Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao trabalhar em um telejornal, um produtor jornalístico deve saber que a retranca é:
o mesmo que espelho da edição.
uma espécie de batismo da matéria.
o prazo limite para a edição da matéria.
um guia numérico para a equipe técnica.
sinônimo de nota pé.
Nas mensagens publicitárias, é necessário levar em conta a relação entre título e imagem.
A esse respeito é correto afirmar que:
o anúncio perde impacto se a imagem repetir o título ou vice-versa.
o caráter polissêmico da imagem exige multiplicidade textual.
a superficialidade da imagem reivindica a redundância do título.
a originalidade da mensagem é proporcional a sua visualidade.
título em publicidade tem função idêntica à da legenda em jornalismo.
Atualmente, no telejornalismo brasileiro, o jornalista-produtor tem atuado bastante como repórter em matérias investigativas. Em relação a isso, não é correto afirmar que:
por lidar muitas vezes com criminosos, o envolvimento do repórter investigativo com o assunto é igual ao de um policial ou juiz.
como são profissionais desconhecidos do público, o anonimato facilita a investigação de lugares e a entrevista com pessoas.
esse tipo de matéria é comumente associada ao tipo de jornalismo que, nos anos 70, ganhou destaque a partir do caso Watergate.
a gravação com microcâmeras e microfones escondidos é, geralmente, feita após um extenso levantamento de informações.
a utilização de identidades falsas deve ser evitada.
A expressão all-type designa um tipo particular de anúncio veiculado na mídia:
alternativa.
funcional.
impressa.
eletrônica.
digital.
Em telejornalismo, esqueletar um VT é o mesmo que:
cobrir a narração do repórter com imagens pré-selecionadas.
decupar a fita de externa, na qual o material gravado está bruto.
renderizar o material bruto que será utilizado na edição nãolinear.
ordenar os offs, as passagens e as sonoras de acordo com o roteiro.
selecionar trechos de sonoras para serem inseridos entre os offs.
O posicionamento da imagem de marca resulta:
da capacidade de controle que a marca tem em relação aos desejos e propósitos do público em certo momento e em dada circunstância.
da habilidade inerente ao público de modificar o contexto psicossocial, econômico ou político projetado e mantido por uma marca.
da reputação de determinados segmentos do mercado interessados em vincular as próprias imagens à de qualquer marca em ascensão.
do potencial da marca para harmonizar conceitos díspares como solidez e agilidade, segurança e eficiência, tradição e modernidade.
do equilíbrio entre a expectativa ou a demanda do público e os atributos psicológicos efetivamente transmitidos pela marca.
Não é considerado gênero jornalístico radiofônico:
reportagem.
entrevista.
flash.
programa ficcional.
nota.
Ações de merchandising em novelas de televisão ilustram perfeitamente a adequação de uma ou mais mensagens a um dado público-alvo.
Assinale a alternativa que explique esse fato.
O merchandising somente propicia um retorno de imagem se figurar em telenovelas destinadas ao grande público, contando com personagens representativos das classes sociais mais favorecidas.
Associado a um personagem de novela, o merchandising atua principalmente sobre o top of mind, fortalecendo a lembrança de um produto, de uma empresa ou de uma instituição, pública ou privada.
Merchandising não é o mesmo que propaganda comercial disfarçada, embora se situe no horizonte social de um público-alvo categorizado, de elevado poder aquisitivo e encontrado em toda parte.
O merchandising correlaciona produto e situação dramática, dispensando sutileza em sua ação na medida em que convier a um dado personagem da novela, transformando-o em protagonista da história contada.
O merchandising implica a dramatização de um produto, marca ou serviço, cabendo a tal ou qual personagem da novela aferir a oportunidade da associação feita e promovê-la ao público.
Debates em estúdio, com duas pessoas de opiniões opostas ou no mínimo diferentes, que utilizam apenas um microfone para captação do áudio, deverá, para gravação, utilizar prioritariamente um microfone:
direcional.
unidirecional.
bidirecional.
omnidirecional.
de lapela.
Tendo concebido e elaborado uma campanha de mídia on line, o profissional de propaganda terá cumprido etapas conseqüentes, apresentadas na seguinte alternativa:
proposta, briefing, formato, veiculação, pós-compra e multimídia.
estratégia, proposta, briefing, implementação, multimídia e tática.
informações, briefing, implementação, objetivo, veiculação e meio de comunicação.
briefing, estratégia, tática, proposta, implementação e póscompra.
objetivo, proposta, briefing, formato, multimídia e informações.
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