Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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A fita de áudio digital DAT – Digital Áudio Tape, além de revolucionar a gravação e edição de áudio, proporciona um tempo de produção com __________ minutos de gravação.

Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna acima.

  • A.

    15 minutos

  • B.

    30 minutos

  • C.

    90 minutos

  • D.

    120 minutos

  • E.

    190 minutos

A elaboração de um plano de comunicação tem por escopo estruturar programas e diretrizes de ação, elaborados por uma assessoria especializada. Deve satisfazer a necessidades da empresa ou instituição assessorada, relacionando atitudes a serem adotadas quando da realização de atividades propriamente comunicacionais.

As três funções relevantes do plano de comunicação são:

  • A.

    relacionar pontos de um programa de apoio a atividades de comunicação, delineadas em conformidade a especificidades técnicas da instituição; promover melhoras na imagem institucional, propondo um canal aberto de comunicação com públicos interno e externo; e apurar o preparo em comunicação de altos dirigentes da instituição.

  • B.

    avaliar as atividades de comunicação na teia midiática, nos seus aspectos técnico, mercadológico, organizacional, financeiro e jurídico; avaliar a evolução das atividades ao longo de sua implantação, possibilitando alternativas de correção; e programar as ações comunicacionais a serem desenvolvidas pela empresa ou instituição.

  • C.

    proceder a análises de verificação de possíveis falhas e problemas da informação e seu tratamento no contexto comunicativo; promover rápida adaptação de situações institucionais para realizar ajustes às projeções de ação do plano de comunicação social; e ativar as diversas etapas das propostas e determinações do planejamento, em seqüência ou ao mesmo tempo, criando e/ou modificando produtos comunicacionais.

  • D.

    organizar e implantar programas de comunicação segundo critérios próprios à sua ocorrência e à sua sazonalidade, especificamente no que respeita à mídia; aferir e julgar a propriedade e a oportunidade de eventuais ações corretivas a serem postas em prática; e subsidiar a criação de instrumentos de promoção institucional.

  • E.

    organizar e convocar entrevistas coletivas, de modo a dar transparência a atividades comunicacionais da instituição; manter e atualizar diferentes cadastros e listagens referentes a públicos preferenciais; e dar conta de efeitos da economia, bem como de controles legais e governamentais em domínios da comunicação.

Em qualquer estúdio profissional o equipamento que interliga várias fontes sonoras, controlando o nível de volume e enviando o produto final para o gravador ou um transmissor de rádio é chamado de:

  • A.

    distribuidor de áudio.

  • B.

    compressor de áudio.

  • C.

    reverberador.

  • D.

    mesa de áudio.

  • E.

    sintetizador.

Quanto a seus fundamentos, pode-se dizer que a publicidade:

  • A.

    constitui uma importante ferramenta de comunicação integrada de marketing, mediante a adoção de estratégias e procedimentos de publicidade nas organizações, com impacto ético em relações de consumo.

  • B.

    se contextualiza no sistema econômico e sociocultural da sociedade em que atua, evidenciando-se como processo de comunicação que se instaura entre produtos, marcas e consumidores.

  • C.

    compõe, no âmbito da comunicação, um quadro de atividades profissionais de grande relevância, na medida em que sua trajetória histórica, sua inserção na sociedade e no mercado de consumo marcam a vida das marcas.

  • D.

    situa, em elevado patamar, sua própria atuação profissional, assim como as funções e processos de toda agência, estabelecendo conexões com outras áreas da comunicação e gestão organizacional e mercadológica.

  • E.

    incentiva debates que envolvem a construção e sustentação do simbólico, o desejo humano que leva ao consumo, o fetiche visual, a produção de sentidos, a ética e a estética.

A usabilidade consiste num conjunto de técnicas que aferem:

  • A.

    a relação entre a configuração de uma interface de informação e a eficácia e a satisfação do usuário na sua utilização.

  • B.

    a relação entre o design de um equipamento de informática e a fadiga do usuário na sua utilização.

  • C.

    a relação entre a beleza de uma interface e a emoção do usuário na sua utilização.

  • D.

    a relação entre os usuários num ambiente de rede interativo.

  • E.

    a duração (tempo de vida útil) de um equipamento de informática antes que se torne obsoleto tecnologicamente.

Dos diversos efeitos produzidos, a reverberação de áudio é um dos mais utilizados, sendo também conhecida como efeito de:

  • A.

    flutter.

  • B.

    spot.

  • C.

    efeito eco.

  • D.

    limite.

  • E.

    foldback.

No que respeita à sua organização estrutural, uma agência de propaganda deve suprir necessidades profissionais, tais como atendimento/planejamento, criação e mídia.

Atendimento/planejamento assim se conceitua:

  • A.

    criação de um banco de dados de referência do cliente, no qual fiquem registrados seus interesses e suas expectativas quanto à correta veiculação de seu anúncio, a ser feita mediante um plano de ações publicitárias.

  • B.

    tarefas de assistência ao cliente da agência, estudo de suas características, compreensão de seus problemas, bem como estabelecimento de um cronograma de atividades a serem realizadas para a solução desses problemas.

  • C.

    esboço de um plano de comunicação multimídia, com o qual se possa atingir o público-alvo em momentos propícios, buscando-se, para tanto, a maneira mais econômica e indicada para cada caso.

  • D.

    delineamento de um plano de variadas ações publicitárias tendo, por objetivo imediato, a seleção dos veículos mais aptos, as tarefas de execução, a negociação de espaços midiáticos, bem como o controle das veiculações.

  • E.

    tarefas de pesquisa de mercado para uma melhor inserção do produto, bem ou serviço a ser oferecido ao público-alvo, além de planos envolvendo ferramentas de comunicação, tais como promoção, merchandising etc.

São formatos de imagem desenvolvidos para WEB:

  • A.

    JPEG, TIFF e PCT.

  • B.

    PNG, JPEG e GIF.

  • C.

    PNG, JPEG e TIFF.

  • D.

    JPEG, GIF e PSD.

  • E.

    JPEG, TIFF e BMP.

No processo de gravação em __________, busca-se capturar o máximo de material possível com o mínimo de tempo, gravando os instrumentos individualmente ou em grupos de canais de 16 ou 32 pistas separadas, em fita de 50mm (2 polegadas) de largura, por meio de um gravador analógico.

Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna acima.

  • A.

    Multi-Tracking

  • B.

    Overload

  • C.

    Dinamic ranger

  • D.

    Peack to peack

  • E.

    RMS

O serviço noticioso 24 horas que deu nova dimensão às notícias eletrônicas, especialmente às coberturas de última hora, atende pela sigla:

  • A.

    CNN.

  • B.

    ABCNews.

  • C.

    FoxNews.

  • D.

    Euronews.

  • E.

    MSNBC.

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