Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O Comportamento Organizacional

  • A.

    é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

  • B.

    estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que estejam preparadas para a solução dos problemas internos de relacionamento humano.

  • C.

    é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia, as ciências políticas, a estatística e a educomunicação.

  • D.

    está dividido em cinco níveis: o individual, o organizacional, o grupal, o político e o estrutural.

  • E.

    pode ser classificado, dentre os níveis de análise, em: produtividade, absenteísmo, rotatividade, satisfação com o trabalho e participação criativa.

Pode-se classificar os clientes, com o intuito de planejar ações para a fidelização dos mesmos, em tipos. O cliente tipo

  • A.

    potencial é assíduo e satisfeito com a forma de atendimento da empresa.

  • B.

    divulgador sabe da existência do produto, mas ainda não é consumidor.

  • C.

    eventual comparece regularmente ao ponto de venda e consome e o produto.

  • D.

    pesquisador conhece o produto e vai até a empresa para testar o seu atendimento.

  • E.

    assíduo é aquele que eventualmente comparece ao ponto de venda e esporadicamente consome o produto.

  • A.

    Exposição de Venda

  • B.

    Visibilidade

  • C.

    Transparência de Venda

  • D.

    Up Marketing

  • E.

    Trade Marketing

Geralmente, no processo de pesquisa de Marketing os dados secundários são mais úteis

  • A.

    no estágio de coleta de dados.

  • B.

    nos estágios de planejamento do projeto da pesquisa e de coleta dos dados primários.

  • C.

    nos estágios de identificação e formulação do problema/ oportunidade.

  • D.

    no estágio de especificação dos procedimentos de amostragem.

  • E.

    nos estágios de tabulação e apresentação dos dados.

É cada vez mais comum empresas adotarem estratégias de marketing voltadas para seu público interno. Muitas vezes, as empresas dirigem seus esforços para um certo grupo dentro de seus stakeholders e acaba esquecendo de um de seus principais pilares: os seus colaboradores internos. E é pensando nesses colaboradores e no quanto estes são imprescindíveis para o crescimento e sucesso das empresas, é que muitas delas vêm apostando no

  • A.

    Marketing relacional.

  • B.

    Marketing Dharma.

  • C.

    Ecomarketing.

  • D.

    Endomarketing.

  • E.

    Webmarketing.

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro publicou, no governo Cesar Maia, “Para um Manual de Redação do Jornalismo On-line”. No capítulo referente à titulação, a obra afirma que “títulos pitorescos, engraçados e chamativos são muito usados em capas de jornais e revistas para atrair a atenção do leitor, mas não podem ser usados na Internet se não conseguir transmitir exatamente o que a notícia quer dizer.” Depreende-se que frases com aliteração devem ser usadas com parcimônia como título. Aponte o título que usa essa figura de construção:

  • A.

    João Gordinho abandonado, riu o riso da morte.

  • B.

    Explosão de caminhão mata no Afeganistão.

  • C.

    As quaresmas do Largo da Paz abriram a flor depois do carnaval.

  • D.

    Na Praça do Parnamirim, tanta gente, tanto sofrimento.

  • E.

    Parabéns à Prefeitura, que conseguiu destruir um marco de nossa cultura.

Especialistas em Marketing apregoam que a melhor forma de organizar o esforço de Marketing é contar com gerenciamento funcional de produtos competentes. Hooley e seus colaboradores elencam os tipos de gerenciamento que têm mostrado eficácia na área: de categorias, de mercado, do relacionamento com clientes e de desenvolvimento de produtos e marcas. A este último cabe

  • A.

    melhorar a coordenação das vendas, das operações e das campanhas de Marketing.

  • B.

    coordenar os planos anuais de vendas, lucros e lançamentos de produtos novos.

  • C.

    prospectar o mercado, lidar com estratégia de marca, propaganda e promoção de vendas.

  • D.

    manter a personalidade da marca no meio competitivo.

  • E.

    trabalhar pelo desenvolvimento estratégico de marcas e inovação.

O Manual de Redação da Presidência da República, de 2002, determina que:

  • A.

    as comunicações oficiais não são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público), mas os receptores dessas comunicações ou são cidadãos ou instituições que devem ser tratados com repertório próprio.

  • B.

    à vista da linguagem específica de determinados grupos, as expressões de circulação restrita como regionalismos vocabulares e jargões técnicos são permitidos em determinadas situações.

  • C.

    Aviso e Ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A diferença entre eles é que o Ofício é expedido por Ministros de Estado para autoridades de igual importância e a origem do Aviso é indiscriminada.

  • D.

    a redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

  • E.

    a redação oficial manteve alguns fechos que têm mais de meio século de aprovação (Portaria nº1 do Ministro de Estado da Justiça, de 1937) relacionados a formas de tratamento e cortesia.

Os indicadores de desempenho, segundo estudiosos de Marketing, são sinais vitais da organização que qualificam e quantificam o modo como as atividades de um processo chegam às metas previamente traçadas. Para P. Voyer (Tableaux de Bord de Gestion), as características de um bom indicador são:

I. bem definido, simples, claro, compreensível, sem interpretação dúbia;

II. pertinente, significativo e sensível a variações;

III. presente e real;

IV. disponível e fácil de ser utilizado;

V. fiel ao objetivo pelo qual foi definido, confiável e homogêneo às variações de tempo e espaço passível de ser agregado e comparado.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, II, IV e V, apenas.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    V, apenas.

  • D.

    I, II, III, IV e V.

  • E.

    II e V, apenas.

A campanha publicitária do produto Soft Color da Wella, tem como exórdio a frase "Cabeça não foi feita só para pensar" e a última frase da peroração retoma a ideia do exórdio − "você vai ficar mais bonita até em pensamento". Essa estratégia de redação publicitária é a proposta que evita o questionamento e leva o público a conclusões definitivas. Nesse estilo, a matéria ou tema são dados no exórdio do discurso, no título, e, portanto, deve acabar nele. Essa estrutura é chamada de

  • A.

    lexical.

  • B.

    ventricular.

  • C.

    arremesso.

  • D.

    circular.

  • E.

    línguística.

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