Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Em relação às características do texto jornalístico para os diferentes meios de comunicação, avalie as seguintes afirmativas:
I. Na mídia impressa, o lide narrativo começa com uma frase curta no início do texto e ordena os elementos a partir do fato mais recente.
II. O texto noticioso para rádio deve priorizar frases curtas e concisas, evitando expressões abstratas e confusas e usando a repetição sempre que necessário.
III. Na internet, a imagem é o ponto de partida para a redação do texto noticioso, cuja principal função é descrever o que está sendo visto pelo internauta sem identificar os personagens envolvidos na ação.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas a afirmativa II estiver correta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Leia o texto a seguir publicado pela Agência Senado, em 14 de outubro de 2008.
Assinale a alternativa que apresente o título adequado para o texto da matéria.
Foi aprovado projeto que obriga cartórios a mostrar preço dos serviços para pobres
Registros de nascimento e óbito passarão a ser gratuitos
Pobres terão direito a certidões e registros de nascimento e óbito grátis
Senado aprova projeto que obriga cartórios a fixar preço dos serviços em lugar visível
Senado obrigará cartórios a cumprir a lei que dispõe sobre os registros públicos
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Com relação aos métodos de entrevista, analise as afirmativas a seguir:
I. As opiniões do entrevistador são pertinentes, e, se o entrevistado fizer uma pergunta, o âncora deve responder.
II. O objetivo de uma entrevista é fornecer, nas próprias palavras do entrevistado, fatos, razões ou opiniões sobre determinado assunto.
III. A entrevista no rádio deve ser ensaiada para que o tempo e o assunto não saiam do controle do âncora e do produtor.
IV. O entrevistador deve ficar ausente para que as respostas do entrevistado sejam apreendidas melhor.
Assinale:
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
________ é um informativo no qual o texto curto e direto predomina em um edição privilegiando a similaridade dos assuntos.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna acima.
Radiojornal
Síntese noticiosa
Toque informativo
Boletim
Reportagem
__________ representa, de certo modo, o uso da língua na construção de uma fala e se constitui na arte de se expressar e, por conseqüência, convencer de forma subjetiva a quem recebe a mensagem.
Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna acima.
A linguagem
O estilo
O repertório
A retórica
A redundância
Assinale a alternativa condizente com uma perspectiva analítica que parta do pressuposto de que informação é pura enunciação.
O tratamento dado à informação pode ser definido como a maneira pela qual os fatos selecionados são transpostos em linguagem.
A impossibilidade de construir saber faz com que a informação exista em si, numa exterioridade do ser humano e independente de sua ação.
O efeito visado e o efeito produzido devem ser encarados como indistintos pelo fornecedor de uma determinada informação.
O fornecedor da informação deve visar o receptor como um alvo ideal, independentemente das hipóteses relativas ao seu não-saber.
A informação independe do campo de conhecimentos que a circunscreve e do dispositivo em que é posta em funcionamento.
Na edição de textos e imagens de um anúncio publicitário, é preciso levar em conta as características inerentes às linguagens verbal e não-verbal.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Não podemos ler um texto verbal desconsiderando sua organização linear; já na decodificação da imagem, a percepção dos elementos que a compõem se dá conforme o interesse e o repertório do receptor.
Embora haja especificidades que as diferenciam e determinam seus campos de atuação, ambas as linguagens, verbal e não-verbal, desempenham funções idênticas no processo de comunicação.
A expressão verbalizada comporta várias formas de hierarquização e ordenamento, sendo processada com base em informações novas ou recentes, ainda não incluídas no repertório semântico do leitor.
A principal propriedade da linguagem não-verbal é sua linearidade, ou seja, sua obediência a uma estrutura-padrão que organiza a complexidade da mensagem, estabelecendo inteligibilidades possíveis.
Uma imagem interage com o texto porque o código assim determina; tanto aquela quanto este dependem de uma gramática para que possam adquirir potencial eficiência expressiva e informativa.
A maior parte das fotografias publicadas em meios impressos e on-line são acompanhadas de legendas. Com relação às funções da legenda, analise as seguintes afirmativas:
I. A legenda, ao descrever a foto a que se refere, deve responder às mesmas seis perguntas que guiam a construção do lide integral.
II. As informações fornecidas na legenda são independentes da foto a que ela se refere e não devem ser repetidas no texto da matéria.
III. A legenda deve orientar a leitura da foto a que se refere, fornecendo elementos informativos complementares à imagem.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas a afirmativa III estiver correta.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
A respeito das características da produção de programas jornalísticos em emissoras all news, assinale a afirmativa incorreta.
As reportagens apresentam maior abrangência e aprofundamento nos temas.
As reportagens não se preocupam com a concisão.
As reportagens, entrevistas, mesas redondas e etc. têm mais espaço.
Muitas reportagens apresentadas podem gerar suítes e desdobramentos.
As reportagens elaboradas a partir da pauta, exclusivas, que fogem do dia-a-dia, não têm espaço para apresentação por aprofundarem mais os assuntos.
No telejornalismo, a relação entre texto e imagem deve:
submeter a palavra à imagem, uma vez que esta sempre é soberana no processo de visualização de uma realidade externa ao telespectador.
promover um tipo de associação na qual o texto descritivo identifique os elementos visualizados na notícia.
privilegiar a imagem quando esta for suficiente para transmitir simultaneamente informação e emoção.
evitar a linguagem do cotidiano.
suprimir a sintaxe próxima à linguagem coloquial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...