Questões de Comunicação Social da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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A estrutura própria a uma agência de publicidade inclui um departamento de mídia, que planeja e executa as seguintes tarefas profissionais:

  • A.

    analisa o desempenho de meios de comunicação em suas especificidades técnicas e características socioculturais, considerando estatísticas de audiência, preferências populares, tiragens mensais, preços de inserção e marketshare para o posicionamento de produtos;

  • B.

    verifica taxas de freqüência, índices de audiência, dimensões de área, verificação de circulação, tiragens, preços de inserção e o tipo de veículos a serem utilizados, com a finalidade de apresentar os mais indicados à divulgação de uma mensagem;

  • C.

    elabora, propõe e fixa critérios para a estrita veiculação, na mídia disponível, de produtos, bens e serviços, por meio de uma pesquisa de mercado e de diversos índices de tiragem, indicadores de circulação, custos de inserção e rating points;

  • D.

    aponta, dentre os veículos midiais existentes e disponíveis, aquele que mais se presta à veiculação de mensagens institucionais, em virtude de sua manifesta circulação, sua boa receptividade, seus índices de audiência e sua valia como instrumento publicitário;

  • E.

    estuda, seleciona e aponta um ou mais veículos de comunicação com a finalidade precípua de obter referências quanto a seus indicadores de tiragem, seus custos de GRP, o target e as facilidades de divulgação de mensagens institucionais bem definidas.

"Sistemas interativos que podem apresentar dados retirados de arquivos, organizando-os sob forma de tabela". (BAER, Lorenzo. Produção Gráfica. São Paulo: Senac, 2004, p.119).

Ao tratar de editoração eletrônica, o autor designa com o curto texto acima os programas de:

  • A.

    elaboração de bancos de dados;

  • B.

    diagramação de páginas;

  • C.

    criação de planilhas;

  • D.

    processamento de cálculos;

  • E.

    armazenagem de informações.

A veiculação publicitária já se beneficia de conquistas alcançadas pela nova tecnologia das comunicações.

No que diz respeito à internet, pode-se recorrer a um hot site pelos seguintes motivos:

  • A.

    esta modalidade de sites é classificada como mídia publicitária, tanto pela brevidade de suas mensagens, quanto por sua longa duração on line;

  • B.

    este portal vertical funciona como uma porta de entrada própria para a divulgação on line de marcas, além de curtas mensagens promocionais;

  • C.

    tal site proporciona a inclusão de banners, além de imagens digitais que contenham mensagens institucionais dirigidas a um público amplo;

  • D.

    portais horizontais deste tipo servem como websites para a veiculação instantânea de propagandas, promoções e ferramentas de marketing;

  • E.

    este site é dedicado a um tema específico, geralmente com objetivos promocionais, permanecendo on line somente durante um curto período.

Uma campanha publicitária voltada para a divulgação e a promoção da imagem de uma instituição apresentará a seguinte característica essencial:

  • A.

    proposição e adoção de procedimentos propagandísticos e publicitários destinados a fomentar, junto a todo público, os valores e ideais de tal instituição à vista de seu desenvolvimento futuro;

  • B.

    abertura que se faz e acesso que se dá ao grande público para que este possa conhecer as diretrizes políticas e administrativas em que se pautam decisões vitais para a instituição;

  • C.

    planejamento e execução de um programa de comunicação, envolvendo técnicas de ação comunicativa a serem, para tal finalidade, adotadas por distintos meios de comunicação;

  • D.

    esboço e imediato implemento de normas de ação comunicativa por meio das quais a instituição dá a conhecer seu esquema básico de funcionamento, assim como o cronograma de suas realizações;

  • E.

    delineamento teórico e ordenação programática de princípios organizacionais e políticos de uma ação administrativa a ser levada a termo pela instituição em conformidade a seus planos de desenvolvimento.

Em seu livro Propaganda Institucional (São Paulo: Summus, 1990), J. B. Pinho se refere a uma publicidade de promoção, aludindo, logo adiante, a uma propaganda institucional.

 As diferenças existentes entre uma e outra podem ser assim estabelecidas:

  • A.

    a primeira deve ser entendida como um apoio a ações de promoção de vendas pelo recurso à mídia, e a outra, como uma área em que as atividades de relações públicas e propaganda interagem;

  • B.

    enquanto à primeira compete promover produtos, bens e serviços, recobrindo-os com uma aura poética, à outra cabe a divulgação substantiva de organizações ou instituições de grande porte administrativo;

  • C.

    a primeira se ocupa em aplicar um estilo comercial, que utiliza um exemplo comparativo incomum de uma marca, e a outra faz uso de técnicas de marketing para divulgar uma instituição;

  • D.

    a primeira se destina à promoção de bens comercializáveis para certo número de consumidores finais, e a segunda tem por objetivo informar ao público as políticas, funções e normas de uma instituição;

  • E.

    incumbindo-se a primeira de uma campanha publicitária para a venda de um produto, realizada conjuntamente com seu fabricante, a outra terá por objetivo o composto promocional de uma organização.

"Jornalistas e fontes podem funcionar como parceiros ou adversários, defender objetivos comuns ou interesses antagônicos." (DUARTE, J. & FONSECA JÚNIOR, W. C. Relacionamento fonte/jornalista. In: Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2003, p. 326)

Ao tratarem do tema relacionamento com a imprensa, os autores do texto acima referido consideram que a fonte conquista o interesse e a confiança do jornalista quando:

  • A.

