Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Bakhtin é um dos autores mais estudados no campo da linguagem da Comunicação. Para ele,

  • A.

    a evolução de uma língua reflete as transformações internas da sociedade que a usa.

  • B.

    o signo linguístico é a união do conceito com a imagem acústica.

  • C.

    não há significado sem significante.

  • D.

    o sujeito é constituído socialmente, a partir da interação verbal com o outro.

  • E.

    o significado não depende da livre escolha de quem fala.

No campo da produção audiovisual, a história em quadros que descreve com desenhos cada um dos planos de um filme, segundo o seu roteiro, é o

  • A.

    storyline.

  • B.

    storybox.

  • C.

    storyboard.

  • D.

    storydrops.

  • E.

    storytelling.

No livro “Para um Manual de Redação do Jornalismo Online, publicado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Cidade do Rio, o autor (Eduardo de Carvalho Viana), cita o pesquisador brasileiro Rosental Calmon Alves que afirma ser “possível encontrar sinais de um cenário mediamórfico” pelo reconhecimento dos princípios fundamentais elaborados por Roger Fidler em um estudo sobre novas midias. Entre os conceitos criados pelos pesquisadores e reconhecidos pelo meio profissional temse:

  • A.

    Oportunidade e necessidade − todas as empresas e meios de comunicação são compelidas a se adaptarem e evoluírem para se adaptarem num ambiente em transformação.

  • B.

    Adoção lenta − os novos meios sempre demoram mais do que o esperado para se tornarem sucesso comercial.

  • C.

    Metamorfose − os diversos meios se mantém e evoluem em conjunto a partir de adaptações e transformações suscitadas pelo novo meio.

  • D.

    Sobrevivência − os novos meios não são adotados apenas por seus méritos tecnológicos. Há sempre que existir uma possibilidade (***) ou razão econômica para um novo meio tecnológico ser desenvolvido.

  • E.

    Coevolução e coexistência − novos meios não nascem espontânea e independentemente: eles emergem gradualmente de mídias antigas.

O processo em que se passa o conteúdo de filmes cinematográficos para a linguagem de vídeo é chamado de

  • A.

    fusão.

  • B.

    corte seco.

  • C.

    compilação.

  • D.

    telecinagem.

  • E.

    decupagem.

Nilson Lage no seu livro “A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística” faz algumas distinções entre notícia e informação jornalística:

I. a notícia trata de um fato, acontecimento que contém elementos de ineditismo, intensidade, atualidade, proximidade e identificação (***) já a informação trata de um assunto determinado ou não por fato gerador de interesse.

II. a notícia independe, em regra, das intenções dos jornalistas; a informação decorre de intenção, de uma “visão jornalística” dos fatos.

III. a notícia e a informação jornalística contêm, em geral, graus diferentes de profundidade no trato do assunto; a notícia é mais breve, sumária, pouco durável, presa à emergência do evento que a gerou. A informação é mais extensa, mais completa, mais rica na trama de relações entre os universos de dados.

IV. a notícia típica é da emergência de um fato novo, de sua descoberta ou revelação; a informação típica dá conta de um estado de arte, isto é, da situação momentânea em determinado campo de conhecimento.

V. a notícia trata de um tema corriqueiro, sem grande destaque como fato que possa interferir na vida de seus leitores. A informação jornalística só se justifica quando o tema é de real importância para toda a comunidade de leitores ou telespectadores.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    II, III, IV e V, apenas.

  • B.

    II, III e V, apenas.

  • C.

    I, II, III e IV, apenas.

  • D.

    I, III, IV e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Há muitos motivos que levam uma empresa, ou uma instituição, a contratar uma Assessoria de Comunicação. Entre eles podese apontar:

I. o fortalecimento da imagem do assessorado, buscando a criação de uma massa crítica a partir do que é divulgado na mídia.

II. a defesa do assessorado ou esclarecimento ao público em geral sobre problemas ou acusações anteriormente publicados.

III. a atuação preventiva visando uma blindagem por problemas ou crises que já se sabe que vão acontecer.

IV. a reestruturação do setor produtivo, pois ele é de suma importância para o desenvolvimento da empresa em todos os seus escalões.

V. a administração do setor de Recursos Humanos, que deve investir na formação profissional do seu quadro de colaboradores.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    I, V e IV.

  • E.

    I, II e III.

  • A.

    racionalidade técnica.

  • B.

    interacionismo simbólico.

  • C.

    abordagem sistêmica de primeira geração.

  • D.

    entropia.

  • E.

    estudo de recepção.

No que se refere à área da Comunicação Social, quando uma Assessoria de Comunicação inicia o atendimento de uma empresa, é fundamental fazer um levantamento sobre

  • A.

    o assessorado, buscando todas as informações sobre seus pontos fortes e fracos, além de dados sobre a concorrência.

  • B.

    a parte contábil da empresa para evitar futuros problemas com relação aos pagamentos a serem recebidos.

  • C.

    sua atuação no mercado financeiro, pois assim poderá orientá-la melhor em suas futuras aplicações.

  • D.

    o comportamento dos dirigentes da empresa, verificando se todos agem de acordo com a ética empresarial.

  • E.

    os seus investimentos destinados à publicidade e à propaganda, visando assim a facilitar o trabalho da assessoria de imprensa.

  • A.

    Crítica parte do pressuposto de que a mídia não produz padronização cultural, mas baseia-se em padrões já existentes na sociedade.

  • B.

    do Gatekeeper estuda as características que levam uma mensagem a ser ou não divulgada pela mídia dependendo de cada veículo e de seus pressupostos particulares como relevância, influência etc.

  • C.

    do Agendamento estuda o trabalho dos profissionais da mídia na industrialização das informações cedidas pela transformação da informação em notícia.

  • D.

    do Newsmaking estuda a capacidade que os meios de comunicação possuem de enfatizar algum tema e estuda também a importância que tem a mídia para aproximar o indivíduo de uma realidade diferente da sua.

  • E.

    Culturológica se baseia em teorias marxistas que entendem a mídia como instrumento de influência social capitalista.

Na organização de um evento, a comunicação integrada entre seus promotores e a Assessoria de Comunicação é um ponto fundamental para seu sucesso. No entanto, há várias funções que são de responsabilidade exclusiva da equipe de comunicação, entre elas NÃO se inclui

  • A.

    o credenciamento da imprensa.

  • B.

    a exigência de publicação das matérias.

  • C.

    o acompanhamento do clipping.

  • D.

    a redação de boletins.

  • E.

    a organização da sala de imprensa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...