Questões de Comunicação Social da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre Relações Públicas e Marketing é correto afirmar:

  • A.

    Em empresas de médio e grande portes não é uma prática freqüente a contratação de consultoria externa de Marketing.

  • B.

    De acordo com a evolução dos mercados e das demandas empresariais, pode-se considerar Marketing não apenas como um conjunto de atividades que visam ao mercado, mas, essencialmente, como uma filosofia empresarial que, uma vez implantada, atua como fator diferencial mercadológico.

  • C.

    Todas as empresas, sem exceção, que começam a se desenvolver, criam um departamento de Marketing precedido de estudo criterioso da viabilidade da idéia, bem como das funções específicas do setor dentro da estrutura organizacional.

  • D.

    Um Relações Públicas necessita ter conhecimento de como se prepara um press release, que é definido no mundo empresarial como "utilização adequada em benefício das organizações de um adendo especial".

  • E.

    Em caso de campanha ou lançamento de novo produto não há necessidade de haver um kit para a imprensa, pois as notícias serão dadas na ocasião pelo profissional de Relações Públicas.

Nos anos contemporâneos a gerência de crises aparece como uma preocupação constante das empresas. No que concerne a este assunto, pode-se afirmar que a alternativa correta é:

  • A.

    Crise é uma ocorrência súbita, geralmente inesperada e que requer uma atenção imediata.

  • B.

    Emergência é um item em disputa, que surge e mostra sinais de que se pode transformar numa disputa, que envolve pontos de vista diferentes entre adversários.

  • C.

    Assunto público é o estágio no qual acontecimentos futuros que afetam uma pessoa ou organização será determinado.

  • D.

    Identificar um problema dentro da categoria errada pode levar a se fazer planos incorretos e conduzir a programas ineficazes.

  • E.

    Dissidentes e ativistas são pessoas que sempre propõem algo no qual acreditam.

Use V (se for verdadeiro) e F (se for falso):

( ) Capital e tecnologia são importantes e parecem adquirir cada vez mais importância, mas nada valem sem as pessoas que as utilizam e viabilizam.

( ) A administração das organizações é, na sua essência, uma ampla gama de relação entre as pessoas, o que significa comunicação.

( ) O profissional de RP se depara com um Brasil contemporâneo, visualizado num panorama estável, sem grandes especificidades nesta área.

( ) Marketing, Relações Públicas e as outras áreas devem ter seus objetivos centrados em determinados segmentos do público, condição necessária para que cumpram, de forma adequada, suas funções em prol do desenvolvimento da organização.

A seqüência correta está na opção.

  • A. V, V, F, V.
  • B. V, V, V, V.
  • C. F, V, V, F.
  • D. F, F, V, V.
  • E. V, F, V, F.

"Relações Públicas é um fenômeno e uma necessidade dos nossos tempos. Foi criada pelas forças que aumentaram o ritmo do mundo, colocando as pessoas em muitos grupos diversificados, todos buscando objetivos diferentes, mas, no entanto, precisando trabalhar juntas no sentido de obter vantagens e progresso comuns" (Lesly, 2002).

Sobre o papel específico de Relações Públicas é correto afirmar que:

I - crescentemente, a estabilidade de nossa sociedade depende de se colocar, em equilíbrio, as forças sociais, políticas e culturais, todas determinadas por atitudes grupais.

II - Os profissionais de Relações Públicas têm um papel intermediário, fixado entre seus clientes/empregadores e seus públicos, entretanto não há necessidade de estar sintonizados no pensamento e nas necessidades da organização.

III - O papel dos profissionais de Relações Públicas é o de aplicar a orientação, voltada também ao cliente, acrescida de habilidades particulares, para interpretar o direcionamento de atitudes.

Está (ão) correta (s):

  • A. I, II apenas.
  • B. II, III apenas.
  • C. I, III apenas.
  • D. II, apenas.
  • E. I, II, III.

Relacione as colunas de acordo com o significado dos termos correntes em Relações Públicas:

A seqüência correta é:

  • A. 1, 2, 3, 4
  • B. 2, 4, 3, 1
  • C. 2, 1, 3, 4
  • D. 2, 4, 1, 3
  • E. 3, 4, 1, 2

"Em ___________ você pode escolher suas ___________ e os seus veículos. Mas sua mensagem, quando emitida, pode encontrar o _______________ que o público muitas vezes não tem em relação a mensagens ________________. Leitores e espectadores procuram pelas _____________ e não pela publicidade. Com a _______________ você pode fazer parte das notícias" (Lesly, 2002).

A Alternativa que contém o correto preenchimento das lacunas é:

  • A. publicidade, mensagens, ceticismo, pagas, notícias, propaganda.
  • B. propaganda, mensagens, ceticismo, pagas, novidades, publicidade.
  • C. publicidade, idéias, ódio, gratuitas, notícias, comunicação.
  • D. propaganda, idéias, pessimismo, gratuitas, idéias, comunicação.
  • E. comunicação, idéias, ceticismo, novas, idéias, comunicação.

"As organizações modernas assumem novas posturas na sociedade atual... e, nesse contexto, a atuação de Relações Públicas será fundamental, pois caberá a essa atividade a função de abrir canais de diálogo com os diferentes segmentos da sociedade, administrando estrategicamente a comunicação" (Kunsch, 2001).

Além da comunicação, quais as outras habilidades do Relações Públicas?

I - Administração da sua imagem corporativa

II - Atendimento ao cliente

III - Aplicações financeiras

IV - Planejamento de campanhas

V - Conserto de equipamentos

VI - Organização de Eventos

VII - Administração de crises

Assinale a opção que se refere às respostas corretas:

  • A. I, II, VII apenas
  • B. II, III, VII apenas
  • C. I, II, IV, VI, VII apenas
  • D. II, III, IV apenas
  • E. I, II, III, IV, V, VI e VII

Visando ao melhor atendimento do público consumidor, as organizações possuem centrais de atendimento. A tipologia dessas centrais encontra-se na opção:

  • A. Defensiva, ativa e interativa.
  • B. Defensiva, agressiva, catalisadora.
  • C. Ativa, passiva, padronizada.
  • D. Ativa, passiva, moderada.
  • E. Defensiva, ativa, agressiva.

Atualmente, "Relações Públicas envolve a completa análise e compreensão dos fatores que influenciam as atitudes das pessoas em relação a uma organização" (Lesly, 2002).

 Com relação às fases de Relações Públicas, correlacione as colunas: A seqüência correta é: Com relação às fases de Relações Públicas, correlacione as colunas:

A seqüência correta é:

  • A. VII, V, III, I, II, VI, IV, VIII
  • B. VI, VIII, IV, II, I, V, VII, III
  • C. III, V, VII, I, I, VI, VIIII, IV
  • D. I, VIII, IV, II, VI, III, V, VII
  • E. VIII, IV, II, VI, I, III, V, VII

Marque a alternativa que contém os pilares para a montagem de uma central de atendimento:

  • A.

    bom sistema de telefonia e bom apoio de informática, apenas.

  • B.

    bom sistema de telefonia, bom método de atuação e boa equipe, apenas.

  • C.

    bom sistema de telefonia e com método de atuação, apenas

  • D.

    boa equipe e bom sistema de telefonia, apenas.

  • E.

    bom sistema de telefonia, bom método de atuação, bom apoio de informática, boa equipe.

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