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Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
"O lead é a abertura da matéria. Nos textos noticiosos deve reunir, em duas ou três frases, as informações essenciais que transmitam ao leitor um resumo completo do fato." (Manual de Redação e Estilo. São Paulo: O Estado de S. Paulo, 1990, p. 42)
Aponte, entre os leads abaixo, aquele que reúne as seis perguntas fundamentais do jornalismo:
A última Pesquisa Mensal de Emprego divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a ocupação nos serviços domésticos cresceu 13%. O crescimento equivale a 195 mil vagas e corresponde à maior variação positiva registrada entre os grupos de atividades pesquisados pelo IBGE.
Os 847 mil proprietários de carros usados licenciados no Estado de São Paulo que não pagaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2000 terão de quitar a dívida com a Secretaria da Fazenda. Quem não pagar terá o débito inscrito na dívida ativa do Estado, ou seja, ficará sujeito à cobrança judicial.
Dados do Boletim Energético Nacional (BEN), publicados pelo Ministério das Minas e Energia, mostram que as fontes alternativas de energia representaram, em 2004, mais de 40% do consumo nos lares de todo o País. O uso de lenha e carvão nas residências tem como principal causa o alto custo da eletricidade e do botijão de gás.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai iniciar um projeto piloto para a liberação de R$ 5,2 milhões, destinados às Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) de Minas Gerais. O resultado esperado é a redução do índice de reincidências criminosas de 70% para 8%.
A maior fábrica de celulose do mundo, construída no sul da Bahia ao custo de US$ 1,2 bilhão, será inaugurada oficialmente, embora já venha operando há dois meses. O empreendimento é fruto de um dos maiores investimentos feitos fora da Europa pela empresa sueco-finlandesa Stora Enso, líder mundial em produção de papel e celulose.
Demarketing é um conceito que pode ser assim caracterizado:
atividades de comunicação de marketing que atendem demandas específicas;
ações de marketing que são realizadas para expandir um mercado em retração;
processos de marketing que se verificam no âmbito interno da instituição;
medidas de marketing que são tomadas no intuito de se desestimular uma demanda;
movimentos de marketing orientados para a ocupação de nichos de mercado.
Dentre as tendências a serem analisadas no macroambiente de marketing, assinale a que apresenta uma definição correta:
Estilo de vida — analisa o comportamento da população e o de seus distintos grupos de consumidores;
Tecnológica — dedica-se a uma estimativa de novas técnicas ambientais visando sua aplicação;
Administrativa — acompanha atos de regulamentação que possam interferir com o planejamento de marketing;
Cultural — situa-se na confluência de orientações culturais prevalentes e de disposições culturais emergentes;
Econômica — cria condições de poder aquisitivo para a população e as valoriza em campanhas de marketing.
Entre as modalidades de marketing institucional está o marketing cultural, que pode ser assim conceituado:
destina-se à elaboração de mensagens promocionais, propagandísticas ou publicitárias de uma instituição, no intuito de valorizar sua imagem junto a um público amplo e atingir suas metas por meio da difusão de conteúdos de imediato interesse social e de manifesto valor cultural;
volta-se para o desenvolvimento de ações culturais comunitárias, oferecendo suporte e apoio a projetos de interesse para a cultura em geral, tais como a educação, a saúde e o lazer das comunidades, além de promover a imagem da instituição junto a um público comunitário;
realiza-se por meio de um patrocínio ou apoio, por parte de uma instituição, a atividades culturais não necessariamente ligadas a seu campo de atividades, visando influenciar favoravelmente o público em relação à imagem da instituição ou alcançar outros objetivos estratégicos;
serve à execução concertada de atividades de uma instituição pelas quais se conduz o fluxo de bens culturais de um produtor ao usufruto de consumidores finais, observando-se suas demandas específicas neste setor, bem como sua receptividade a fenômenos e fatos de cultura;
representa uma parceria entre instituições congêneres, com o propósito de produzir novos insumos culturais e promover sua aceitação por parte de um extenso público, interessando-o por atividades de educação e cultura desenvolvidas em âmbito institucional.
Comunicação de massa pode ser assim definida:
transmissão de hábitos, costumes, usos e padrões de gosto do "povão", propiciada pelos meios massivos de comunicação, sobretudo o cinema, o rádio, a televisão e, nos dias que correm, a internet;
comunicação que as massas dirigem, inconscientemente, à massa, promovendo sua integração e sua coesão, ao tempo em que reforçam as bases de sua constituição e revigoram seu posicionamento;
comunicação de natureza bidimensional, biunívoca e polissêmica, que a todos alcança, sem distinção de credo, etnia ou nível de instrução escolar, passando a fazer importante parte de suas vidas;
comunicação que uma fonte bem definida destina a toda espécie de público, realizada por meios técnico-tecnológicos aperfeiçoados, aos quais a economia de mercado dá sustentação financeira;
forma vicária de comunicação de difusão coletiva, para a qual são de suma importância o emergente mercado de produtos simbólicos e as multidões que vivem nas grandes cidades de todo o mundo.
A atividade de jornalismo empresarial ou institucional, no contexto do tipo de publicações a serem feitas, se agrupa em:
Na imprensa contemporânea de jornais e revistas, os gêneros mais freqüentes de textos são:
O chamado "esquema morfológico" de uma publicação jornalística impressa, no caso do Brasil, se constitui em:
No aspecto legal-formal, a atividade jornalística está prioristicamente submetida, no Brasil, às seguintes normas legais:
A propriedade de empresa jornalística no Brasil somente pode ser exercida:
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