Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os meios de comunicação têm como principais características a informação, a formação e o entretenimento da sociedade. Além disso, tendem a utilizar de seu potencial para reforçar, criar ou remover atitudes e opiniões. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. A publicidade age sobre sentimentos e busca criar convicção.
II. A televisão influencia costumes, hábitos e juízos de valor.
III. Os meios de comunicação atuam exclusivamente por meio de mecanismos conscientes.
Assinale:
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas a afirmativa II estiver correta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Em uma perspectiva consensual e geralista, marketing pode ser definido como o conjunto de atividades destinado a promover relações de troca entre um emissor e um receptor. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. Enquanto o marketing empresarial trabalha os 4Ps (produto, posição, promoção e preço), o político trabalha os 4Cs (candidato, cenário, comunicação e custos).
II. No marketing político ocorre uma interação informativa entre candidato e eleitor.
III. O vetor do marketing político é a base racional que há por trás do voto, uma vez que a emoção não influi na escolha do candidato.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
Assinale a alternativa que demarque a passagem da comunicação massiva ao consumo segmentado de produtos midiáticos.
O número ilimitado de mensagens dirigidas a uma audiência heterogênea cedeu lugar a uma multiplicidade de meios e fontes que intensificaram o relacionamento individual entre emissores e receptores de informação.
Enquanto as mídias tradicionais promovem uma oferta ampla e uniforme de mensagens, as novas mídias respondem às diversidades socioculturais por meio de conteúdos acessíveis conforme demandas específicas.
A lógica segundo a qual o horário nobre é o meu horário é substituída pela distribuição de mensagens mediante estratégias mercadológicas das instâncias produtoras, de acordo com conveniências publicitárias.
O processo de veiculação de mensagens midiáticas abandona o estigma da mediação para ingressar na utopia da apropriação, modo pelo qual se torna possível unificar diferentes níveis de emissão, recepção e interlocução.
As mensagens produzidas e divulgadas pela mídia deixam de ser vistas como uma forma de cultura de massa e passam a ser concebidas como eventos excepcionais e singulares formulados fora do sistema social.
Tendo em vista o trinômio comunicação, ideologia e poder, é possível admitir que a mídia se tornou a instituição política mais notável da sociedade contemporânea.
Corrobora tal constatação a afirmativa de que a mídia:
promoveu a independência e a autonomia do processo político, desvinculando-o de suas intermediações, ao assumir a tarefa de produzir e veicular simbolicamente a realidade.
valorizou a ação política pelo conteúdo de suas proposições, coibindo quaisquer performances de ideólogos interessados em desempenhar papéis cujo fim é o espetáculo em si.
suplantou poderes, como o Parlamento, e superou instituições, como a Igreja e a Escola, na produção e disseminação de ideologias, condicionando tudo à sua lógica.
proporcionou a simetria do fluxo comunicativo democrático, dando a ele sentido unilateral, de forma a atingir cada vez mais receptores interessados em mensagens políticas.
revigorou sua função de quarto poder, ao instituir ferramentas prescindíveis ao jogo político, permitindo a cada cidadão observá-lo diretamente e interpretá-lo por conta própria.
Em suas especificidades, veículos de comunicação costumam convir a anseios, interesses e expectativas de seu público. Assim, por exemplo, sucede com a televisão, o vídeo e, em nossos dias, com a Internet.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
Assinale:
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas II e V estiverem corretas.
se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente a afirmativa IV estiver correta.
Quanto às características da emissão radiofônica, assinale a afirmativa incorreta.
A audiência radiofônica é ampla, pois atinge uma área enorme; anônima, pois é desconhecida no particular; heterogênea, por abranger um público espalhado por diversas classes socioeconômicas.
O rádio apresenta retorno alto, pois o ouvinte tem como interferir diretamente no conteúdo da programação, usando na hora o telefone e mudando todo o curso do que foi previamente programado.
A recepção da emissão radiofônica é simultânea, pois muitas pessoas podem receber a mensagem ao mesmo tempo.
Os recursos das emissoras de rádio são obtidos por meio da venda do espaço comercial.
Quanto aos processos de transmissão, assinale a afirmativa correta.
As vibrações sonoras, no caso da voz humana, são captadas, transformadas em fluxo de elétrons e são encaminhadas aos transistores.
A antena do aparelho de rádio recebe ondas eletrostáticas que são transformadas em elétrons e em seguida levadas aos transistores.
O sinal é modulado e transformado em ondas eletromagnéticas difundidas a partir da antena.
Para conversar com alguém ao telefone e colocar a pessoa no ar, o âncora usa um aparelho chamado play list.
Monofonia é ter apenas uma mesa, podendo usar vários canais para emissão de som.
Surgido há poucos anos, o podcasting revolucionou a forma de acesso ao conteúdo radiofônico. Assinale a alternativa correta sobre essa nova forma de ouvir rádio.
Os podcasts precisam ser assinados uma única vez, porque a partir daí um sistema chamado Real Simple Syndication (RSS) garante atualizações automáticas.
A partir dos podcasts os ouvintes acessam os sites e portais das emissoras de rádio para ter acesso aos programas.
Os podcasts permitem que o ouvinte saiba exatamente a grade de programação da emissora, o que diminui o perigo de perder a atração.
Os podcasts determinam o tipo de locução que deve ser empregado na emissora.
Os podcasts misturam ficção e realidade, possibilitando ao ouvinte acesso ao conteúdo que vai ao ar, podendo modificá-lo e alterar a programação da emissora.
Com relação ao texto do rádio, assinale a afirmativa correta.
Deve seguir a ordem indireta no discurso. A voz passiva é a mais recomendada para não passar a idéia de presunção ao ouvinte.
Deve separar o sujeito do verbo com barras e vírgula para permitir uma leitura mais interpretativa do leitor.
Deve usar sempre a norma culta da língua e assim transmitir ao ouvinte o uso correto do idioma português.
Deve ordenar o pensamento colocando uma idéia em cada sentença, evitando orações intercaladas.
Deve usar os textos que já estão nos jornais impressos porque não existe um texto específico para o rádio. É o bemvindo e prático Gilette Press.
Analise as afirmativas a seguir:
I. O América ganhou o jogo no último minuto.
II. O Congresso adiou para depois a votação do orçamento.
III. O partido do prefeito de Pindamonhangaba é o PP.
IV. O acidente resultou em cinco vítimas fatais.
V. Cinco pessoas ficaram feridas devido ao acidente.
De acordo com as normas do texto radiofônico, os problemas encontrados nas afirmativas são, respectivamente:
aliteração nada redundância nada nada.
cacofonia redundância aliteração expressão equivocada nada.
cacofonia nada aliteração nada nada.
cacofonia nada aliteração expressão equivocada nada.
aliteração redundância redundância expressão equivocada expressão equivocada.
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