Isto é, o analista reclama que
os dados de pesquisa realizada no dia seguinte à veiculação de um comercial de TV para avaliar o nível de recall havia superado o planejamento de custo para atingir 1% da audiência do veículo.
o recall medido pela pesquisa feita após a primeira exposição da peça publicitária não atendia o plano aprovado, que esperava um custo bruto inferior para atingir 1% dos assinantes.
a memorização de detalhes do produto apontado pela pesquisa de recall apresentava um custo exagerado para atingir mil consumidores.
a empresa esperava que pelo menos 1% da audiência tivesse uma resposta de compra do produto, o que não foi comprovado pela pesquisa.
somente 1% dos expectadores submetidos à exposição do comercial do produto conseguiu ter alguma lembrança das suas qualidades, em relação ao concorrente, no dia seguinte à veiculação.
Em telejornalismo,
corte é o ato de comutar a imagem de uma fonte geradora para outra no switcher ou na edição.
espelho é a relação dos assuntos a serem cobertos pela reportagem.
pauta é o roteiro para a gravação do telejornal.
nota coberta corresponde à abertura de uma notícia. Tem a função de despertar interesse no telespectador para o assunto.
cabeça de matéria é o flash gravado sobre a matéria ou nota que tem a função de despertar o interesse e alertar os espectadores para os fatos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Estudiosos apontam, entre outras, quatro características principais para o jornalismo da Web. São elas
interatividade, navegabilidade, hipertextualidade e acessibilidade.
navegabilidade, customização de conteúdo, hipertextualidade e multimidialidade.
customização de conteúdo, acessibilidade, hipertextualidade e multimidialidade.
interatividade, customização de conteúdo, navegabilidade e acessibilidade.
interatividade, customização de conteúdo, hipertextualidade e multimidialidade.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Sobre o fato jornalístico é correto afirmar:
Diz respeito a fatos sociais contínuos.
É um fato social coercitivo, geral e exterior ao indivíduo.
É mais perene que o fato social.
Se refere a eventos episódicos.
Não depende da existência de pessoas interessadas em conhecê-lo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...