Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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De acordo com MATTELART (1999), o conceito de “sociedade de massa” se atrelou ao conceito de “cultura de massa” para dar conta dos questionamentos acerca da natureza da modernidade da mídia. Entretanto, a partir dos anos 60/70, novas denominações passaram a caracterizar o que o autor chama de “sociedade trabalhada pelas tecnologias da informação e da comunicação”. A partir disso, pode-se afirmar que:

  • A.

    a Guerra do Golfo, considerada a primeira “guerra televisual”, fez com que as audiências deixassem de ser passivas.

  • B.

    a idéia de “cidade global” e a de “sociedade global” fizeram com que a noção de “imperialismo” se tornasse obsoleta.

  • C.

    a “revolução das comunicações” impulsionou a concretização das utopias de revolução política.

  • D.

    a “nova sociedade” deixou para trás a idéia totalizante da comunicação, ao fazer emergir a “sociedade global”.

  • E.

    a “tecnetrônica” transformou o mundo em um “nó de relações” que anulou o isolamento do indivíduo.

Para definir os meios adequados para divulgação de campanhas institucionais, é necessário conhecer as características preponderantes de cada um deles. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. A televisão possui grande impacto e cobertura, mas suas inserções são as mais caras se comparadas, em termos absolutos, às de jornais e revistas.

II. O jornal impresso é o meio que possibilita a maior segmentação de públicos, enquanto o rádio e a Internet são os campeões de credibilidade.

III. A televisão é o mais popular e poderoso formador de opinião, enquanto o cinema e o rádio são os mais seletivos por atingirem só as classes A e B.

Assinale:

  • A.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • B.

    se apenas a afirmativa I estiver correta.

  • C.

    se apenas a afirmativa II estiver correta.

  • D.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • E.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

Em um artigo publicado em 1983, Umberto Eco classificou a televisão em duas épocas históricas consecutivas: a da paleotelevisão, presente até então, e a da neotelevisão, que começava a emergir. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. Por apresentar-se obstinadamente como realidade, a paleotevê operava com uma distinção fundamental entre informação e ficção.

II. A característica principal da neotevê é o fato de que ela fala mais de si mesma e do contato com o público que do mundo exterior.

III. Se a paleotevê era um veículo “de fatos”, a neotevê passa a ser um “aparato para a produção dos fatos”.

Assinale:

  • A.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • B.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • C.

    se apenas a afirmativa I estiver correta.

  • D.

    se apenas a afirmativa II estiver correta.

  • E.

    se apenas a afirmativa III estiver correta.

Com relação às características da produção de conteúdo informativo para a Internet, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Ferramentas wiki representam uma nova modalidade de jornalismo em mídia digital, que se traduz pela incorporação de conteúdos produzidos pelo leitor.

  • B.

    O noticiário disponível na rede se caracteriza pela atemporalidade dos seus conteúdos e pela linearidade do seu texto.

  • C.

    A Internet permite o agrupamento de assuntos e de tratamentos diversificados e vem alterando consideravelmente a cobertura jornalística atual.

  • D.

    Em veículos noticiosos on-line, a reportagem se restringe à busca e ao empacotamento de informações disponíveis na rede.

  • E.

    Os blogs permitem uma relação mais íntima entre os colunistas e seu público e pautam pelo envio de mensagens de conteúdo informativo e isento de opinião.

Partindo do pressuposto de que o universo da informação televisiva é um universo construído, a imagem televisual pode ter as funções de designação, de figuração e de visualização.

As características dessas funções são, respectivamente:

  • A.

    mostrar o mundo em sua realidade perceptiva; reconstituir o mundo naquilo que o torna possivelmente verdadeiro; representar uma organização do mundo por determinados suportes e sistemas de codificação.

  • B.

    mostrar o mundo em sua realidade perceptiva; representar uma organização do mundo por determinados suportes e sistemas de codificação; reconstituir o mundo naquilo que o torna possivelmente verdadeiro.

  • C.

    reconstituir o mundo naquilo que o torna possivelmente verdadeiro; mostrar o mundo em sua realidade perceptiva; representar uma organização do mundo por determinados suportes e sistemas de codificação.

