Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O house organ, o órgão da casa, é o veículo interno de uma empresa ou instituição elaborado pela assessoria de comunicação. Essa publicação tem por objetivo principal produzir um veículo que seja

  • A.

    um instrumento restrito ao marketing, auxiliando nas estratégias de vendas fundamentais para a empresa.

  • B.

    responsável por divulgar o que for de exclusivo interesse da empresa ou instituição e que não encontra espaço na mídia.

  • C.

    o retrato fiel do assessorado, trabalhando a sua imagem com os públicos interno e externo.

  • D.

    o órgão de divulgação de produtos e serviços, auxiliando assim os projetos ligados à área de propaganda e marketing.

  • E.

    um brinde editorial para seus colaboradores mais próximos, reforçando assim os laços comerciais que os unem.

Quando uma empresa ou órgão público constitui um departamento de comunicação dedicado a atender formal e oficialmente à imprensa, além de analisar como será a sua política de fornecimento de informações e divulgação, este setor da organização é, para o jornalista, uma fonte do tipo organizada, com grande especialização e profissionalização. No caso de uma alta autoridade da mesma organização, a qual não se constitui como seu porta-voz indicado pela assessoria de imprensa, fornecer abertamente a algum jornalista informações verdadeiras da organização em seu nome (ou seja, não está em off), não em nome da instituição que integra, esta autoridade se trata de uma fonte

  • A.

    de referência.

  • B.

    aliada.

  • C.

    institucional.

  • D.

    informal.

  • E.

    apócrifa.

O gerenciamento de crise é uma das tarefas mais difíceis de serem feitas em uma Assessoria de Comunicação. Esse é um trabalho que requer transparência tanto da empresa, instituição ou assessorado envolvido, como do assessor de comunicação. Quando o assessorado é o responsável principal pela situação de crise, a melhor atitude do assessor é

  • A.

    protegê-lo de toda e qualquer acusação da imprensa, pois − assim como um advogado − está sendo pago para isso.

  • B.

    orientá-lo sobre a melhor forma para se livrar da pressão da imprensa, pois esta só busca notícias sensacionalistas.

  • C.

    ficar restrito à redação de releases que expliquem bem a situação de crise, pois outros assuntos estão na esfera do departamento jurídico.

  • D.

    orientá-lo para que desde o início do processo assuma sua responsabilidade, mesmo que isso inicialmente prejudique a sua imagem.

  • E.

    deixar que o departamento jurídico da empresa fique à frente do caso, evitando assim um grande número de processos.

A agenda lotada dos executivos, políticos, artistas e esportistas está fazendo da entrevista coletiva, cada vez mais, uma prática bastante corriqueira em nosso jornalismo. Na organização e convocação da entrevista coletiva,

  • A.

    pode-se escolher qualquer horário, pois as redações nos dias de hoje trabalham praticamente 24 horas por dia.

  • B.

    deve-se chamar os grandes veículos de comunicação, principalmente tevês, pois com eles se atingirá um público maior.

  • C.

    deverá constar no release de convocação o local, a data e o horário, além de dados sobre o entrevistado e o assunto.

  • D.

    deverá ser a maior preocupação o local no qual será realizada a entrevista, pois os repórteres sabem muito bem o que perguntar.

  • E.

    deve-se escolher um lugar neutro, de forma que o assessorado não se sinta pressionado pela imprensa presente.

A respeito do conceito de Marketing, é correto afirmar:

  • A.

    O ponto de partida para o estudo do marketing está nas necessidades e nos desejos humanos.

  • B.

    Não depende da existência de mercados.

  • C.

    Só se realiza quando existe necessidade de ampliação do mercado.

  • D.

    Tem a finalidade de satisfazer as necessidades de lucro do empresário.

  • E.

    Tem motivação essencialmente econômica.

Uma das funções do Assessor de Comunicação é a realização de media training, que tem como principal objetivo preparar os

  • A.

    trabalhos da equipe de assessoria junto aos seus clientes.

  • B.

    assessorados que serão entrevistados por repórteres.

  • C.

    funcionários da empresa com relação ao cerimonial.

  • D.

    dirigentes da empresa no tratamento dado aos funcionários.

  • E.

    repórteres dando informações importantes sobre o assessorado.

Referente às variáveis da segmentação, analise:

I. Instituições que se utilizam da segmentação demográfica por renda têm como seu principal objetivo atingir pessoas da classe social A.

II. A segmentação comportamental utiliza-se de variáveis como status de fidelidade, ocasiões e benefícios do produto.

III. Também fazem parte da segmentação demográfica o estilo de vida, a personalidade e a classe social.

IV. Segmentação geográfica implica dividir o mercado em diferentes unidades geográficas, como por exemplo, países, estados, cidades e bairros.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I a IV são, respectivamente:

  • A.

    V - F - F - V.

  • B.

    V - V - V - F.

  • C.

    F - V - V - V.

  • D.

    F - V - F - V.

  • E.

    F - F - V - V.

Em uma Assessoria de Comunicação há vários instrumentos que são utilizados na realização do seu trabalho. Entre eles, encontra-se o follow-up, que tem como função principal a checagem

  • A.

    da correção ortográfica dos textos enviados para a imprensa.

  • B.

    dos dados a serem passados para a imprensa no press release.

  • C.

    das matérias publicadas sobre o assessorado ou produto divulgado.

  • D.

    do retorno e interesse sobre os press releases recebidos pelos jornalistas.

  • E.

    da agenda de todos os membros que trabalham na Assessoria de Comunicação.

São requisitos para uma segmentação de mercado eficiente:

  • A.

    Marketing indiferenciado, Marketing diferenciado e Marketing de massa.

  • B.

    Ser mensurável, ser acessível, ser acionável, ser diferenciável, ser substancial.

  • C.

    Crescimento do segmento, segmentação demográfica e segmentação geográfica.

  • D.

    Marketing concentrado, Marketing de massa, mensurabilidade e acessibilidade.

  • E.

    Marketing de massa, mensurabilidade, Marketing indiferenciado.

Durante uma crise na qual está envolvida uma empresa ou uma instituição, sempre há a necessidade da existência de um portavoz que responda por ela, explicando que ações estão sendo feitas na administração da crise, além de dirimir quaisquer dúvidas que por ventura possam existir. Para tanto, o assessor de comunicação deve orientar o porta-voz para

  • A.

    dar as entrevistas com o seu discurso totalmente preparado, procurando não fugir do que a assessoria elaborou.

  • B.

    responder concretamente, evitando os discursos vagos e, principalmente, uma linguagem técnica ou muito hermética.

  • C.

    checar com os repórteres se o que disse foi corretamente anotado, pedindo, inclusive, para ler, ver ou ouvir a matéria antes de ser veiculada.

  • D.

    falar com muita descontração, demonstrando bom humor contagiante, pois assim eliminará a tensão gerada pela crise.

  • E.

    falar com tranquilidade, pois quem não deve não tem o que temer, mesmo que a imprensa tente incriminar a empresa ou instituição.

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