Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma agência de propaganda criou duas personagens: Dominika e Michaela. A partir de novembro as duas personagens ganharam a internet pelo blog We Luv Brasil e caíram no gosto dos internautas como anunciadoras de uma nova cerveja no mercado. Fez parte da estratégia incluir as contratadas em um programa de televisão nos moldes de reality show, que teve oito capítulos. Outras ações foram acrescentadas para popularizar as tchecas, como ficaram conhecidas no meio. Esse tipo de técnica de marketing é denominado de:

  • A.

    teaser.

  • B.

    tie-in.

  • C.

    heavy user.

  • D.

    hard sell.

  • E.

    pack-shot.

  • A.

    Proximidade é o princípio que determina o agrupamento dos itens relacionados entre si.

  • B.

    O princípio da Contiguidade corresponde à necessidade de se dar o mesmo espaço entre os elementos que fazem parte de uma mesma informação.

  • C.

    Contraste é o princípio que corresponde à necessidade de organização entre os elementos de uma página.

  • D.

    O princípio do Alinhamento é alcançado quando são evitados elementos muito semelhantes dentro do mesmo espaço gráfico.

  • E.

    O propósito da Repetição é criar um padrão de formatos idênticos e das mesmas soluções em todas as páginas para fixar uma identidade visual.

O “Manual da Redação” elenca entre os gêneros jornalísticos que a “Folha comporta” um texto que tem as características de “ser enfático, equilibrado e informativo, apresentar a questão tratada e desenvolver argumentos defendidos pelo jornal, ao mesmo tempo em que resume e refuta os contrários”. Trata-se de um(a)

  • A.

    artigo.

  • B.

    resenha.

  • C.

    crítica.

  • D.

    análise.

  • E.

    editorial.

  • A.

    o texto irregular à direita dificulta a leitura porque cria espaços irregulares entre as palavras, além de espaços aleatórios entre as colunas.

  • B.

    em uma página com muitas fotos o diagramador deve dar preferência a fotos com formatos e áreas semelhantes para facilitar a visualização hierárquica do leitor.

  • C.

    o conforto na leitura não depende da relação entre o corpo, a medida da linha e a entrelinha, mas da família de tipos usada.

  • D.

    o uso do tipo depende dos leitores da publicação. Mas, em geral, os tipos sem serifa são lidos mais facilmente que os tipos serifados.

  • E.

    para esconder algum elemento gráfico que não se quer que seja notado, deve-se posicioná-lo perto do pé da página.

São gêneros jornalísticos cujos textos são sempre assinados:

  • A.

    editorial − artigo − crítica − crônica − resenha.

  • B.

    análise − notícia − crítica − crônica − resenha.

  • C.

    análise − artigo − reportagem − crônica − resenha.

  • D.

    análise − artigo − crítica − crônica − resenha.

  • E.

    análise − artigo − crítica − notícia − reportagem.

  • A.

    crônica.

  • B.

    ensaio.

  • C.

    artigo.

  • D.

    crítica.

  • E.

    resenha.

Ana Maria Bambrilla, em 22.07.2007, escrevia que

O episódio provocou questionamentos sobre a eficácia do jornalismo

  • A.

    associativo.

  • B.

    colaborativo.

  • C.

    alternativo.

  • D.

    cidadão.

  • E.

    cívico.

A notícia e a reportagem são gêneros jornalísticos diferentes. A reportagem, em comparação com a notícia, tem estilo

  • A.

    menos rígido, variando de acordo com o veículo, o assunto e seu público.

  • B.

    formal, nunca admitindo que o repórter escreva em primeira pessoa.

  • C.

    sisudo, não podendo narrar a história como se fosse um conto.

  • D.

    mais rigoroso, não permitindo abordagens mais humanas no texto.

  • E.

    direto, limitando-se somente a responder as questões do lead.

  • A.

    objetividade.

  • B.

    clareza.

  • C.

    concisão.

  • D.

    simplicidade.

  • E.

    polidez.

As características de um editorial estão presentes no seguinte trecho:

  • A.

    O projeto “Um metro e meio, a distância que aproxima” quer mostrar para os motoristas, ciclistas e outros usuários de meios de transporte urbanos a maneira correta de se portar nas ruas, garantindo a segurança de todos. O nome se refere ao artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz que a distância segura entre automóveis e ciclistas deve ser de no mínimo 1,5 metros. (Tânia Passos)

  • B.

    No fecho de matéria sobre o envolvimento do senador XXX com o bicheiro YYY, publicado na quartafeira (4/4), perguntávamos, a respeito das atividades do chefe da jogatina em Goiás: “Até onde terá chegado esse indivíduo, agindo com desenvoltura − e impunemente − há anos, graças a suas privilegiadas relações políticas?” (matéria não assinada)

  • C.

    O governo continua atirando furiosamente nos alvos errados. Toma medidas conjunturais para resolver problemas estruturais, como o da indústria, e aposta como entusiasmo em parcerias duvidosas como a dos Brics − muito mais uma sigla, ainda hoje, do que um grupo de países com amplos interesses comuns. (Rolf Kuntz)

  • D.

    O inverno, como aqui chamamos o tempo das chuvas, sempre fez parte da cultura do Maranhão como uma época em que muda o ânimo das pessoas, dos bichos e da terra. As primeiras chuvas trazem nos pingos d'água um gosto da alegria. Reclamam-se dos transtornos que elas causam, mas são recebidas com satisfação. (José Sarney)

  • E.

    O convívio intenso e longo com o poder tem um poderoso efeito narcotizante. Transforma seres mortais, pessoas simples e humildes, gente com histórias iguais a de seus semelhantes, em pequenos “deuses” de um Olimpo cada vez mais povoado. (Gaudêncio Torquato)

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...