Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em telejornalismo, o verbete “nota pé” significa:

  • A.

    pequena notícia com imagem.

  • B.

    sonora lida pelo apresentador sem qualquer imagem ou ilustração.

  • C.

    breve resumo de um assunto que será veiculado em detalhes.

  • D.

    resumo ou boletim gravado pelo repórter.

  • E.

    informação acrescentada pelo apresentador ao fim de uma matéria.

Assinale a alternativa em que a nomenclatura do script telejornalístico esteja definida de forma correta.

  • A.

    APV: áudio para vídeo.

  • B.

    tMAT: tempo do VT da matéria.

  • C.

    NT: deixa para encerrar o programa.

  • D.

    MODI: aprovado pelo editor-chefe.

  • E.

    LOC CK: apresentador em cromaqui.

A respeito das características das sonoras, muito importantes na construção do noticiário radiofônico, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Devem ser contundentes e chamar a atenção do ouvinte, normalmente pela opinião ou emoção demonstradas pelo entrevistado.

  • B.

    Devem estar somente na abertura ou fechamento das matérias para que possam ter destaque em relação à fala do repórter.

  • C.

    Devem usar material de arquivo, buscando novos sentidos para as falas obtidas em situações completamente diversas da edição atual.

  • D.

    Devem garantir a veracidade da informação radiofônica, independente da qualidade de som, visto que matéria sem sonora não tem credibilidade.

  • E.

    Devem repetir as informações do texto.

A respeito da execução e edição de entrevistas para veiculação em programas jornalísticos de rádio e televisão, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    É preciso ensaiá-las para avaliar sua qualidade sonora e garantir que o entrevistado dê as respostas esperadas pelo patrocinador.

  • B.

    Nos dois meios, devido à imprevisibilidade, as entrevistas ocasionais ao vivo apresentam riscos técnicos e de conteúdo.

  • C.

    As informações provenientes de entrevistas devem ser apresentadas na seqüência em que foram obtidas.

  • D.

    Na TV, as entrevistas gravadas devem dar mais destaque à imagem do apresentador, enquanto no rádio só há entrevistas ao vivo.

  • E.

    As entrevistas ping-pong são apresentadas sob forma de perguntas e respostas sem a presença da fonte.

A respeito das perguntas do lead jornalístico, a que é menos importante para o texto do rádio é:

  • A.

    “Onde”, pois o que importa no rádio é saber se aconteceu agora.

  • B.

    “Como”, pois interessa muito mais saber quem fez.

  • C.

    “Quando”, por se entender que no rádio o fato aconteceu há poucas horas.

  • D.

    “Por quê”, pois, sabendo quem fez, como fez e quando fez, o porquê é supérfluo.

  • E.

    O texto do rádio não começa pelo lead; portanto, todas as perguntas podem ser suprimidas.

A respeito do radiojornalismo brasileiro, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    No Brasil predomina um sistema de produção de notícias mais industrial.

  • B.

    O radiojornalismo é mais aprofundado do que o praticado na Europa.

  • C.

    O modelo de radiojornalismo brasileiro carece de agilidade em relação ao europeu.

  • D.

    Os custos de produção no rádio brasileiro são muito altos.

  • E.

    O radiojornalismo brasileiro produz poucas notícias em relação ao modelo europeu.

O BVE2000 pode gravar uma EDL que permite a montagem posterior de uma matéria ou programa em outra ilha. Esse equipamento é geralmente encontrado em ilhas:

  • A.

    extras.

  • B.

    lineares.

  • C.

    não-lineares.

  • D.

    GRP.

  • E.

    LED.

Assinale a afirmativa que define corretamente radiodifusão.

  • A.

    sinais emitidos exclusivamente pelas emissoras de rádio

  • B.

    sinais emitidos exclusivamente pelas emissoras de TV

  • C.

    transmissão realizada através da utilização de ondas eletromagnéticas (ondas de rádio)

  • D.

    sinais emitidos exclusivamente por microondas

  • E.

    transmissão emitida exclusivamente pelas emissoras de rádio e TV

Analise as afirmativas a seguir:

I. Algumas reportagens são passíveis da utilização de músicas. Não há qualquer impedimento para que sejam usadas, apenas há que se ter critério e bom senso.

II. As sonoras devem ser opinativas, pois são mais contundentes e chamam mais a atenção do ouvinte.

III. As edições devem terminar sempre com uma declaração do entrevistado.

IV. Enquanto faz a seleção dos melhores trechos, o editor pode “limpar” a sonora, eliminando os períodos de silêncio ou titubeio e alterando frases ditas pelo entrevistado.

V. Uma edição pode ir ao ar mais de uma vez. O critério é a importância e a validade do assunto.

Assinale:

  • A.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • B.

    se somente as afirmativas I, II e V estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas I, III e V estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.

  • E.

    se somente as afirmativas III, IV e V estiverem corretas.

Em um de seus anúncios publicitários, a revista americana Newsweek se autoproclamava como “aquela que não persuade e sim informa”. Tomando como exemplo a estratégia de venda da revista e levando em conta a “neutralidade jornalística”, não é correto afirmar que:

  • A.

    com a intenção de marcar uma imagem de credibilidade em relação a seu público leitor, a Newsweek explicitou uma intenção antipersuasiva.

  • B.

    pela negação, o anúncio fez uma afirmação cujo objetivo era persuadir o leitor acerca de uma verdade sobre a Newsweek.

  • C.

    como outros veículos jornalísticos, a Newsweek se colocou contrária à qualificação de “fraude” que ronda o conceito de persuasão.

  • D.

    independentemente da natureza ou do público-alvo dos veículos jornalísticos, todos trabalham com a existência de graus de persuasão.

  • E.

    diferentemente dos tablóides sensacionalistas, a Newsweek tem uma tradição de correção e honestidade, o que a torna isenta de persuasão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...