Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Ao trabalhar em um telejornal, um produtor jornalístico deve saber que a retranca é:

  • A.

    o mesmo que “espelho” da edição.

  • B.

    uma espécie de “batismo” da matéria.

  • C.

    o prazo limite para a edição da matéria.

  • D.

    um guia numérico para a equipe técnica.

  • E.

    sinônimo de nota pé.

Nas mensagens publicitárias, é necessário levar em conta a relação entre título e imagem.

A esse respeito é correto afirmar que:

  • A.

    o anúncio perde impacto se a imagem repetir o título ou vice-versa.

  • B.

    o caráter polissêmico da imagem exige multiplicidade textual.

  • C.

    a superficialidade da imagem reivindica a redundância do título.

  • D.

    a originalidade da mensagem é proporcional a sua visualidade.

  • E.

    título em publicidade tem função idêntica à da legenda em jornalismo.

Atualmente, no telejornalismo brasileiro, o jornalista-produtor tem atuado bastante como repórter em matérias investigativas. Em relação a isso, não é correto afirmar que:

  • A.

    por lidar muitas vezes com criminosos, o envolvimento do repórter investigativo com o assunto é igual ao de um policial ou juiz.

  • B.

    como são profissionais desconhecidos do público, o anonimato facilita a investigação de lugares e a entrevista com pessoas.

  • C.

    esse tipo de matéria é comumente associada ao tipo de jornalismo que, nos anos 70, ganhou destaque a partir do caso Watergate.

  • D.

    a gravação com microcâmeras e microfones escondidos é, geralmente, feita após um extenso levantamento de informações.

  • E.

    a utilização de identidades falsas deve ser evitada.

A expressão all-type designa um tipo particular de anúncio veiculado na mídia:

  • A.

    alternativa.

  • B.

    funcional.

  • C.

    impressa.

  • D.

    eletrônica.

  • E.

    digital.

Em telejornalismo, “esqueletar” um VT é o mesmo que:

  • A.

    cobrir a narração do repórter com imagens pré-selecionadas.

  • B.

    decupar a fita de externa, na qual o material gravado está bruto.

  • C.

    renderizar o material bruto que será utilizado na edição nãolinear.

  • D.

    ordenar os offs, as passagens e as sonoras de acordo com o roteiro.

  • E.

    selecionar trechos de sonoras para serem inseridos entre os offs.

O posicionamento da imagem de marca resulta:

  • A.

    da capacidade de controle que a marca tem em relação aos desejos e propósitos do público em certo momento e em dada circunstância.

  • B.

    da habilidade inerente ao público de modificar o contexto psicossocial, econômico ou político projetado e mantido por uma marca.

  • C.

    da reputação de determinados segmentos do mercado interessados em vincular as próprias imagens à de qualquer marca em ascensão.

  • D.

    do potencial da marca para harmonizar conceitos díspares como solidez e agilidade, segurança e eficiência, tradição e modernidade.

  • E.

    do equilíbrio entre a expectativa ou a demanda do público e os atributos psicológicos efetivamente transmitidos pela marca.

Não é considerado gênero jornalístico radiofônico:

  • A.

    reportagem.

  • B.

    entrevista.

  • C.

    flash.

  • D.

    programa ficcional.

  • E.

    nota.

Ações de merchandising em novelas de televisão ilustram perfeitamente a adequação de uma ou mais mensagens a um dado público-alvo.

Assinale a alternativa que explique esse fato.

  • A.

    O merchandising somente propicia um retorno de imagem se figurar em telenovelas destinadas ao grande público, contando com personagens representativos das classes sociais mais favorecidas.

  • B.

    Associado a um personagem de novela, o merchandising atua principalmente sobre o top of mind, fortalecendo a lembrança de um produto, de uma empresa ou de uma instituição, pública ou privada.

  • C.

    Merchandising não é o mesmo que propaganda comercial disfarçada, embora se situe no horizonte social de um público-alvo categorizado, de elevado poder aquisitivo e encontrado em toda parte.

  • D.

    O merchandising correlaciona produto e situação dramática, dispensando sutileza em sua ação na medida em que convier a um dado personagem da novela, transformando-o em protagonista da história contada.

  • E.

    O merchandising implica a dramatização de um produto, marca ou serviço, cabendo a tal ou qual personagem da novela aferir a oportunidade da associação feita e promovê-la ao público.

Debates em estúdio, com duas pessoas de opiniões opostas ou no mínimo diferentes, que utilizam apenas um microfone para captação do áudio, deverá, para gravação, utilizar prioritariamente um microfone:

  • A.

    direcional.

  • B.

    unidirecional.

  • C.

    bidirecional.

  • D.

    omnidirecional.

  • E.

    de lapela.

Tendo concebido e elaborado uma campanha de mídia on line, o profissional de propaganda terá cumprido etapas conseqüentes, apresentadas na seguinte alternativa:

  • A.

    proposta, briefing, formato, veiculação, pós-compra e multimídia.

  • B.

    estratégia, proposta, briefing, implementação, multimídia e tática.

  • C.

    informações, briefing, implementação, objetivo, veiculação e meio de comunicação.

  • D.

    briefing, estratégia, tática, proposta, implementação e póscompra.

  • E.

    objetivo, proposta, briefing, formato, multimídia e informações.

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