Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
De acordo com MATTELART (1999), o conceito de sociedade de massa se atrelou ao conceito de cultura de massa para dar conta dos questionamentos acerca da natureza da modernidade da mídia. Entretanto, a partir dos anos 60/70, novas denominações passaram a caracterizar o que o autor chama de sociedade trabalhada pelas tecnologias da informação e da comunicação. A partir disso, pode-se afirmar que:
a Guerra do Golfo, considerada a primeira guerra televisual, fez com que as audiências deixassem de ser passivas.
a idéia de cidade global e a de sociedade global fizeram com que a noção de imperialismo se tornasse obsoleta.
a revolução das comunicações impulsionou a concretização das utopias de revolução política.
a nova sociedade deixou para trás a idéia totalizante da comunicação, ao fazer emergir a sociedade global.
a tecnetrônica transformou o mundo em um nó de relações que anulou o isolamento do indivíduo.
Para definir os meios adequados para divulgação de campanhas institucionais, é necessário conhecer as características preponderantes de cada um deles. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. A televisão possui grande impacto e cobertura, mas suas inserções são as mais caras se comparadas, em termos absolutos, às de jornais e revistas.
II. O jornal impresso é o meio que possibilita a maior segmentação de públicos, enquanto o rádio e a Internet são os campeões de credibilidade.
III. A televisão é o mais popular e poderoso formador de opinião, enquanto o cinema e o rádio são os mais seletivos por atingirem só as classes A e B.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas a afirmativa II estiver correta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Em um artigo publicado em 1983, Umberto Eco classificou a televisão em duas épocas históricas consecutivas: a da paleotelevisão, presente até então, e a da neotelevisão, que começava a emergir. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. Por apresentar-se obstinadamente como realidade, a paleotevê operava com uma distinção fundamental entre informação e ficção.
II. A característica principal da neotevê é o fato de que ela fala mais de si mesma e do contato com o público que do mundo exterior.
III. Se a paleotevê era um veículo de fatos, a neotevê passa a ser um aparato para a produção dos fatos.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas a afirmativa II estiver correta.
se apenas a afirmativa III estiver correta.
Com relação às características da produção de conteúdo informativo para a Internet, assinale a afirmativa correta.
Ferramentas wiki representam uma nova modalidade de jornalismo em mídia digital, que se traduz pela incorporação de conteúdos produzidos pelo leitor.
O noticiário disponível na rede se caracteriza pela atemporalidade dos seus conteúdos e pela linearidade do seu texto.
A Internet permite o agrupamento de assuntos e de tratamentos diversificados e vem alterando consideravelmente a cobertura jornalística atual.
Em veículos noticiosos on-line, a reportagem se restringe à busca e ao empacotamento de informações disponíveis na rede.
Os blogs permitem uma relação mais íntima entre os colunistas e seu público e pautam pelo envio de mensagens de conteúdo informativo e isento de opinião.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Partindo do pressuposto de que o universo da informação televisiva é um universo construído, a imagem televisual pode ter as funções de designação, de figuração e de visualização.
As características dessas funções são, respectivamente:
mostrar o mundo em sua realidade perceptiva; reconstituir o mundo naquilo que o torna possivelmente verdadeiro; representar uma organização do mundo por determinados suportes e sistemas de codificação.
mostrar o mundo em sua realidade perceptiva; representar uma organização do mundo por determinados suportes e sistemas de codificação; reconstituir o mundo naquilo que o torna possivelmente verdadeiro.
reconstituir o mundo naquilo que o torna possivelmente verdadeiro; mostrar o mundo em sua realidade perceptiva; representar uma organização do mundo por determinados suportes e sistemas de codificação.
reconstituir o mundo naquilo que o torna possivelmente verdadeiro; representar uma organização do mundo por determinados suportes e sistemas de codificação; mostrar o mundo em sua realidade perceptiva.
representar uma organização do mundo por determinados suportes e sistemas de codificação; reconstituir o mundo naquilo que o torna possivelmente verdadeiro; mostrar o mundo em sua realidade perceptiva.
As notícias podem ter tratamentos diferentes na primeira página dos jornais, de acordo com a linha editorial do veículo. A escolha dos assuntos e do tratamento dado a eles são decisões inerentes ao cargo de:
chefe de reportagem.
diretor comercial.
pauteiro.
editor-chefe.
editor de imagem e texto.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Os verbetes agenda setting e newsmaking se referem, respectivamente:
à hipótese de que as pessoas agendam seus assuntos e suas conversas em função do que é veiculado pela mídia e ao conjunto de elementos através dos quais os meios informativos controlam e geram os acontecimentos.
à hipótese de que os veículos de comunicação de massa são filtros que auxiliam na escolha sobre o que pensar e à hipótese de McCombs e Shaw de que as notícias não só determinam sobre o que pensar como também como pensar.
ao conjunto de elementos através dos quais os meios informativos controlam e geram os acontecimentos e à hipótese de que as pessoas agendam seus assuntos e suas conversas em função do que é veiculado pela mídia.
ao processo de produção de mensagens como uma série de escolhas nas quais o fluxo de informações é filtrado e à hipótese de McCombs e Shaw de que as pessoas agendam suas conversas em função do que é veiculado pela mídia.
ao conjunto de elementos através dos quais os meios informativos controlam e geram os acontecimentos e ao fato de que os veículos de comunicação de massa determinam sobre o que o público deverá falar, discutir e pensar.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Aldo Manúcio, renomado humanista e tipógrafo italiano renascentista, instalou em Veneza, no século XV, um estabelecimento que trouxe celebridade ao seu nome. Muitas foram as suas contribuições originais para o campo das artes gráficas em geral e da tipografia em particular. Duas dessas contribuições foram:
a criação do incunábulo e a separação entre capitular e texto.
a criação do tipo móvel e a impressão dos títulos das obras em página separada.
a criação do pequeno livro no formato in octavo e a criação do caractere de impressão que conhecemos pelo nome de grifo ou itálico.
a substituição dos tipos góticos pelo tipo romano e a criação do tipo móvel.
a criação do incunábulo e a impressão dos títulos das obras em folha separada.
Com base na tabela, é correto afirmar que:
por ficar mais tempo retida no cérebro, a mensagem na TV pode ser mais detalhada.
o jornal é o meio de comunicação que possibilita o aprofundamento qualitativo do fato.
a revista é o meio de comunicação quantitativo do fato.
as pessoas esquecem rapidamente o que viram na TV.
a mesa-redonda é fundamental para que se aprofunde um assunto no rádio.
Em relação à reflexão proporcionada pelo autor, analise as afirmativas a seguir:
I. A cooptação do rap pela cultura de consumo leva ao questionamento sobre os efeitos que ele exerce sobre os grupos brancos de classe média.
II. O rap pode se transformar em uma mercadoria fetiche e em um modo de assimilação.
III. O rap-mercadoria pode fortalecer a luta contra a opressão, mas também pode ser cooptado para finalidades conservadoras.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se apenas a afirmativa II estiver correta.
se apenas a afirmativa III estiver correta.
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...