  • D.

    reconstituir o mundo naquilo que o torna possivelmente verdadeiro; representar uma organização do mundo por determinados suportes e sistemas de codificação; mostrar o mundo em sua realidade perceptiva.

  • E.

    representar uma organização do mundo por determinados suportes e sistemas de codificação; reconstituir o mundo naquilo que o torna possivelmente verdadeiro; mostrar o mundo em sua realidade perceptiva.

As notícias podem ter tratamentos diferentes na primeira página dos jornais, de acordo com a linha editorial do veículo. A escolha dos assuntos e do tratamento dado a eles são decisões inerentes ao cargo de:

  • A.

    chefe de reportagem.

  • B.

    diretor comercial.

  • C.

    pauteiro.

  • D.

    editor-chefe.

  • E.

    editor de imagem e texto.

Os verbetes agenda setting e newsmaking se referem, respectivamente:

  • A.

    “à hipótese de que as pessoas agendam seus assuntos e suas conversas em função do que é veiculado pela mídia” e “ao conjunto de elementos através dos quais os meios informativos controlam e geram os acontecimentos”.

  • B.

    “à hipótese de que os veículos de comunicação de massa são filtros que auxiliam na escolha sobre o que pensar” e “à hipótese de McCombs e Shaw de que as notícias não só determinam sobre o que pensar como também como pensar”.

  • C.

    “ao conjunto de elementos através dos quais os meios informativos controlam e geram os acontecimentos” e “à hipótese de que as pessoas agendam seus assuntos e suas conversas em função do que é veiculado pela mídia”.

  • D.

    “ao processo de produção de mensagens como uma série de escolhas nas quais o fluxo de informações é filtrado” e “à hipótese de McCombs e Shaw de que as pessoas agendam suas conversas em função do que é veiculado pela mídia”.

  • E.

    “ao conjunto de elementos através dos quais os meios informativos controlam e geram os acontecimentos” e “ao fato de que os veículos de comunicação de massa determinam sobre o que o público deverá falar, discutir e pensar”.

Aldo Manúcio, renomado humanista e tipógrafo italiano renascentista, instalou em Veneza, no século XV, um estabelecimento que trouxe celebridade ao seu nome. Muitas foram as suas contribuições originais para o campo das artes gráficas em geral e da tipografia em particular. Duas dessas contribuições foram:

  • A.

    a criação do incunábulo e a separação entre capitular e texto.

  • B.

    a criação do tipo móvel e a impressão dos títulos das obras em página separada.

  • C.

    a criação do “pequeno livro” no formato “in octavo” e a criação do caractere de impressão que conhecemos pelo nome de grifo ou itálico.

  • D.

    a substituição dos tipos góticos pelo tipo romano e a criação do tipo móvel.

  • E.

    a criação do incunábulo e a impressão dos títulos das obras em folha separada.

Com base na tabela, é correto afirmar que:

  • A.

    por ficar mais tempo retida no cérebro, a mensagem na TV pode ser mais detalhada.

  • B.

    o jornal é o meio de comunicação que possibilita o aprofundamento qualitativo do fato.

  • C.

    a revista é o meio de comunicação quantitativo do fato.

  • D.

    as pessoas esquecem rapidamente o que viram na TV.

  • E.

    a mesa-redonda é fundamental para que se aprofunde um assunto no rádio.

Em relação à reflexão proporcionada pelo autor, analise as afirmativas a seguir:

I. A cooptação do rap pela cultura de consumo leva ao questionamento sobre os efeitos que ele exerce sobre os grupos brancos de classe média.

II. O rap pode se transformar em uma mercadoria fetiche e em um modo de assimilação.

III. O rap-mercadoria pode fortalecer a luta contra a opressão, mas também pode ser cooptado para finalidades conservadoras.

Assinale:

  • A.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • B.

    se apenas a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se apenas a afirmativa III estiver correta.

  • D.

    se apenas a afirmativa I estiver correta.

  • E.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

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