Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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A chamada “dialética da atemorização e da tranqüilização” diz que a programação noticiosa joga com o duplo caráter ideológico da notícia. Isso equivale a dizer que:

  • A.

    a objetividade faz com que, na atualidade, o conjunto das notícias tenha a mesma função da maiêutica na Antiguidade clássica.

  • B.

    a política dicotômica da notícia é uma tentativa permanente de tirar o receptor da passividade, da acomodação e da apatia.

  • C.

    o conjunto das notícias atua no receptor participando de um jogo psíquico que desencadeia processos de preocupação e de alívio.

  • D.

    ao tratar os fatos como mitos ou como signos, a notícia constrói a apresentação dos fatos como algo aberto, estimulando a reflexão.

  • E.

    o caráter violento do real histórico dos acontecimentos precisa da objetividade jornalística, que os aplaca pela narrativa imparcial.

Para viabilizar a comunicação com os mais diversos públicos, as organizações usam meios orais, escritos, pictográficos, escritopictográficos, simbólicos, audiovisuais e telemáticos. Entre os exemplos de meios pictográficos usados na comunicação, encontram-se:

  • A.

    os telejornais.

  • B.

    os house organs.

  • C.

    as fotografias.

  • D.

    a intranet.

  • E.

    os gráficos.

O momento do século XX em que, nos EUA, surgiram as primeiras teorias modernas da comunicação foi:

  • A.

    nos anos 50, com especial destaque conferido à formação da communication research, que teve K. Lewin, C. Hovland, E. Katz e P. Lazarsfeld entre seus pioneiros.

  • B.

    em fins da década de 40, quando os engenheiros de telecomunicações Cl. Shannon e W. Weaver demonstraram sua teoria matemática da comunicação.

  • C.

    nas duas primeiras décadas, com a instrumentalização técnica de análises de conteúdo de jornais e revistas, assim como da programação radiofônica.

  • D.

    dos anos 20 aos 50, quando as teorias se ocuparam da influência de meios massivos no comportamento coletivo, sobretudo no que se refere às questões de ordem política.

  • E.

    nos anos 50, com a vinda dos sociólogos alemães Th. W. Adorno e M. Horkheimer, autores de uma teoria crítica da cultura americana e do conceito de indústria cultural.

Ao redigir um release, é preciso levar em conta as características do texto noticioso. Por isso, ele deve apresentar:

  • A.

    criatividade no texto, que, a despeito da informação, chame a atenção dos editores e garanta espaço noticioso na mídia.

  • B.

    um autor responsável, claramente expresso, bem como as fontes de informação, com nome e função ou cargo na instituição.

  • C.

    cerca de 10 páginas de informação diversificada para que, em face à redução do número de jornalistas nas redações, elimine a possibilidade de apuração direta.

  • D.

    poucas fontes de informação e usar preferencialmente o discurso direto, a fim de eliminar o trabalho do jornalista em entrevistar diretamente a fonte.

  • E.

    títulos e entretítulos com pelos menos 15 palavras centralizadas e em itálico, a fim de chamar a atenção do jornalista.

A hipótese do agenda setting, formulada na década de 70, por meio de estudos sobre os efeitos da mídia, refere-se ao (à):

  • A.

    influência da mídia na opinião dos cidadãos acerca dos assuntos que devem ser prioritariamente tratados por autoridades políticas.

  • B.

    rejeição de mensagens que entrem em conflito com as normas do grupo ao qual pertença o consumidor de produtos da mídia.

  • C.

    capacidade atribuída à mídia de se dirigir a indivíduos isolados com poucas possibilidades de exercer influências mútuas.

  • D.

    ação modeladora da mídia ao priorizar estereótipos como forma simplificada e distorcida de entender e projetar a realidade social.

  • E.

    poder que a mídia tem de atingir a todos do mesmo modo, independentemente de características sociais, psicológicas ou culturais.

Com relação aos possíveis casos de utilização da denominação off em telejornalismo, o termo não compreende:

  • A.

    a informação sigilosa obtida pelo repórter de TV.

  • B.

    a chamada de bloco lida pelo apresentador de um telejornal.

  • C.

    o texto falado que cobre as imagens editadas de um VT.

  • D.

    a informação dada no vídeo por um entrevistado que tem sua imagem e voz descaracterizadas por efeitos de computador.

  • E.

    o momento em que o repórter aparece no vídeo no corpo da matéria.

Assinale a afirmativa que se relacione diretamente com o modelo teórico conhecido como newsmaking.

  • A.

    O processo de produção da notícia é planejado como uma rotina industrial, com procedimentos próprios e limites organizacionais.

  • B.

    O profissional da informação incorpora em seu trabalho métodos científicos suficientes para assegurar o relato objetivo dos fatos.

  • C.

    As mensagens na comunicação de massa resultam de uma série de escolhas por meio da qual o fluxo de informações é filtrado.

  • D.

    As experiências, atitudes e expectativas dos comunicadores determinam o conteúdo veiculado pelos produtos informativos.

  • E.

    O controle pessoal sobre a produção permite que o jornalista distorça os fatos noticiados em favor de suas idéias ou seus interesses.

O principal parâmetro que deve nortear a escolha de uma foto jornalística visando à sua publicação é o(a):

  • A.

    variedade de interpretações que ela é capaz de suscitar.

  • B.

    definição, contraste e saturação de suas cores.

  • C.

    valor informativo e sua adequação à linha editorial da publicação.

  • D.

    celebridade de seu autor e dimensão estética enquanto obra de arte.

  • E.

    irrelevância do fato retratado com exclusividade.

A respeito do modelo de “virtualização” formulado com base nos novos paradigmas da comunicação globalizada, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    O excesso de informações e a potencialidade de sua disseminação promovem o entorpecimento da sensibilidade dos consumidores de produtos de mídia, resultando em um perceptível desinteresse.

  • B.

    As reações manifestas a uma mensagem midiática dependem de identificações projetivas, desejos e expectativas do público, bem como do contexto cultural no qual ele está inserido.

  • C.

    Os indivíduos podem ser condicionados por estímulos expressos no modo pelo qual as mensagens são adequadamente codificadas e distribuídas, visando-se alcançar determinado efeito.

  • D.

    A informação está em permanente processo de adaptação, recomposição e atualização, podendo ser multiplicada, difundida e armazenada de acordo com interesses e motivações.

  • E.

    A clareza da mensagem depende do aperfeiçoamento tecnológico do canal, para que se possa restringir ao máximo a interferência de ruídos no momento de sua recepção por um destinatário.

A relação entre repórteres e assessores de imprensa nem sempre é fácil, principalmente em situações de crise de imagem. Nesse contexto, o assessor deve:

  • A.

    assumir o papel de porta-voz da instituição, evitando o contato direto entre repórteres e executivos da empresa.

  • B.

    acompanhar o desenvolvimento da pauta, verificando o texto da matéria antes de autorizar a sua publicação.

  • C.

    fornecer apenas informações favoráveis à empresa por meio de releases, distraindo a atenção dos repórteres do foco da crise.

  • D.

    planejar entrevistas coletivas, orientando as fontes da empresa a fornecer informações claras e objetivas em relação às demandas dos repórteres.

  • E.

    entrar em contato com os editores dos veículos, oferecendo inserções publicitárias para evitar a publicação de notícias desfavoráveis à empresa.

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