Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os recursos estilísticos empregados na redação da mensagem publicitária correspondem em geral à retórica.

Utilizar recursos retóricos significa:

  • A.

    usar a comunicação para definir a realidade do modo como se deseja que ela seja vista.

  • B.

    promover a contraposição entre os interesses do emissor e as necessidades do destinatário.

  • C.

    prescindir de formas persuasivas ou apologéticas de discurso em favor da dissuasão.

  • D.

    conferir pragmatismo à elaboração de frases afirmativas destinadas a inibir a polêmica.

  • E.

    intensificar a fragmentação da mensagem para favorecer correlações e superposições.

HTML é a abreviação de:

  • A.

    Hyper Text Markup List.

  • B.

    Hyper Tags Multimedia Language.

  • C.

    Hyper Text Markup Language.

  • D.

    Hyper Text Multimedia Language.

  • E.

    Hyper Tags Multimedia List.

O microfone __________ possibilita que se possa gravar um pouco mais distante do objetivo, obtendo boa qualidade de áudio e minimizando reverberações, sons externos e sons de outros ambientes.

Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna acima.

  • A.

    omnidirecional

  • B.

    bidirecional

  • C.

    de lapela

  • D.

    cardióide

  • E.

    de mesa

Com relação ao uso do hyperlink no jornalismo para a Internet, é correto afirmar que:

  • A.

    é possível distinguir ao menos três categorias de hyperlink em jornais veiculados periodicamente pela Internet, sendo conhecidas como um-todos, um-um e todos-todos.

  • B.

    impede-se o acesso a uma notícia on-line quando o hyperlink não funciona, porque será impossível gerenciar os recursos do computador e organizar a mediação entre o hardware e o software aplicativo.

  • C.

    fazer jornalismo na Internet sem explorar os recursos do hyperlink seria o mesmo que produzir jornal de papel e remeter o leitor à enciclopédia sempre que fosse preciso consultar uma base de dados.

  • D.

    permitir o acesso compartilhado e a distância a documentos, notícias e fontes de informação é a função primordial do hyperlink como primeira mídia interativa a propiciar a telepresença.

  • E.

    conectado a um hyperlink noticioso, cada computador pode recorrer à capacidade de memória de todos os outros da rede para capturar e distribuir uma gama de informações em escala planetária.

Sobre a estrutura textual dos anúncios publicitários, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Na apresentação, antecipam-se as idéias do título, projetando-se uma imagem verbal distintiva do produto ou serviço.

  • B.

    No título, as liberdades semânticas são vetadas, mas recomenda-se o uso de gírias com o intuito de qualificar a mensagem.

  • C.

    Na comprovação, é preciso retomar a idéia inicial para melhor descrever suas características, tornando-a mais refutável.

  • D.

    Na assinatura, o slogan deve ser sempre evitado, de modo a suscitar redundâncias e promover imediata decodificação.

  • E.

    No encerramento, deve ser feito um convite direto ou indireto à ação, sugerindo-se que o público tome uma atitude.

O __________ é o equipamento que permite cortar ou subir as respostas de freqüência de baixo, médio e agudo de uma fonte sonora para corrigir problemas acústicos, realçar ou proporcionar efeitos no áudio.

Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna acima.

  • A.

    amplificador

  • B.

    limitador

  • C.

    sintetizador

  • D.

    equalizador

  • E.

    compressor

O jornalismo digital, webjornalismo, ciberjornalismo, jornalismo on-line são alguns termos utilizados para designar um novo tipo de jornalismo destinado à veiculação na Internet.

Assinale a afirmativa que apresente uma característica exclusiva desse modelo de jornalismo.

  • A.

    capacidade de transmissão das notícias no momento em que os fatos estão acontecendo

  • B.

    não-linearidade, estabelecida por textos baseados em hiperlinks, que direcionam o internauta a novos conteúdos e formatos informativos

  • C.

    baixa credibilidade e redundância das informações obtidas unicamente por recursos disponíveis na própria rede

  • D.

    estrutura multimidiática definida pela transmissão simultânea de sons, imagens e textos

  • E.

    uso de profissionais multifunção que produzem conteúdos noticiosos em diferentes formatos

Target significa:

  • A.

    meio.

  • B.

    Ibope.

  • C.

    produto.

  • D.

    mensagem.

  • E.

    público-alvo.

Os microfones estéreos são bons para gravar efeitos em locações, mas, no momento da entrevista, torna-se obrigatório o uso de um microfone de mão, mono e multidirecional, também conhecido como:

  • A.

    omnidirecional.

  • B.

    direcional.

  • C.

    superdirecional.

  • D.

    de mesa.

  • E.

    de fita.

Sobre a elaboração adequada de uma página de informação jornalística para internet, segundo J.B. Pinho (2004), assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Emprega capitular em cores diferentes nos parágrafos, visto que somente o verde pode ser usado como sinal de link para hipertextos.

  • B.

    Coloca na metade superior da página principal as informações mais importantes, além de posicionar o título ou logotipo do webjornal no topo da página.

  • C.

    Induz à leitura linear da matéria, concentrando o máximo de informação numa única página para que o usuário seja obrigado a recorrer à barra de rolagem.

  • D.

    Garante a usabilidade do site, priorizando o uso de molduras e barras decorativas para separar os conteúdos jornalísticos e agilizar a navegação.

  • E.

    Estrutura a navegação com base em links, dispensando os de retorno, visto que pela velocidade em que se busca informação evita-se voltar ao texto já lido.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...