    é capaz de expressar a pluralidade de discursos existentes na organização, confrontando a visão oficial com os pontos de vista das correntes de oposição;

  • B.

    impõe sua personalidade e autonomia diante de interesses meramente pontuais e imediatos, não aceitando exigências de exclusividade e rapidez;

  • C.

    amplia o foco inicial de uma entrevista, explorando outros assuntos, tecendo comentários e fazendo avaliações, inclusive sobre a atuação da imprensa;

  • D. toma o cuidado de não repetir informações contidas em material de apoio previamente fornecido à imprensa, evitando, assim, redundância e perda de tempo;
  • E.

    tem a capacidade de oferecer ao profissional não apenas o produto essencial, ou seja, a informação, mas também as condições necessárias para a realização de seu trabalho.

No livro Comunicação em prosa moderna (Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1985), Othon M. Garcia ensina a pensar e a concatenar idéias, exprimindo-as de maneira pertinente e precisa.

 No tocante à comunicação, sua finalidade básica é:

  • A.

    elaborar uma lista de requisitos verbais a serem atendidos quando de uma alocução profissional;

  • B.

    incentivar o aprendizado e o exercício de uma expressão verbal clara, coerente e enfática;

  • C.

    sugerir a adoção de recursos retóricos e escolhas estilísticas que distingam uma mensagem verbal de outras;

  • D.

    estabelecer normas e padrões de uso, recomendando-as à adoção por parte de profissionais de comunicação;

  • E.

    traduzir antigos princípios de retórica e práticas de oratória em frases límpidas, congruentes e elegantes.

Uma noção precisa da norma culta da língua portuguesa do Brasil constitui um conhecimento lingüístico indispensável ao exercício da comunicação social.

Este conhecimento abrange:

  • A.

    registros de fala, modalidades de utilização da língua e expressão lexical, bem como torneios de frase mais característicos;

  • B.

    formas escrita e oral da língua, ortografia e gramática de base, assim como completo domínio de peculiaridades semânticas;

  • C.

    pronúncia dos sons da fala, domínio do vocabulário e das regras de funcionamento da língua, bem como adequado entendimento de variados usos lingüísticos;

  • D.

    características fonéticas, matizes relativos à prosódia típica da língua e usos lexicais, assim como leis sintáticas de constituição de uma frase;

  • E.

    estrutura fonética e fonemas componentes da língua, usos lingüísticos cotidianos e formais, bem como padrões frasais de expressão artística.

O fenômeno ao qual damos o nome de globalização se relaciona, inicialmente, à instantaneidade da transmissão eletrônica da informação, agora realizada em escala planetária.

Considerando este aspecto, assim se caracterizam os novos meios de comunicação:

  • A.

    sob a égide da supremacia do mercado, a mundialização dos interesses comerciais tem feito com que produtos audiovisuais da mídia passem, obrigatoriamente, a incluir informações digitalizadas e discretas;

  • B.

    a globalização se constitui também em processo de convergência midial, seja de maquinário, seja de programas, seja de dispositivos de propriedade e de controle, seja, ainda, de sistemas de operação;

  • C.

    a nova economia dos meios, que se vem expandindo em escala global, exige que a mídia universal rapidamente se adapte a exigências inéditas de recepção de informações por parte de um público seleto e heterogêneo;

  • D.

    uma globalização de bens culturais e produtos simbólicos, apresentados a mercados sempre mais ávidos por novidades, tem resultado em uma comunicação desmaterializada e, em caso-limite, desumana;

  • E.

    a expressão mundial de um sistema midial implica novos vínculos entre o simples e o complexo, o local e o global, atuando intensamente em processos de comunicação que se estendam às menores dimensões do planeta.

"A reprodução de declarações textuais (entre aspas) é importante e valoriza o texto. E principalmente mostra ao leitor que houve preocupação do repórter em recolher opiniões ou frases originais, expressivas, marcantes, de efeito ou espirituosas". (Manual de Redação e Estilo. São Paulo: O Estado de S. Paulo, 1990, p. 25)

 De acordo com as recomendações de ordem prática, apresentadas neste Manual, sobre como utilizar o recurso das declarações textuais, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Apesar de ainda não ter formalizado a decisão, o senador João Carlos Moreira (PXY-DF) não descarta sua candidatura à Presidência da República no próximo ano. "Se um grupo de partidos quiser, eu serei candidato a presidente", disse Moreira, que há duas semanas anunciou sua saída do PXY.

  • B.

    É sempre motivo de orgulho para a gente alguém que queira se mirar na figura de papai. Mas, para fazer isso, é preciso, realmente, estudar seu governo e sua figura. Só é possível seguir seu exemplo, sabendo, de fato, o que ele foi e o que representou", considerou a filha do ex-presidente Jucélio Kastro, Marieta K. Siqueira.

  • C.

    O líder do PJZ na Câmara, Tadeu Fontoura de Aguiar, afirmou que "todas as denúncias contra quaisquer deputados devem ser investigadas com rigor", mas ponderou que este trabalho "precisa ser feito da forma mais cautelosa possível", para não "desestabilizar ainda mais o Parlamento brasileiro".

  • D.

    O vereador Constantino Albuquerque (PHW) garantiu que "eu boto minha cabeça a prêmio para salvar o prefeito desta cidade. Ele é um homem pobre, honesto, competente e está sendo vítima de uma campanha que pretende desmoralizá-lo e enfraquecer seu partido para a disputa nas próximas eleições municipais."

  • E.

    O delegado da Polícia Federal, Alfredo Torquato Filho, recebeu a representação encaminhada pelo Ministério da Justiça e assegurou que "seu trabalho será o de formalizar a abertura de inquérito para investigar a suposta tentativa de extorsão, com a máxima urgência, conforme lhe foi recomendado".

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