Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a afirmativa que o representa.

  • A.

    Programação em fluxo. Estruturada em uma emissão constante, em que se encara toda a programação como um grande programa dividido em faixas bem definidas.

  • B.

    Programação linear. É homogênea e os programas, mesmo com características próprias, seguem uma linha semelhante.

  • C.

    Programação em mosaico. É um conjunto eclético de programas variados e diferenciados.

  • D.

    Programação complexa. Mistura prestação de serviços com entrevistas e músicas.

  • E.

    Programação mutável. Pois, de meia em meia hora, tudo pode mudar.

Assinale a afirmativa que avalie se, com essa estrutura, o trecho pode ser transposto integralmente para o rádio.

  • A.

    Não, porque há muitas orações intercaladas.

  • B.

    Não, porque não devemos usar palavras grandes como movimento e estacionamento.

  • C.

    Sim, as orações estão corretas e objetivas, sem problemas para a leitura.

  • D.

    Sim, pois as rimas crescimento e movimento estão na fala do entrevistado, por isso não há falha no estilo.

  • E.

    Não, pois a forma de retomar o texto após a fala do entrevistado é um recurso de veículos de mídia impressa; essa parte deveria ser adaptada.

A respeito de sonoplastia, analise as afirmativas a seguir:

I. A música que identifica um programa no início e no fim de cada transmissão é conhecida como característica.

II. A vinheta às vezes junta texto e música.

III. Cortina é o trecho musical que separa uma determinada parte de um programa radiofônico do tema.

IV. Evita-se BG (background) ou fundo musical em matérias jornalísticas para não contaminar a isenção da informação.

V. Trilhar, no jargão radiofônico, quer dizer incluir inserção musical em uma programação.

Assinale:

  • A.

    se somente as afirmativas I, II e V estiverem corretas.

  • B.

    se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas I, III e V estiverem corretas.

  • E.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Projetar a programação musical num mostrador de relógio permite ao produtor ver o equilíbrio entre música e locução.

II. O formato relógio impõe uma sólida estrutura e impede a liberdade de programação.

III. Para o programador interessa a proposta da rádio, sem levar em conta o público.

IV. Programas longos não precisam ser elaborados de modo a apresentar um começo e um final enfáticos.

Assinale:

  • A.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • B.

    se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.

  • C.

    se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • E.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

As emissoras de rádio seguem algumas regras básicas na produção de programas. Com relação a essas regras, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Você deve sair dos noticiários para um som apenas instrumental e de andamento ligeiro.

  • B.

    Para colocar novas músicas é melhor o horário da madrugada.

  • C.

    Se você usar mais que uma matéria no noticiário, elas devem ter a mesma duração.

  • D.

    Interrompa sempre a seqüência musical. Siga o modelo locução–música–locução.

  • E.

    Você deve fazer sobreposição da locução noticiosa com o fim da música.

Com relação à ordenação das músicas na programação de uma emissora, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Começar com uma música de andamento lento e ir aumentando o ritmo com o passar da programação.

  • B.

    Deixar o material novo para ser usado no fim, depois que o público foi cativado.

  • C.

    Não é bom fazer contrastes do tipo vocal/instrumental ou vocal masculino/vocal feminino. As músicas devem ser “blocadas”.

  • D.

    Fazer a abertura com uma canção harmoniosa ou rítmica bastante conhecida e de andamento ligeiro.

  • E.

    As músicas lentas não devem ser colocadas junto com outras de andamento semelhante.

_____________é um aviso cronometrado com precisão, que se encaixa exatamente na introdução de uma canção.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna acima.

  • A.

    Talk- cover

  • B.

    Talk-out

  • C.

    Talk-over

  • D.

    Talk-in

  • E.

    Talk-on

A pesquisa de Opinião Pública apresenta como principal objetivo a possibilidade de investigar e retratar atitudes e opiniões dos indivíduos, de forma a divulgar com precisão para a sociedade as tendências e posições dos segmentos sociais. Acerca dessa relação entre opinião e pesquisa de opinião, não é correto afirmar que:

  • A.

    o levantamento da opinião coletiva normalmente aponta para o consenso.

  • B.

    a pesquisa de opinião pode identificar uma opinião majoritária.

  • C.

    a pesquisa pode explicitar bipolarização entre maioria e minoria.

  • D.

    a pesquisa pode indicar idéias da população, com interrelações e contradições.

  • E.

    a relação da população com o tema da pesquisa interfere em suas posições.

______ é a comunicação vocal sobreposta em material de nível mais baixo, geralmente música.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna acima.

  • A.

    Talk-news

  • B.

    Talk-cover

  • C.

    Voicer-talk

  • D.

    Voicer-over

  • E.

    Talk-on

Em relação às pesquisas quantitativa e qualitativa, não se pode afirmar que:

  • A.

    a pesquisa quantitativa é aplicada em uma população com objetos de estudo comparáveis, fornecendo dados que podem ser generalizados.

  • B.

    na pesquisa quantitativa, a definição da técnica e do instrumento adequado é determinada pelas hipóteses que se quer comprovar.

  • C.

    na pesquisa qualitativa, buscam-se aspectos mais profundos e subjetivos, evitando-se o uso de medidas numéricas e análise estatística.

  • D.

    observação participante e entrevista não-diretiva são alguns instrumentos de coleta de dados da pesquisa qualitativa.

  • E.

    a integração entre as pesquisas quantitativa e qualitativa configura-se impossível em virtude das diferenças metodológicas de ambas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...